Na noite de ontem(10) abriu
da 11ª MEP, Mostra de Educação Profissional em São Leopoldo, integrando alunos,
pais, professores, gestores das CRES, representantes da SEDUC e da Assembleia Legislativa
do Estado do Rio Grande do Sul. A abertura contou com a tradicional entrada das
bandeiras, das instituições de ensino participantes, e uma mostra cultural do Programa
Mais Educação e uma apresentação de violino do aluno Tiago Luigi Guadagnin
Radin do Colégio Colbachini da 16ª CRE.
Escolas , professores, direções e membros da 16ª CRE na abertura da MEP 2014 |
Estiveram prestigiando a abertura
do evento a Coordenadora Adjunta da 16ª
CRE Ivete Maria Marson, a Coordenadora Pedagógica Luciane Dutra Ribeiro, o
Coordenador Administrativo Edson Stringuini, e as Assessoras Neiva Morello
Michelin e Iria Giordani Daltoé.
Fazem parte da MEP que vai
até sexta-feira as esoclas da 16ª CRE, 2ª
CRE de São Leopoldo,4ª CRE de Caxias do Sul e 27ª CRE de Canoas.
A Escola Silvio Sanson de
São Valentin do Sul, esteve presente com uma caravana de pais, alunos,
professores e direção para prestigiar o trabalho selecionado da instituição. Para
os pais da aluna Bruna Giordani, Etacir e Andreia é um motivo de orgulho para
nós que moramos em uma cidade pequena do interior representar a região. “ A
escola saindo da sala de aula e interagindo com os atual momento em que a
sociedade vive”, isso é fundamental, disse o pai Etacir Giordani.
Para a aluna Bruna da Escola
Silvio Sanson, estar na MEP é motivo de orgulho e só foi possível pela implantação
do Ensino Médio Politécnico diz ela, explicando que a escolha do tema, Lixo
Eletrônico, se deu pelo diagnóstico da problemática na própria cidade, com
apenas 2.100 habitantes conseguimos recolher e dar destino correto para quase 5
toneladas de equipamentos. A aluna ainda destaca que antes da coleta foi
realizado um grande trabalho de pesquisa e conscientização da comunidade,
interagindo escola e sociedade.
Diretor da Escola Silvio Sanson, Arcelino Fardo com os pais da aluna Bruna Giordani prestigiando abertura do evento |
O Instituto Cecília Meireles
de Bento Gonçalves apresenta na MEP uma experiência do curso normal, o lúdico
na aprendizagem com o Traca-Traca,(brinquedo das formas) um simples jogo contribuindo na alfabetização
dos alunos, fundamentado nos estudos feitos no PNAIC-Pacto nacional pela
alfabetização na idade certa.
Alunos Kelvin Bianchi e Taísa Fernanda Azevedo de Souza com a professora orientadora Solange Lazzari |
A Escola Elisa Tramontina de
Carlos Barbosa tem como objetivo em seus trabalho científico criar uma chapa
ecológica a ser utilizada em móveis, assim reduzindo parte do e-lixo descartado
de forma incorreta, dizem os alunos Jordano Fachini, Natalia Mantovani e
Natalia Royer orientados pela professora Sandra Seleri.
Banner da Escola Elisa Tramontina |
Dentro do Eixo tecnológico Politécnico
o Colégio Ângelo Mônaco traz o tema Irrigação: investindo para o futuro como objetivo
de implementar o sistema de irrigação por gotejamento na horta da escola, mostrado
novas formas de aumentar a produtividade e o lucro nas propriedades.
O Colégio Colbachini de Nova Bassano traz a preocupação com a água em sua produção científica, pensando na redução
do consumo e na sua reutilização, através de cisternas e caixas de manta tetra
pak para purificação da água e aquecimento solar.
Produção científica dos alunos, Eduardo Ravanello, Tiago Radin, Willian Minozzo orientados pela professora ,Patrícia Gabana Barbisan do Colégio Colbachini |
O Colégio Tiradentes de Nova Prata traz a
temática do trabalho doméstico. Os alunos descrevem que no início do ano letivo, na disciplina de
Seminário Integrado, apresentou-se um projeto referente ao “Mundo do Trabalho”
e, dentro dessa proposta, escolhemos enfocar a temática “As consequências
físicas do trabalho doméstico e possíveis soluções”.
“Por
meio deste trabalho, busca-se identificar as complicações causados pelo
trabalho doméstico atualmente e apontar as possíveis soluções. Durante a
realização das pesquisas, apresentaram-se dicas e melhores maneiras de exercer
as atividades, as quais foram úteis também aos integrantes do grupo que instintivamente
as colocam em prática em prol da limpeza
do ambiente em que convivem.
“Através deste trabalho, foi possível
conhecer e valorizar um serviço extremamente importante e presente em nosso
meio social, pois com a vida corrida, a falta de tempo e a necessidade de um
ambiente limpo e bem organizado, tornamos visível a relevância desse trabalho”,
disseram os alunos do Tiradentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário