Jogos Escolares 2013
lançamento será dia 13
A próxima segunda-feira (13) marca o lançamento dos jogos Escolares do Rio Grande do Sul, edição 2013, com um ato seguido de jogo de futsal no Colégio Estadual Protásio Alves, na Capital, a partir das 14h30. Nesta terça-feira (6), o secretário estadual da Educação, Professor Jose Clovis de Azevedo, entregou ao titular do Gabinete dos Prefeitos e de Relações Federativas, secretário Afonso Motta, convite à participação no ato, extensivo aos chefes de Executivo municipais gaúchos. O maior evento esportivo do Estado mobiliza milhares de pessoas e tem a primeira fase, realizada no âmbito de municípios, iniciando já no início de maio. Os Jergs são disputados em quatro fases – municipal, regional, inter-regional e final -, reunindo alunos das redes municipal, estadual e federal, entre maio e novembro. Participam do ato de lançamento o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, autoridades estaduais e municipais e representantes dos segmentos da comunidade escolar e convidados.
Os Jergs são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares. Os jogos são divididos em três categorias, mirim (nascidos em 2002 e 2003), infantil (nascidos em 1999, 2000 e 2001) e juvenil (nascidos em 1996, 1997, 1998), nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, orientação (esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola). Na categoria mirim, também haverá atividades lúdicas e recreativas.
Para realização dos Jergs, o Estado está dividido em sete regiões, que agrupam CREs. A 1ª é integrada por escolas da 1ª, 2ª, 11ª, 12ª, 27ª e 28ª CREs. A 2ª região, 10ª, 19ª, e 35ª CREs. A 3ª tem escolas das 14ª, 17ª, 21ª, 32ª, e 36ª CREs. A 4ª Região terá jogos disputados por alunos das 7ª, 9ª, 15ª, 20ª, 25ª e 39ª CREs. A 5ª região traz ao Jergs estudantes da 4ª, 16ª e 23ª CREs. A 6ª, jogos com estudantes da 3ª, 6ª, 8ª e 24ª CREs. E a 7ª região será disputada pelas 5ª, 13ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Educação.
Recursos
A Seduc disponibiliza recursos para a contratação de serviços de transporte, arbitragem e alimentação. A contratação dos serviços de transporte para os Jogos Escolares, a partir deste ano, será descentralizada. As escolas receberão os recursos via autonomia financeira. Nos municípios onde não houver escola estadual classificada, as contratações serão efetuadas pela respectiva CRE
Os Jergs são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e executados pelas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares. Os jogos são divididos em três categorias, mirim (nascidos em 2002 e 2003), infantil (nascidos em 1999, 2000 e 2001) e juvenil (nascidos em 1996, 1997, 1998), nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, orientação (esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola). Na categoria mirim, também haverá atividades lúdicas e recreativas.
Para realização dos Jergs, o Estado está dividido em sete regiões, que agrupam CREs. A 1ª é integrada por escolas da 1ª, 2ª, 11ª, 12ª, 27ª e 28ª CREs. A 2ª região, 10ª, 19ª, e 35ª CREs. A 3ª tem escolas das 14ª, 17ª, 21ª, 32ª, e 36ª CREs. A 4ª Região terá jogos disputados por alunos das 7ª, 9ª, 15ª, 20ª, 25ª e 39ª CREs. A 5ª região traz ao Jergs estudantes da 4ª, 16ª e 23ª CREs. A 6ª, jogos com estudantes da 3ª, 6ª, 8ª e 24ª CREs. E a 7ª região será disputada pelas 5ª, 13ª e 18ª Coordenadorias Regionais de Educação.
Recursos
A Seduc disponibiliza recursos para a contratação de serviços de transporte, arbitragem e alimentação. A contratação dos serviços de transporte para os Jogos Escolares, a partir deste ano, será descentralizada. As escolas receberão os recursos via autonomia financeira. Nos municípios onde não houver escola estadual classificada, as contratações serão efetuadas pela respectiva CRE
Fonte:Site-SEDUC
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