sexta-feira, 28 de junho de 2013

 
16ª CRE prestigia aniversário do 3ª BPAT

Ontem (28) a 16ª CRE  através da Coordenadora Adjunta Ivete Maria Marson esteve prestigiando a comemoração do aniversário do 3º BPAT de Bento Gonçalves, quando na oportunidade o juiz Rudolf Carlos Reitz, da 2ª Vara Criminal, entregou uma viatura em nome do judiciário local para o patrulhamento escolar.
Coordenadora Adjunta Ivete Maria Marson,Juíz Rudolf Carlos Reitz,Comandante Major José Paulo Marinho e Renata Cimadon da EDUCARE
 




PPCI NAS ESCOLAS:
Departamento de Logística do Estado esclarece obras emergenciais

Aconteceu na manhã de hoje(28) na 16ª CRE a reunião entre diretores de 10 Escolas da Rede Estadual com o Diretor Adjunto do Departamento De Logística e Suprimentos do Governo do Estado  Marcio Mullemaister para tratar das obras emergenciais do PPCI dispostos na ordem de serviço nº05/2013.O Coordernador Administrativo da 16ª CRE Edson Stringini responsável pelos trabalhos iniciou a reunião destacando que a reunião é um momento importante para dirimir dúvidas que na sequência darão início as obras.
Mullemaister esclareceu dúvidas dos diretores ,enfatizando que os mesmos tenham atenção na hora da contratação das empresas que prestarão os serviços e obras contidos no art.5º da ordem de serviço que dá diretrizes sobre o Programa de Prevenção e Proteção contra Incêndio, “para que as mesmas sejam na área da prevenção e não meras intermediárias de venda de produtos através de empresas de engenharia”.
As 10 escolas contempladas por esta ordem de serviço podem iniciar as obras a qualquer momento, por parte do governo do estado tudo está encaminhado e priorizado, ”vai depender da agilidade que cada escola empreender, deverão ser feitos 3 orçamentos como qualquer outra obra emergencial, cada uma poderá utilizar até R$15.000,00 o que é um “plus na autonomia financeira mensal repassada as escolas”, destacou o Diretor Adjunto da DLS.
O Representante do Governo do estado lembrou que muitas escolas tem Alvará e que tantas outras   estavam em obras antes do incidente de Santa Maria.
Diretores esclareceram dúvidas sobre PPCI emergencial
O Coordenador Administrativo da 16ª CRE explicou que do total das escolas da jurisdição, 20 já possuem alvará, 30 estão contempladas com as Obras do PNO, 6 no Programa de Obras Descentralizadas, sendo 3 já concluídas entre elas a da Escola Silvio Sanson de São Valentin do Sul e agora mais 10 em caráter emergencial.
Diretor adjunto da DLJ Marcio Mullemaister
O diretor adjunto da DLS explicou de forma didática os tipos de equipamentos, normas e regulações que os diretores devem estar atentos para a realização das obras, destacando que existem dois tipos de PPCI o Simplificado que é para estabelecimentos de até 750m2 sem central de gás e o completo com mais exigências acima desta área construída.
Muitas escolas já tem Alvará e muitos ítens de segurança
O programa emergencial foi estabelecido pelo governo do estado após um levantamento de dados proposto em um questionário a todas as 2574 escolas estaduais.
Texto e imagens:Eliana Passarin

Passe livre e Câmara de Justiça Restaurativa

são destaques em evento do Gabinete Digital

 
A criação da Câmara de Justiça Restaurativa, para acolher denúncias de violência, e a instauração do passe livre estudantil na Região Metropolitana foram medidas anunciadas pelo governador Tarso Genro, nesta quinta-feira (27), na Capital, em debate sobre reforma política. O evento, denominado O Governo Escuta, foi realizado e transmitido, ao vivo, pelo Gabinete Digital.

