16ª CRE promove Encontro de Orientadores do
Pacto Nacional
pela Alfabetização na Idade Certa
Aconteceu
hoje(26) o encontro entre as orientadoras do PNAIC na 16ª CRE com objetivo de
planejar a formação dos professores e o lançamento do programa.O Pacto é um compromisso formal assumido pelos
governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar
que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final
do 3º ano do ensino fundamental.
As
orientadoras da região da 16ª CRE são as professoras,Luciane Dutra Ribeiro,
Jaqueline Domingas Zanella Sbrissa, Maristela Valéria Batisti, Maria Inês Beal,
Márcia Maria Pillotto Casagranda, Elizabete Oliveira de Quadros, Rita Magalli
Owergorr Gasparetto e Eva Juraci da Silva Morel.
Imagem:Eliana Passarin
Equipe de Orientadores de Bento Gonçalves,Dois Lajeados,Veranópolis e Nova Prata. |
Lançamento
será dia 10 de maio
Ao
total serão 8 turmas que receberão a formação continuada num total de 196 professores.
O lançamento do Programa com a primeira formação será no próximo dia 10 de maio
na Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves da Silva.
Orientadores
Para
atuar como orientadores os profissionais passaram por uma qualificação das instituições
credenciadas pelo Ministério da Educação,no Rio Grande Do Sul estiveram a cargo
das formações a UFPEL e a UFSM. O Orientador de Estudo
recebeu a formação pela universidade parceira de 200 hs/a, e tem o compromisso de repassar aos professores alfabetizadores de
sua rede cumprindo assim a função de multiplicadores.
Professores
Alfabetizadores
Seminários,
totalizando 8 horas;
Atividades extraclasses,
totalizando 28 horas; Aplicação de
trabalhos nas turmas em que leciona.
O curso é presencial e tem dois anos de duração.
Em
2013, a ênfase será em linguagem e, em 2014, em matemática.
Em
cada ano, a duração total será de 120 horas, com a realização de encontros
presenciais ao longo do ano letivo.
Os
professores que atuarem nas turmas de 1º ao 3º ano e em turmas multiseriadas
receberão uma bolsa de R$200,00.
Alfabetização
Aos
oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do
sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que
dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que
exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o
domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.
No
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais
serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1.
o Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e
problematizador;
2.
o desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre
durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início
da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de
circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam
como protagonistas de suas próprias histórias;
3.
conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas
crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas
diversos e agir na sociedade;
4.
a ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de
ensino e de aprendizagem.
Dentro
dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no
contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na
formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma
plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta
ser um reprodutor de métodos que objetive apenas o domínio de um código
linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está
subjacente à sua prática.
Governos
Ao
aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:
alfabetizar
todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;
realizar
avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º
ano do ensino fundamental;
no
caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto,
para sua efetiva implementação.
Para
conhecer melhor o Pacto
As
Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
1.
Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus
orientadores de estudo;
2.
Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e
tecnologias educacionais;
3.
Avaliações sistemáticas;
4.
Gestão, mobilização e controle social.
NÚMEROS
DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Nº
escolas com matrículas no 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 108.733
Nº
de turmas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 400.069
Nº
de matrículas do 1º, 2º, 3º ano e multisseriadas/ multietapa 7.980.786
Fonte:
INEP
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