quinta-feira, 1 de março de 2012

Nota de esclarecimento

Com relação às notícias veiculadas na imprensa nos últimos dias, sobre problemas no início do ano letivo, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que em 2011, assumiu uma rede sucateada, fruto da precariedade de manutenção ou até mesmo ausência de investimentos nesses últimos anos. Já no início da gestão, começou a enfrentar o problema, recuperando 546 escolas. Além disso, pôs fim às escolas de lata, o que simboliza uma política de dignidade e cuidado com a Educação. A meta para 2012 é a recuperação de mais 800 escolas. O objetivo deste governo, é que até o final de 2014, as 2.572 escolas estejam em condições estruturais adequadas.

O quadro de professores ativos do Estado é de proximamente 78 mil, sendo 20 mil através de contratos temporários. Em função destes contratos precários instituídos nos últimos anos, um grande número deles abandonam o cargo para assumir em outras redes, em geral, prestaram concurso. A substituição desses contratos necessita de trâmites burocráticos legais, que demandam alguns dias.

O Departamento de Recursos Humanos da Seduc possui banco para contratação e trabalha para o preenchimento das vagas no menor tempo possível, respeitando os trâmites legais necessários. Para reverter essa situação o governo do Estado vai realizar concurso público no mês de abril para nomeação efetiva de 10 mil professores, tendo como meta substituir todos os contratados por efetivos.

O governo do Estado, através da Secretaria de Educação, reitera o seu compromisso com a Educação Pública, tendo-a como prioridade de sua gestão. No entanto, ressaltamos que não é possível resgatar um passivo de décadas em apenas um ano. A Seduc trabalha para sanar os problemas decorrentes do descaso com a Educação e proporcionar uma Educação de qualidade coerente com a história do povo gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário