sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Motivação no final da formação do PNEM

Imagem: Eliana Passarin
Encerrou o encontro regional com os 39 formadores do PNEM-Pacto Nacional do Ensino Médio realizado pela 16ª CRE no dia de hoje (28) ,com a temática  das áreas da linguagem que foi   abordada pelo Dr. Donald H. B. Javier, da Ifsul de Pelotas.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PNEM: 39 educadores reunidos na 16ª CRE para encontro regional

Está acontecendo na manhã de hoje(28), a formação regional do PNEM-Pacto Nacional do Ensino Médio promovida pela formadoras, Verônica Borges dos Santos e Angelita Sutili da 16ª CRE.
O Coodenador Ênio Eliseu Ceccagno abriu os trabalhos, afirmando que as ações que estão sendo implementas pelo Programa apresentou índices quantitativos favoráveis, com a redução da reprovação, enfatizando que os índices qualitativos, que são os mais importantes serão sentidos ao longo da caminhada. "Mesmo com a toca de governo este trabalho deverá continuar nas escolas com constante reavaliação dos métodos e corrigindo rumos". "Quero sublinhar que os formadores são os condutores de todo processo do Pacto, agradeço o trabalho desenvolvido  com os colegas na escolas e estes com nosso alunos", destacou o Coordenador. A Coordenadora pedagógica da 16ª CRE  Luciane Dutra Ribeiro acolheu os formadores, "é muito bom ver e ouvir este movimento na CRE". O evento conta com a participação de 39 orientadores de estudo das escolas estaduais da região e segue a tarde , nesta segunda etapa do Pacto,com a temática  das áreas da linguagem que será s abordada pelo Dr. Donald H. B. Javier, da Ifsul de Pelotas.
As orientadoras destacam que, a fomação continuada dos professores acontece dentro do horário de trabalho e conta com bolsa do governo federal.

Coordenador da 16ª CRE abriu as atividades da formação do PNEM
 

Coordenadora Pedagóica da 16ª CRE acolheu formadores 


Formadoras Regionais do Pacto iniciam atividades com uma meditação
SAIBA MAIS:
 
O Pacto

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Feira da Saúde no Imaculada Conceição

Recebemos imagens da Escola Estadual Imaculada Conceição, de Bento Gonçalves, que realizou na última semana a Feira da Saúde, resultado de um intenso  trabalho de pesquisa que culminou com a apresentação dos trabalhos para os colegas e a comunidade escolar.
 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

16ª CRE empossa mais cinco novos professores

 
O setor de Recursos Humanos da 16ª CRE empossou mais cinco professores que irão assumir suas atividades em escolas estaduais de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Nova Prata.
Coordenadora do RH Isabel Foppa Lazzari, assessora do RH Mara com os novos professores
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, informou que no próximo dia 23 dezembro serão empossados mais 603 aprovados concluindo o preenchimento das 10 mil vagas previstas no edital. No entanto, o número total de nomeados é de 7.479, isso se deve ao fato que algumas áreas, o número de aprovados foi menor que o número de vagas previstas no edital.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Escola São Valentin realiza Projeto na Semana da Consciência Negra

Imagens: Eliana Passarin
Estivemos na Escola Estadual São Valentin, na manhã de hoje(18) prestigiando a culminância do Projeto: Semana da Consciência Negra desenvolvido de forma interdisciplinar e transversal coordenado pela professora Solana Côrrea, com a palestra do Bailarino e Coreógrafo Moacir Côrrea, que abordou temas como cultura, religião, costumes e ainda á pedido dos alunos deu uma palinha da sua arte, que é a dança.
Professora Solana  emocionada ao falar do  do tio Moacir
O projeto teve como origem a Música Carta de Amor de Maria Bethania e Cézar Pinheiro, que trata das questões do sincretismo religioso. Dentro das atividades os alunos do 2º Ciclo, através do reagrupamento, "que é a união de todas as turmas puderam conhecer melhor a cultura afro", disse a professora Solana. A escola está toda decorada com os trabalhos feitos como máscaras, artesanatos e ainda no dia de amanhã estará sendo palco de uma oficina de dança com o Bailarino Daniel Côrrea e também de oficina de turbantes.
Os alunos afirmaram que a atividade é muito importante para que se conheça mais a cultura e se respeite as diferenças. A Diretora Terezinha L. Tureck elogiou o excelente  trabalho que está sendo desenvolvido nos ciclos e o engajamento de toda equipe.