Dessa forma, Tarso dá retorno às demandas apresentadas pelas ruas nas manifestações que sacudiram o país nas últimas semanas, ao mesmo tempo em que debate o tema da reforma política, pauta proposta pela presidenta Dilma Rousseff, com o objetivo de dialogar com os jovens insatisfeitos com a democracia representativa.
Relator da Comissão Especial da Reforma Política, o deputado federal Henrique Fontana comentou, em vídeo, o sistema político brasileiro e as mudanças trazidas pelas manifestações. "Nossa democracia está se tornando cada vez mais a democracia do dinheiro e menos a democracia das ideias", afirmou. Fontana comentou o abuso cada vez mais frequente do poder econômico, beneficiando os atuais parlamentares do Congresso e levando a uma governabilidade conservadora.
A cientista política Celi Pinto revelou uma preocupação inicial com o fato de as manifestações serem "contra tudo e a favor de nada", mas demonstrou otimismo com as transformações dentro do sistema provocadas pelas ruas e com a perspectiva de uma democracia mais participativa. "As manifestações conseguiram que o sistema reagisse a elas", comemorou.
Vários participantes questionaram a validade de uma reforma política nos moldes propostos antes do movimento das ruas. "Precisamos construir plataformas que estejam no mesmo espaço-tempo dessa geração", afirmou o produtor cultural Pablo Capilé, gestor do Fora do Eixo. Ele defende as propostas da constituinte e de assembleias por todo o país, para um grande debate.
Na opinião do jurista Salo de Carvalho, é preciso discutir como a juventude pode participar diretamente da tomada de decisão. "Voto em lista e financiamento público são questões que não dão conta das demandas das ruas". Entre os pontos debatidos da futura reforma política, o jornalista Renato Rovai defendeu a necessidade de se pensar em formas de o cidadão se autorrepresentar, de maneira independente de partidos políticos.

Novos movimentos
As recentes manifestações despertaram sentimentos contraditórios entre participantes. A maioria demonstrou otimismo frente ao poder de transformação, mas também uma certa reserva diante da tendência conservadora que teria se apropriado do movimento. "A energia e a força das pessoas que estão nas ruas podem avançar as reformas que todos nós queremos", disse o ativista digital Marcelo Branco, que não deixou de apontar para a tentativa de "pintar de verde e amarelo um movimento que é multicolorido". Para ele, os integrantes do povo que estão nas ruas são os "nativos digitais", que pela primeira vez protagonizam o debate público.
O jornalista e blogueiro Marco Weissheimer, no entanto, preocupa-se com "elementos conservadores muito fortes" e acredita que "até agora o saldo político de todos esses movimentos ainda é uma promessa para o futuro".

Comunicação para todos
O debate sobre a democratização da mídia deve ser inserido no contexto da reforma política, para que as transformações aconteçam de fato, de acordo com o jornalista Luiz Carlos Azenha. "Não vai ser feita uma revolução pelo Facebook ou pelo Twitter", afirmou, acrescentando que quem ainda detém o monopólio da comunicação são os grandes meios. Para ele, a grande mídia instrumentaliza as redes sociais com seu conteúdo. O também, jornalista Luis Nassif, no entanto, acredita que a blogosfera tenha mudado a correlação de forças. "Na democracia pré-internet, tem-se um conjunto de instituições e a chamada opinião pública", articulada por grandes grupos jornalísticos.

Participação direta e virtual
O governador Tarso Genro seguiu na linha dos demais participantes, defendendo uma reforma política capaz de ir além dos elementos que já vinham sendo debatidos e agregando novas formas de participação. "A democracia representativa não pode mais ser o eixo do sistema de constituição de poder. Ela não é absolutamente suficiente. Está falida", afirmou. Participação direta e participação virtual são duas características que a reforma política deve abranger, na opinião do governador. Nesse sentido, também defendeu a democratização da comunicação e o financiamento público de campanhas, enquanto reconhecia que "os partidos, tal qual estão constituídos hoje, estão totalmente superados".

