Ensino Médio Politécnico
Seduc promove Seminário Internacional de Educação
Criar um espaço de reflexão e diálogo entre
diferentes atores sociais e institucionais para ocorrer intercâmbio de políticas
e questões práticas ligadas ao paradigma das mudanças educacionais, a partir da
restruturação curricular do ensino médio implantada na rede estadual do Rio
Grande do Sul, para desenvolver significados e materialidade. Este é o objetivo
do Seminário Internacional “Travessias de concepções e sentidos do Ensino Médio”
promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a
Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/
Faced). Para o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de
Azevedo, a realização do Seminário representa uma retomada de um espaço de
debate da Educação com a participação de pesquisadores internacionais. “O Rio
Grande do Sul já ocupou um grande espaço no cenário internacional nos anos 90,
puxado pela prefeitura de Porto Alegre, e agora estamos reconduzindo o Estado
para o conhecimento de ponta em nível internacional”, disse.
Fonte:SEDUC
Nos dias 18 e 19 de julho, aproximadamente
1.500 educadores poderão participar de palestras e videoconferências com
expoentes da pesquisa acadêmica na área da Educação. O Seminário, que acontecerá
no Salão de Atos da UFRGS, será transmitido via Procergs para as 30
Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que disponibilizarão salas para 150
pessoas. Entre os convidados confirmados estão: Michael Apple (EUA), Ana
Benavente (Portugal), Mônica Ribeiro
(Brasil), Acácia Kuenzer (Brasil), entre outros. As inscrições serão realizadas
através do site da Seduc com data a ser definida.
O evento é dirigido aos educadores da Educação
Básica e Ensino Superior, aos estudantes dos cursos de licenciatura das
Instituições de Ensino Superior e do Ensino Médio da rede Estadual do Rio Grande
do Sul. Os temas discutidos no Seminário serão: “Ecologia dos saberes: Práticas
de conhecimentos que possibilitam ou impedem intervenções no mundo real”;
“Avaliação: Rupturas, perspectivas e impactos da mudança no trabalho docente”;
“Reestruturação do Ensino e processo social: Estratégias políticas, trabalho
pedagógico e mudanças educacionais”; “Dilemas e sentidos atuais da prática
docente e do trabalho pedagógico”.
Fonte:SEDUC
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