Em reunião realizada no gabinete do secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, na tarde desta quarta-feira (27), Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul formalizaram a adesão ao Pacto Nacional Pela Formação Continuada no Ensino Médio. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo nacional promover a valorização do professor da rede pública estadual por meio da oferta de formação continuada.
No Rio Grande do Sul, que já iniciou um processo de reestruturação curricular do Ensino Médio, o programa visa qualificar o Ensino Médio Politécnico. Para Azevedo, o momento é de grande satisfação já que desde o início da sua gestão busca o trabalho conjunto com as Universidades para qualificar a Educação Básica. “Sempre buscamos trabalhar com pesquisa e não com quem vende serviços”, disse. O secretário também informou que a cerimônia de lançamento nacional do Pacto acontecerá no próximo dia 9, em Porto Alegre. “O MEC vai lançar o Pacto aqui no Estado também em função do reconhecimento pelo trabalho adiantado que estamos realizando”.
A coordenadora de Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Maria Guadalupe de Lima, explicou aos presentes o processo formativo do Pacto, e ressaltou que o Rio Grande do Sul trabalhará em outra perspectiva, tendo inclusive um caderno de formação a mais que os demais Estados. A expectativa do MEC é de adesão dos 26 estados com a participação de 495.697 professores e 40 universidades. No Estado, devem participar mais de 25 mil professores, todas as universidades públicas devem aderir. Os professores participantes receberão uma bolsa de estudos de R$ 200,00. A carga horária para formadores e orientadores é de 96 horas/ano, e outras 200h/ano a serem realizadas dentro das escolas.
Presentes no encontro o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Neto, a reitora da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Dias, a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ulrika Arns, a chefe de gabinete da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Alcione Munhoz, e o coordenador de Relações Institucionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Hemerson Luiz Pase e a chefe de gabinete da FURG, Maria Rosana Almeida. Todos manifestaram a importância do momento, que representa a convergência de temas e propostas pela qualificação da Educação Básica.
Também presentes no encontro a secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento, a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro e equipa de assessoramento técnico do setor.
Fonte: SEDUC
Nenhum comentário:
Postar um comentário