Passe livre
Tarso Genro anunciou a criação da Câmara de Justiça Restaurativa e disse estar disposto a receber em seu Gabinete as vítimas de violência cometidas por qualquer autoridade, inclusive com a presença dos pais, se forem muito jovens. O governador desculpou-se, ainda, por eventuais excessos da Brigada Militar e pediu para que as pessoas lembrem que quando são jogadas pedras nos policiais, lá estão também trabalhadores sendo agredidos.

Por fim, Tarso anunciou a criação do passe livre estudantil na Região Metropolitana, que entra em vigor a partir do dia 1º de agosto. "Não deve ser compreendido como uma benesse do Governo, mas como uma vitória do movimento", afirmou. Com o novo passe, o aluno terá direito a duas viagens por dia (ida e volta) e deverá comprovar locais de moradia e estudo, além de renda familiar inferior a quatro salários mínimos regionais. Ele será válido para alunos de Ensino Fundamental, Médio, Suplementar e Superior, e não haverá acúmulo de viagens.


Texto: Assessoria de Imprensa Gabinete Digital
Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini



quinta-feira, 27 de junho de 2013


Missão à Alemanha

Secretário apresenta novo Ensino Médio em Siegen

No roteiro para conhecer as diversas instâncias de execução do sistema dual de educação do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, o secretário Jose Clovis de Azevedo apresentou na tarde desta quarta-feira, 26, a reestruturação curricular do Ensino Médio da rede estadual gaúcha na maior Escola Técnica da região de Siegen. O Berufskolleg Technik tem 4,5 mil alunos e oferece uma variedade de cursos técnicos nas áreas profissionais de engenharia civil, tecnologia de mídia, engenharia elétrica, design de interiores cor, engenharia automotiva, tecnologia da madeira, tecnologia metal, entre outros. São 170 professores. A comitiva brasileira foi recebida no Berufskolleg pelos diretores Manfred Kämpfer e Armin Stöhr, das escolas de educação profissional técnica e de pedagogia social e saúde, respectivamente.
Antes, Azevedo, o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador Tarso Genro, Espártaco Dutra, e o anfitrião dos brasileiros na Alemanha, professor Dr. Bernd Fichtner, foram recebidos pelo gerente da Educação Profissional da Câmara da Indústria e Comércio de Siegen (IHK) Klaus Gräbener, que falou sobre o papel das câmaras de comércio e indústria no sistema educacional vocacional da Alemanha. À Câmara cabe o papel de certificar os estudantes que cursam a educação profissional, em integração com escolas, professores, sindicatos e empresas. Relacionando-se com cerca de 900 empresas de forma direta, a IHK tem orçamento anual de 800 mil euros, dos quais 30%provêm do setor público e 70% das empresas privadas.
A Câmara em Siegen mantém um centro de formação e qualificação profissional que atende 5,5 mil pessoas por ano. São jovens e pessoas que estão no mercado de trabalho, que buscam cursos de um dia ou com duração variada, de 40h a 1000h de duração.
Fonte: Assessoria Comunição Social-SEDUC




quarta-feira, 26 de junho de 2013


Nota Oficial

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que o Estado ainda não foi comunicado oficialmente da decisão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que determina o pagamento imediato do Piso Nacional do Magistério. Mas, coerente com a posição expressa na ADIN que questiona o índice de atualização do Piso Nacional do Magistério pela variação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a Procuradoria Geral do Estado vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal. A Seduc ressalta que até o final de 2014, o magistério receberá um reajuste de 76,68%, o que significa um aumento real de cerca de 50%, em quatro anos.

