A 16ª CRE está realizando durante todo dia de hoje(20) O Encontro de Capacitação do Programa Ensino Médio inovador -ProEMI com equipes diretivas das Escolas de Ensino Médio de sua abrangência,a capacitação segue na sexta-feira(23) com a demais escolas da região.
Capacitação foi coordenada pela Assessora Margarete Tomasini |
O objetivo do encontro segundo a Assessora Pedagógica da 16ª CRE Margarete Tomasini é de capacitar os gestores para o preenchimento das abas do PDE-Interativo a construção do PRC e a prestação de contas dos recursos do ProEMI
Atualmente oito escolas da 16ª CRE já estão no Programa Ensino Médio Inovador e agora as demais deverão aderir até 30 de agosto para receberem os recursos ainda neste ano. As assessoras da 16ª CRE destacaram que o PDE Interativo é uma execelente ferramenta de diagnóstivo da realidade da escola e assim serve de instrumento para construir o Plano de Ação a Metodologia e ajuda aprimorar a gestão, disse Verônica dos Santos.
Para as vice-diretoras Claúdia Campos Lima Reginatto e Teresa Comin Barros de Barros da Escola Tiradentes de Nova Prata que já está no Ensino Médio Inovador o "Programa é muito bom pois podemos trabalhar o lado pedagógico da escola, diferente da maioria dos programas que tem recursos para a parte física". "Fiz o curso on-line do ProEMI e adorei, sou apaixonada pelo programa, quando os educadores se envovem de fato os alunos andam juntos e os resultados são muito bons", destaca Teresa.
Vice-diretoras do Tiradentes enstusiastas do PeoEMI |
SAIBA MAIS:
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9
de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação –
PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos
currículos do Ensino Médio.O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o
desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino
médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação
integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico,
atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da
sociedade contemporânea.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.
A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.
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