A Praça de Eventos da Secretaria de
Estado da Educação (Seduc) esteve lotada na manhã de ontem (06), para a entrega
dos prêmios aos 89 alunos-autores da 22ª edição do livro Crianças e Jovens do
Rio Grande Escrevendo Histórias. Da 16ª CRE, nove alunos tiveram seus trabalhos
publicados no livro: três de Nova Prata,
do Instituto Estadual Tiradentes e da Escola Estadual Reinaldo Cherubini, dois
de Bento Gonçalves, das Escolas São Pedro e Anselmo Luigi Piccoli, dois da
Escola Silvio Sanson de São Valentim do Sul e dois de Serafina Côrrea, das
Escolas Geny Pinto Cadore e Pe. Marcos Rampi.
Alunos, professores, direções e pais da 16ª CRE |
Aluna Laura acompanhada pela professora e pela mãe |
Alunos de Bento Gonçalves acompanhados pela professora, Diretora da Escola São Pedro e pelo pai de Gabriel |
Alunos deram entrevistas para a TV Piratini |
Comitiva da 16ª CRE chegando na SEDUC |
Depoimentos:
Para João Lucas Vieria, de 7 anos,
ter sido premiado foi muito emocionante , “desenhei um castelo onde virei um
rei pela sabedoria”, diz o aluno do Cherubini. O aluno Wlilian G. Raspiecviks, 14 anos, da mesma
escola , diz que, para ele, o prêmio foi uma superação, “ pois nunca tinha me
empenhado em algo como esta atividade e deu certo”.
Equipe da Escola Reinaldo Cherubini |
A aluna do Tiradentes, Laura Castioni
Paloschi, de 8 anos, diz que foi uma imensa alegria e faz questão de destacar
que adora ler.”Sonho em ser escritora, e a viagem para Porto Alegre está
servindo de inspiração para novas poesias”. A mãe de Laura, Alexandra Castioni,
que acompanhou a premiação na SEDUC afirmou “ o orgulho em ver minha filha
neste projeto não cabe em mim”. “Sou a prova concreta de que a teoria em
incentiva nosso filhos desde quando estava grávida, dá certo, catava e contava histórias
para Laura ainda no ventre”, diz a mãe estampando a felicidade no rosto.
O Coordenador da 16ª CRE, Ênio Eliseu
Ceccagno, destaca o aumento do número de trabalhos da Coordenadoria
classificados no concurso, parabenizando
os alunos, os professores orientadores e as escolas pelo trabalho que
desenvolvem cotidianamente resultando em ações como esta.
Coincidência ou não, diz a
responsável pelo projeto na 16ª CRE, Carme Michelin, os dois alunos
classificados de Bento Gonçalves tem a mesma professora orientadora, Maria
Ângela Fantin, que leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Anselmo Luigi
Piccoli, para o aluno Gabriel dos Santos Silveira e na Escola Estadual São
Pedro onde atua no Programa mais Educação orientou a aluna Celine Parisotto Lerin.
A professora Maria Ângela diz que ”ter
dois alunos vencedores do concurso é o reconhecimento de um investimento em
sala de aula através da valorização da leitura e da escrita”. É a concretização
dos objetivos dentro dos fundamentos da educação, é a valorização da capacidade
criadora no uso da linguagem dos meus queridos alunos”, comenta emocionada.
Professora Maria Ângela com os alunos João e Celine |
Para o pai do aluno Gabriel, José
Roberto da Silveira que fez questão de acompanhá-lo a Porto Alegre, o momento
foi de reconhecimento da expectativa que sempre teve com o filho. É o
resultado de uma trabalho com alinhamento e sintonia, da família ,da escola, da
professora, do governo e do aluno. Este estímulo foi fundamental, afirma José.
O aluno Gabriel, de 11
Anos, diz que ama ler e se sentiu
muito feliz. “Além de ter aprendido palavras novas, eu me dediquei ao máximo,
poderia não ganhar mas eu fiz”.
Mais Educação em São Pedro
Fruto do Programa Mais Educação do
Governo Federal e de sua oficinas, a Escola de São Pedro teve o trabalho da aluna
Celine Parisotto Lerin, de 11 anos, publicado no Livro. “Adoro ler, para mim
foi um sucesso, minha inspiração veio de mim mesma, dos meus medos. Tive muito
incentivo de todos”. Celine, apesar de ser apaixonada pela escrita, diz que
isto faz por prazer, mas que, como profissão, buscará outra área, possivelmente
a agronomia.
Tietagem com os alunos premiados |
Para a diretora Graziele Primon , ter
uma aluna da escola premiada “é uma realização, em primeiro lugar como
professora, é o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos. Não me vejo
fazendo algo diferente, pois o mundo passa dentro da escola”.
Dois da Escola Silvio Sanson
Orgulhoso, o diretor Arcelino Fardo,
da Escola Silvio Sanson esteve acompanhando a professora e as duas alunas
vencedoras durante toda programação em Porto Alegre. Para a aluna Carla Bessega,
de 10 anos, o prêmio foi ter alcançado o objetivo que se propôs.”Gosto de ler
porque sempre me imagino nas histórias”
A aluna do Ensino Médio, Alesandra W.
de Moraes também estava muito emocionada em ver seu trabalho ser reconhecido em
um livro.
Equipe da Escola Silvio Sanson |
Duas escolas de Serafina Côrrea
Para a aluna Angélica Rosseto, da
Escola Geny Pinto Cadore, a participação no projeto “foi algo a mais em minha
vida”. A jovem de 12 anos falou em sua poesia sobre a superação dos
preconceitos e a tolerância. A aluna Mariana Roso Gollo, de 8 anos, da Escola
Pe. Marcos Rampi falou em seu trabalho
sobre o medo de cobra realidade comum no interior. Afirmou que “fiquei muito
feliz e lembro que “a profe, o pai e mãe me incentivam a ler todos os dias”.
Mãe de Angélica acompanhou a solenidade |
Aluna Mariana Roso Gollo com a professora Ivani |
Diretora Lucines Dalcurtivo orgulhosa com a aluna Angélica |
Após a solenidade, que contou com a
presença da Secretária Adjunta de Educação Maria Eulália Nascimento e do
Patrono da Feira, José Ortiz, os alunos realizaram uma sessão de autógrafos no
Espaço do Pensamento na Feira do Livro de Porto Alegre. A 22ª edição do Projeto
Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias recebeu 2.893 trabalhos de
alunos de todas as regiões do Estado. Uma comissão de especialistas em Educação
e Literatura selecionou os 89 textos e desenhos que compõem o livro. A
publicação contempla trabalhos de alunos da Educação Infantil (desenhos) e
textos e poemas de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de
Jovens e Adultos, Educação Especial e das Escolas do Campo, que passaram a
integrar o projeto a partir de 2014. A iniciativa faz parte das políticas públicas
desenvolvidas pela SEDUC para a promoção da leitura, valorização das
bibliotecas escolares, oportunizando aos alunos a criatividade e formação de
professores.
Confira mais imagens:
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Carme Michelin acompanhando os alunos escritores |
Professoras e direções das escolas |
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