SEDUC-RS
 
 
 
O Programa Nota Fiscal Gáucha está movimentando as Escolas Estaduais,segundo a Assesora da 16ª CRE Odete Maria Flamia Responsável pelo Programa,afirma que este é um recurso mais livre e que as Escolas conseguem qualifcar  ainda mais seus espaços físicos e pedagógicos.A assessora destaca um exemplo com a Escola Minérios de Paraí que neste ano já conseguiu ser contemplada com R$22.100,00, recursos que estão sendo utilizados para melhorias de infra-estrutura do prédio e também viagens de estudos para alunos e professores.
Odete avalia que agora o programa está mais acessível e mais desburocratizado isso facilita a rotina da escolas em aderir ao Programa.
Acompanhe no site mais informações:
 
https://nfg.sefaz.rs.gov.br/site/index.aspx

Assessora Financeira da 16ª CRE Odete Maria Flamia



 

INSCRIÇÃO PARA CONTRATAÇÃO

DE PROFESSORES E SERVIDORES

Data: 26/06 a 02 de julho de 2013

Horário: 9h às 11h30min e 14h às 17h

Local: 16ªCRE ou via internet

www.educacao.rs.gov.br

Informações: (54) 3455-0500

CONAE intermunicipal Bento Gonçalves

elege delegados

Encerrou na tarde de ontem a CONAE Intermunicipal realizada em Bento Gonçalves com a participação dos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira culminando na eleição dos delegados que participarão da etapa estadual da Conferência.
 
Delegados eleitos representando todos os segmentos
 

DELEGADOS

Luciane Dutra Ribeiro, Vladimir Basso,Silvana Barili, Janete Fontinelli de Melo,
Caroline Brandelli Garziera, César Augusto Modena , Rogério Rios Demari,
Sirlei Rosane Santos Mansoni, Luis Carlos Mezzomo, Aline Daniela Dutra,
Simone Sonza Basso, Jaqueline Lorenzi Rossi, Sirlei Morello Cella,
Paulo Roberto Schmitt, Rafael Rogério Brunelli,Lenir Ferrari.

DELEGADOS NATOS 16ª CRE

Enio Eliseu Ceccagno

Ivanês Zappaz

 

 

                                       COMUNICADO


 

(CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE PROFESSORES)

 
O Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Enio Eliseu Ceccagno, informa que o Secretario de Estado da Educação, através do Edital nº 12/2013 torna público aos interessados que estão abertas, na 16ª CRE, as inscrições para o Cadastro de Contratação Temporária para o exercício da função de professor, nos termos da Lei nº 11.126 de 09 de fevereiro de 1998 e do Decreto nº 45.754 de 15 de julho de 2008, no período de 26 de junho a 02 de julho de 2013, para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Iniciais/Educação Especial; Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Ensino Médio/Educação Especial e Educação Profissional.
 
1.      INSCRIÇÕES

 
Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou na 16ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede na Avenida Presidente Costa e Silva, 115, no município de Bento Gonçalves, no período de 26 de junho a 02 de julho de 2013, no horário das 9h às 11h 30min e das 14h às 17h.

 Após o preenchimento do Formulário Eletrônico de inscrição, o candidato deverá gerar o documento que será anexado, junto com os comprovantes de titulação, ao envelope a ser entregue no protocolo da 16ª CRE, ou via correio SEDEX até o último dia da inscrição. Da documentação, também fará parte a declaração do candidato aceitando a contratação, devidamente assinada.

            O candidato poderá inscrever-se para no máximo dois municípios, para tantas disciplinas e/ou níveis de ensino quantas tiver a titulação mínima exigida.

O candidato entregará tantos envelopes, com sua documentação, quantas forem suas inscrições.

A inscrição será considerada aceita, quando o candidato proceder à entrega dos documentos que comprovem habilitação para o cargo pretendido, junto com a ficha de inscrição (dentro do prazo de inscrição).

A entrega da documentação correta é de inteira responsabilidade do candidato.

Documentos enviados a outras Coordenadorias não serão aceitos.