Saiba mais:

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

O Palestrante à pedido de uma palinha de sua arte

Professoras, Direção e palestrante Moacir Côrrea
Aluna Maria Cristina agradeceu o artista em nome dos colegas


Carta de Amor
http://www.youtube.com/watch?v=akAVLRkbjG4

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Escola Minérios é destaque na imprensa pelas atividades

Recebemos  da Escola Minérios,informações sobre projetos que estão sendo desenvolvidos, entre eles, a Semana Cultural, com ativa participação de toda a Comunidade, que contou com a  presença de profissionais na área da saúde, esportes, atividade prática do Dia do Atleta, palestras voltadas ao meio Rural, atividades práticas de Ciências com a participação de outras escolas. Os alunos também foram responsáveis pelo show de talentos e a escritora homenageada foi Cecília Meirelles, atividade desenvolvida pela Hora do Conto. As atividades tiveram destaque na imprensa da região de Paraí.

16ª CRE entrega provinha Brasil para 55 escolas

A 16ª CRE está fazendo a entrega, da segunda fase da provinha Brasil , para 55 escolas da rede estadual que atenderá aproximadamente mil alunos. A provinha que é aplicada pela professora dos segundos  anos tem conteúdos de matemática e leitura. As escolas tem prazo até dia 05 de dezembro para fazer a aplicação e correção e após enviar para o setor pedagógico da 16ª CRE.



SAIBA MAIS:

O objetivo da Provinha Brasil é oferecer informações que possam orientar tanto os professores quanto os gestores escolares e educacionais na implementação, operacionalização e interpretação dos resultados dessa avaliação. 
A Provinha Brasil é instrumento pedagógico, sem finalidades classificatórias, que fornece informações sobre o processo de alfabetização e de matemática aos professores e gestores das redes de ensino, e conforme Portaria Normativa nº 10, de 24 de abril de 2007, tem os seguintes objetivos: 

a) avaliar o nível de alfabetização dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental; 
b) oferecer às redes e aos professores e gestores de ensino um resultado da qualidade da alfabetização, prevenindo o diagnóstico tardio das dificuldades de aprendizagem; e 
c) concorrer para a melhoria da qualidade de ensino e redução das desigualdades, em consonância com as metas e políticas estabelecidas pelas diretrizes da educação nacional.

Esses objetivos possibilitam, entre outras ações: estabelecimento de metas pedagógicas para a rede de ensino; planejamento de cursos de formação continuada para os professores; investimento em medidas que garantam melhor aprendizado; desenvolvimento de ações imediatas para a correção de possíveis distorções verificadas; melhoria da qualidade e redução da desigualdade de ensino. O delineamento e a construção dessa avaliação prevê, sobretudo, a utilização dos resultados obtidos nas intervenções pedagógicas e gerenciais com vistas à melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Instituto Cecília Meireles realiza 2ª Noite Gastronômica

Imagens: Eliana Passarin

O Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, de Bento Gonçalves, realizou nesta noite (13) a 2ª Noite Gastronômica , parte do projeto desenvolvido no Ensino Médio Politécnico coordenada pela professora Andrea Araldi. Foram trabalhados sete contos de Simões Lopes Neto, os quais foram produzidos portfólios e peças de teatro no turno da manhã. O noturno trabalhou ritmos musicais e agregou elementos da culinária. A noite reuniu alunos do diurno e noturno com a degustação de pratos típicos"sabores do sul". A comunidade escolar esteve prestigiando o evento que culminará na próxima semana com uma viagem de estudos para as Missões lembra a professora Andrea.

Encontro de culturas



Escola ArcoVerde recebe obra de infraestrutura

 

 
A 16ª CRE, na manhã de hoje (13), através da Coordenação Administrativa esteve visitando as obras da Escola Estadual Arco Verde de Carlos Barbosa. A insituição está recebendo a reforma do telhado e forros no valor de R$71.500,39 do governo do estado, através da SEDUC.
Reforma do telhado de todo pavimento
A diretora Marines Colatto Iltchenco destaca a importância da obra e o envolvimento da comunidade. "Eu sou ex-aluna desta escola, me criei na comunidade e esta obra era esperada há muito tempo", diz a diretora com alegria.
Coordenador Administrativo  da 16ª CRE Edson Stringuini com a Diretora Marines
 

 
 

Elisa Tramontina realiza 1ª Mostra do Politécnico.

Durante todo dia de hoje (13) a Escola Estadual Elisa Tramontina, de Carlos Barbosa, é palco da 1ª Mostra Científica do Ensino Médio Politécnico-MOCIEMP. Os trabalhos, que estão sendo apresentados pelos alunos, são o resulatdo de um ano de pesquisa, com temas que vão  do cotidiano, até soluções de acessibilidade, sutentabilidade, pequenas invenções, além de salas temáticas que após uma pesquisa sócio-antropológica mostram as diferenças entre as gerações.
Para as professoras da manhã, orientadoras da Mostra, Sandra Celeri e Marina Gonçalves o Poltécnico permitiu que a pesquisa fosse feita com o rigor necessário."Antes as pesquisas eram sem muitos critérios e no final o conhecimento se dipersava"." Hoje o politécnico ajuda, inclusive a divulgar o saber e a produção acadêmica, porque nossos alunos , pesquisam em sites científicos, buscam Tccs, sabem onde encontar informações confiáveis e isso faz a diferença".