  1. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
- Cópia reprográfica:   

- Titulação: Diploma e/ou Certificado de Conclusão de Curso Superior de Graduação correspondente à Licenciatura Plena, com habilitação específica na disciplina de atuação e Histórico Escolar;

- Diploma e ou registro do MEC e histórico escolar;

- Atestado comprovando que está freqüentando curso que habilite, constando o semestre e as disciplinas cursadas (no mínimo 4º semestre);

 - Atestado comprobatório de Regência de classe (constando: área, disciplina, período de atuação e nível de ensino);

 - Licenciatura Plena, em qualquer disciplina, mais Certificado de Proficiência em Libras ou curso de capacitação de no mínimo de 180 horas para o ensino da Língua Brasileira de Sinais;

- Diploma de curso de Habilitação Técnica de Nível Superior, correspondente ao curso técnico (na disciplina de inscrição) e Histórico Escolar, somente para cursos técnicos.

- Diploma e/ou Certificado de conclusão de Curso Superior de Graduação correspondente a Licenciatura Plena com habilitação específica na disciplina de atuação- Deficiência Auditiva, Deficiência Mental e Deficiência Visual;

 -Diploma de Curso Superior e/ou cursos adicionais perfazendo 360 horas, de Educação Especial, na disciplina de inscrição;

- Certificado de cursos livres em Língua Estrangeira Moderna na disciplina da inscrição; 

- Documento comprobatório de aprovação em concurso público para o cargo do magistério, nos últimos 10 anos.

- Diploma de magistério.

 
Obs. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a 16ª CRE através do telefone

(54-3455-0500), ou através do site www.educacao.rs.gov.br.

Bento Gonçalves, 25 de junho de 2013. 

                                                                                           Enio Eliseu Ceccagno       
                                                                                         Coordenador da 16ª CRE
 

16ª - COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO

Avenida Presidente Costa e Silva, 115 – Bairro Planalto – Bento Gonçalves – RS

CEP 95700-000 - Fone:3455-0500 – e-mail:16cre@seduc.rs.gov.br

FAX: 54-3451-2065

 

    

                                                    COMUNICADO 16ª CRE

                        (CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL DE SERVIDORES)


O Coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Educação, Enio Eliseu Ceccagno, informa que a Secretaria de Estado da Educação, através do Edital nº 04/2013, em conformidade com o inciso IX, do art.37, da Constituição Federal e inciso IV, do art.19, da Constituição Estadual nos termos da Lei Estadual nº 13.422 de 05/04//2010, com a redação dada pela lei 13.483 de 02/07/2010, regulamentada pelo decreto nº 47.501 de 25/10/2010, publicado no Diário Oficial do Estado em 26/10/2010 e da Constituição Estadual nos termos da Lei Estadual nº12. 694, de 15/03/2007, alterada pela Lei Estadual nº 12.979 de 29/05/08, regulamentada pelo Decreto 45.776 de 29/07/2008, e alterada pela lei 13.339 de 05/01/2010 torna público aos interessados que estão abertas, na 16ª CRE, as inscrições para o Cadastro de Contratação Emergencial para a função de servidores de escola, no cargo de Agente Educacional I – Manutenção de Infraestrutura (Para função de limpeza) e Agente Educacional I-Alimentação, na Rede de Ensino Público Estadual,  e de acordo com as normas deste Edital.

 
1. INSCRIÇÕES

Os candidatos deverão realizar a inscrição na internet, através do site www.educacao.rs.gov.br ou dirigir-se à 16ª Coordenadoria Regional de Educação, com sede na Avenida Presidente Costa e Silva, 115, neste município de Bento Gonçalves, no período de 26 de junho a 02 de julho, no horário das 9h às 11h 30 min e das 14h às 17h.

 
2. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSCRIÇÃO:

 
Ø Documento de Identidade;

Ø CPF

Ø Comprovante de escolaridade exigida para a função:

- Agente Educacional I – Manutenção de Infra-estrutura e Alimentação: Ensino Fundamental completo ou equivalente.