Coordenador Administrativo da 16ª CRE Edson Stringuini  com as professoras orientadoras a atual DiretoraRosane M. Giussani e a ex-diretora Ariane Baldasso
Alunos do 3ª ano, Fabrina, Elivelton e Maikel
Alimentação antiga e atual, nas salas temáticas
 
Encontro de gerações na pesquisa sócio- antropológica
 
Alunos criaram um refrigerador alternativo
Após precoupação com o incêndio na Boate Kiss alunas desenvolveram pesquisa para isolamento anti- incêndio
 
Para os alunos do 3º ano que passaram por todo o processo do Politécnico implantado pela SEDUC, e que realizaram uma pesquisa para produção de adubo orgânico através das flores velhas de floriculturas, ele foi essêncial para que pudéssemos aprender de fato fazer uma pesquisa e entender todo seu processo. "Buscamos este tema pensando no reaproveitamento e em um adubo mais saudável na produção de alimentos, dizem os alunos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Mostra Científica no Elisa Tramontina

Acontece amanhã(13) e quinta-feira(14) a 1ª Mostra Científica do Ensino Médio Politécnico -MOCIEMP, na Esola Estadual Elisa Tramontina de Carlos Barbosa. Temas como as diferenças de gerações através de uma  pesquisa antropológica e pesquisas na área da engenharia estarão sendo apresentados pelos alunos.

Dia do Diretor@!


Instituto Cecília Meireles realiza 2ª Noite Gastronômica


terça-feira, 11 de novembro de 2014

Professor e aluno do Bom Retiro vencem promoção #POATUITADA


O professor e vice diretor da Escola Estadual Visconde de Bom Retiro, Alexandre Misturini e o aluno João Menin, de Bento Gonçalves participaram da promoção #POAtuitada e foram selecionados com suas frases e estarão fazendo parte do livro que será lançado na 60ª Feira do Livro de Porto Alegre.
Parabéns pela conquista!



tweet de João Menin da turma 18TP
33. João Menin @EuJothaPhe  - O sol que deita nos braços do Guaíba ,
apaixonadamente, é puro amor, amor por esse povo, por essa gente.
#POAtuitada


tweet de Alexandre Misturini professor de filosofia e sociologia
44. Alexandre Misturini @alemisturini - Gosto mesmo do movimento da Borges de Medeiros, trânsito intenso, multidão apressada e neste compasso segue a gauchada! #POAtuitada

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Oficinas do PSE

Aconteceu na última semana,, junto a Escola Estadual Imaculada Conceição, a Culminância do Projeto Saúde na Escola, que reúne alunos da 16ª CRE  e das escolas municipais de Bento Gonçalves. Mais de 150 alunos estiveram participando de oficinas, sobre a importância do movimento, nutrição, odontologia, drogas e educação sexual. Da 16ª CRE as assessoras responsáveis pelo projeto são Rosane Machado e Anaci Salton.


SAIBA MAIS:
O Programa Saúde na Escola (PSE) por meio da Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, 16ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, realizou nos dias 29 de outubro, 03 e 05 de novembro o encerramento das ações 2014 do programa junto aos alunos. As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Landell de Moura, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Borges Frota, Colégio Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição e contou com a participação de grupos de alunos das demais escolas que fazem parte do programa. As escolas sede, devido sua estrutura e a facilidade de acesso para as demais, disponibilizaram os espaços.
" Foram beneficiados aproximadamente 450 estudantes do ensino municipal e estadual com capacitações referentes aos temas abordados pelo PSE. As ações consistiram em salas temáticas, onde os alunos circulavam pelas mesmas por um tempo determinado, realizando dinâmicas de acordo com o assunto, conduzidas por profissionais das áreas afins", diz Sandra Sherer da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS. 
Os tópicos desenvolvidos foram: Alimentação saudável, trabalhado pela equipe de nutricionistas da SMS; Saúde bucal, pelas odontólogas e auxiliar do Setor de Odontologia da SMS; Prevenção ao uso de drogas, tema trabalhado pela psicóloga no Centro de Apoio Psicossocial, (CAPS AD); questões relacionadas à sexualidade e prevenção as doenças sexualmente transmissíveis foram dirigidas pela enfermeira e psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/ CTA) e atividade física através da dança realizada pelo educador físico da SMED.
A ação teve como objetivo agregar/contribuir com todas as temáticas abordadas pelos professores em sala de aula durante o ano letivo.
Em 2014 o Programa Saúde na Escola foi desenvolvido em 11 escolas municipais, 6 estaduais e 18 escolas infantis. Os estudantes realizaram avaliação auditiva, bucal, nutricional,  acuidade visual e da pressão arterial e receberam orientações de promoção da saúde e prevenção.
 
Confira imagens enviadas pela equipe do PSE