 
3. CLASSIFICAÇÃO


            Para fins de classificação serão entregues os seguintes títulos:

-          Comprovante de Ensino Médio;

-          Comprovante de aprovação em concurso público para o cargo ao qual se inscreveu;

-          Comprovante de aprovação em concurso e/ou seleção para cargo ou emprego público, cujas atribuições correspondam às funções para as quais se inscreveu;

-          Experiência comprovada para a função através de cópia da Carteira de Trabalho ou documento comprobatório fornecido pelo órgão empregador (Pessoa Jurídica);

-          Sorteio público, no caso de empate

Obs. Para maiores esclarecimentos, entrar em contato com a 16ª CRE através do telefone (54) 3455-0500                                                                            
 
Bento Gonçalves, 25 de junho de 2013.

 
Enio Eliseu Ceccagno

Coordenador da 16ªCRE

terça-feira, 25 de junho de 2013

CONAE Intermunicipal de Bento Gonçalves 

reúne 8 municípios

Aconteceu  na manhã de hoje(25) a abertura da CONAE intermunicipal em Bento Gonçalves ,o evento que está sendo  realizado no auditório da UCS/Carvi  conta com a participação dos municípios de Garibaldi, Carlos Barbosa, Coronel Pilar, Boa Vista do Sul, Santa Tereza, Monte Belo do Sul e Pinto Bandeira. Autoridades regionais estiveram presentes na abertura que teve como representante dos municípios a Secretária de Educação de Bento Gonçalves Iraci Luchese Vasques que saudou a participação de todos afirmando que a CONAE é um momento para avaliar os rumos da educação em nossos municípios e em nosso país.
Secretária de Educação de Bento Gonçalves Iraci Luchese Vasques
Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccacgno
O Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno representando o Governo do Estado elogiou inciativas como esta proporcionadas pelos governos,"são espaços de diálogo que fortalecem a democracia". Vivemos em um momento significativo para o Brasil para fazermos grandes reflexões,  como por exemplo,  que a democracia é um compromisso de todos "dos que governam e dos que elegem os governantes"."Prefiro a pior da democracias do que uma ditadura" destacou Ceccacgno.O Coordenador da 16ª CRE desejou a todos um bom debate sobre os rumos da educação no país relembrando que a CRE acompanhou todas as conferencias Intermunicipais da sua abrangência. O Prefeito e Bento Gonçalves Guilherme Pasin destacou a importância da CONAE e disse que somos privilegiados por termos tido uma educação de qualidade e  estarmos dispostos a discutir  podendo  contribuir com o futuro de nosso povo."Educação é o caminho para tudo"  disse Pasin.
Prefeito de Bento Gonçalves Guilherme Pasin
A CONAE iniciou com a Palestra do Professor Diego Tormes abordando as Considerações sobre o PNE de 2011 a 2020.O Palestrante fez uma historicidade da evolução da legislação brasileira e os planos de educação.
Palestrante Diego Tormes
Na sequência foi lido e aprovado o Regimento e os conferencistas debatem em grupos os eixos propostos  no Texto Base da CONAE. A tarde seguem os trabalhos com a plenária geral  e eleição dos delegados a etapa estadual.
Conferencistas seguem debatendo os Eixos 


segunda-feira, 24 de junho de 2013

Missão à Alemanha
 
Azevedo propõe cooperação com universidade alemã
 
Formação de professores e troca de experiências na área da docência são o foco da cooperação proposta nesta segunda-feira (24), pelo secretário Jose Clovis de Azevedo à Universidade de Siegen, Alemanha. Azevedo e o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador, Espártaco Dutra, foram recebidos pela chefe do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Bärbel Friederike-Schurrle, pelo professor da Faculdade II, Martin Herchenröder, e pela professora Ulrike Buchmann, representante da diretora da Faculdade II (Departamentos de Arquitetura, Ciências Pedagógicas e Psicologia), Prof. Dra. Hilde Schröteler-von Brandt. É anfitrião da comitiva brasileira na Alemanha o professor Bernd Fichtner, da Universidade de Siegen.
A proposta foi acolhida com entusiasmo pelos acadêmicos. Em curto prazo, de acordo com Friderike-Schurrle, a universidade oferece a oportunidade de até três professores da rede estadual participarem de intercâmbio profissional e pedagógico, tendo como foco principal o aperfeiçoamento do idioma alemão e a troca de experiências na área da música.
Além de apresentar a rede estadual um diagnóstico do momento atual da reestruturação curricular do Ensino Médio, Azevedo frisou que é definição do governo incrementar os laboratórios de idiomas na rede estadual, em função da reforma curricular, o que inclui a possibilidade de oferta de aprimoramento de professores de alemão pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Atualmente, o alemão está no currículo de 20 escolas estaduais, onde lecionam 26 professores. Essas escolas estão localizadas nas regiões do Estado onde a colonização alemã foi mais intensa, em especial na 2ª CRE e na 17ª CRE. Até maio de 2014, o país vive o Ano da Alemanha no Brasil.
Este foi o primeiro passo rumo à formalização da parceria entre Seduc e Universidade de Siegen. Um Termo de Cooperação, ou Memorando de Entendimento será construído por técnicos das duas partes.
Azevedo formalizou convite para que representantes da Universidade de Siegen vão ao Rio Grande do Sul, para conhecer as escolas onde o alemão compõe a grade curricular. Na próxima sexta-feira (28), Azevedo retorna à Universidade de Siegen para reunião na Faculdade de Arquitetura, onde um grupo de alunos da Universidade de São Paulo trabalha, de forma conjunta a estudantes alemães, na proposta de um complexo educacional a ser instalado em Porto Alegre e que segue a pedagogia Waldorf.
A Universidade de Siegen é um moderno instituto de ensino superior localizada centralmente na área limítrofe dos três estados federais alemães: Hesse, Renânia do Norte-Vestfália e Renânia-Palatinado. É guiada pelo princípio: "Criando um futuro digno do homem". Atualmente, estudam na Universidade mais de 15 mil alunos estudantes, sendo que mais de 11% estrangeiros, oferecendo uma variedade de programas de graduação através de quatro faculdades diferentes.
 
Divulgação:SEDUC-RS

Ações da 16ª CRE no site do MEC

Acompanhe:
http://conae2014.mec.gov.br/index.php/noticias/109-veranopolis-rs-reune-mais-de-200-pessoas-em-etapa-intermunicipal

Educação Pública de Qualidade equipe da

Escola Silvio Sanson partilha experiências


Emocionado com os olhos marejados assim foi o relato do Diretor da Escola Estadual Silvio Sanson quando questionado sobre os pontos positivos da escola, ao referir-se que o mais gratificante de estar dirigindo o educandário “é ver o semblante dos alunos, a partir das oportunidades e do ambiente que eles criam e recriam”, disse Arcelino Fardo. Um ambiente escolar onde todos cuidam, se envolvem com o processo de ensino-aprendizagem, seja melhorando os espaços físicos  com recursos públicos ,sim, mas com um trabalho cooperado de solidariedade os alunos ajudam, "nós mesmos trocamos os forros dos corredores, pintamos as paredes, cuidamos do jardim, isso acaba sendo também pedagógico disse o diretor".
Escola Estadual Silvio Sanson do meio rural

Diretor Arcelino se emociona quando fala da Escola e de sua filosofia"Libertar e Transformar".

Olhar diferenciado
O Diretor afirmou que a escola não pode ser excludente ela deve valorizar a caminhada de cada um e saber perceber estas diferenças e extrair o que cada aluno tem de melhor, assim se resolvem conflitos de uma maneira mais humana.

Politécnico

Quanto ao Ensino Médio Politécnico que está sendo implantado pela atual gestão estadual o diretor destaca que é uma grande oportunidade para “ construção inteligente do conhecimento”.’” Graças ao Politécnico os alunos podem desenvolver seus potenciais”, disse o Diretor. Tendo como tema central o jovem , a Escola está desenvolvendo o Seminário do Politécnico com muita pesquisa e interação. Temas como o Jovem e a liberdade, os esportes radicais,  a vida do campo e na cidade , jovem e as drogas, jovem e a a agricultura familiar, jovem e a evolução tecnológica, jovem e a educação entre outros está movimentando o debate entre os alunos do 1º e 2º ano.

 

Caravana RGE

Outra atividade que está movimentando a Escola e a comunidade em Geral disse a vice-diretora Marlete Cristina Bassani Ghelen é a Caravana da RGE “os alunos realizaram trabalhos maravilhosos coordenados pelas professoras Pierina de Mattos e Suzana Nichele de Geografia e Ciências. Aproveitamos  a entrega de boletins para realizar a Mostra dos Trabalhos assim os pais puderam conhecer  as criações dos seus filhos destacou a vice-diretora. A Escola agora participa do Concurso Educativo com os trabalhos realizados sobre eficiência energética. promovido pela RGE.
 

Horto Municipal Ecológico

Outro orgulho da Escola  é o Horto Ecológico todo feito peles alunos e professores e  os alimentos produzidos são utilizados para complementar a merenda escolar.

O Horto Medicinal: Relógio do Corpo Humano

O próximo projeto e que já está em sua fase inicial é o Relógio das Ervas Medicinais. É uma metodologia de trabalho desenvolvida pela EMATER-ASCAR e concretizado pela Pastoral da Saúde e tem como objetivo conhecer as plantas medicinais utilizada pelas famílias  e reuni-las em um único local. O Horto oferece segurança na produção das plantas medicinais, livres de agroquímicos, animais e contaminantes, didaticamente serve de suporte do conhecimento, facilita o acesso da comunidade, preserva o ambiente e as espécies e promove a qualificação das atividades. Há um fator inovador neste Horto, a união das plantas medicinais com os principais órgãos do corpo humano, informando os horários de maior atividade de cada órgão e quais as plantas recomendadas para tratamento de doenças específicas.
Vice-diretora mostra projeto do Horto Medicinal
 
 
 

PPCI:

Obras na Escola Estadual Silvio Sanson

Na última sexta-feira(21) a 16ªCRE e a 16ºCROP estiveram fazendo a última vistoria nas obras do PPCI na Escola Estadual Silvio Sanson de São Valentin do Sul. A vistoria que foi realizada pela Coordenadora da CROP Letícia Mattia e pelo Diretor Administrativo da CRE Edson Stringhini verificou que todos os itens dispostos na licitação foram cumpridos. A obra que custou R$69.782,00  destaca o Diretor da Instituição de Ensino Arcelino Fardo “era muito tempo que não se tinha esse olhar para a educação, hoje podemos oferecer condições pedagógicas adequadas, conforto e bem estar para os alunos,referindo-se as adequações e obras implementadas tanto com o PPCI como o Programa Dinheiro Direto na Escola do Governo Estadual e Federal. As obras na escola iniciaram antes do incidente de Santa Maria destacou o diretor e visam qualificar os prédios escolares dando mais segurança a toda comunidade escolar.
Nova estrutura para acomodar o Gáz
Para Raios
Corrimões novos no Ginásio
Obra do PPCI custou R$69.782,00  
 
Itens de segurança complemnetares ao Para Raio
 
Sinalização e iluminação de emergência
 
O diretor ainda fez questão de mostrar na visita os novos equipamentos recentemente entregues pelo Governo do Estado,um fogão industrial e frezzers para melhorar os serviços prestados com a merenda escolar.
Novos freezers entregues pelo estado
 
Diretor mostra novo fogão industrial