quinta-feira, 3 de julho de 2014

Ensino Médio Inovador: escolas da 16ª CRE recebem recursos próximo a um milhão de reais

As  33 escolas da 16ª CRE que fazem parte do Programa Ensino Médio Inovador -PROEMI- já receberam um total de R$960.000,00 para desenvolverem ações pedagógicos diferenciadas que venham ao encontro das necessidades  e expectativas do estudantes. As escolas que recebem os recursos são monitoradas pela assessoria pedagógica da 16ª CRE.
Dentre as Escolas que estão n PROEMI está a Silvio Sanson de São Valentin do Sul que desenvolveu ações pefagógicas voltadas ao meio ambiente e aos meios de comunicação. Foram elas:

 
CASE DO ENSINO MÉDIO INOVADOR

Os alunos do Ensino Médio através do Projeto Ensino Médio Inovador visitaram a Usina Monte Claro, onde puderam compreender como a energia é gerada, a necessidade e a demanda dessa energia, ver as ações feitas no leito do Rio Carreiro, os impactos ambientais  que esse tipo obra gera para produção de energia elétrica.

 
 
Justificativa do projeto
Considerando que o Jornal Correio Rio Grandense, é um meio de comunicação com mais de um século de circulação,  sua ideologia tratando de temas diversos inspirou o desenvolvimento de muitas famílias e regiões. Nossa meta foi levá-los conhecer a empresa e posteriormente fazer assinaturas para que os alunos e suas famílias tenham acesso a boas leituras e transformem realidades. Também tiveram a oportunidade de conhecer  a CODECA e o aterro sanitário e perceber que com organização grandes problemas tem solução.
 




SAIBA MAIS:

Ensino Médio Inovador
O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, instituído pela Portaria nº 971, de 9 de outubro de 2009, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O objetivo do ProEMI é apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

Os projetos de reestruturação curricular possibilitam o desenvolvimento de atividades integradoras que articulam as dimensões do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia, contemplando as diversas áreas do conhecimento a partir de 8 macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Iniciação Científica e Pesquisa; Cultura Corporal; Cultura e Artes; Comunicação e uso de Mídias; Cultura Digital; Participação Estudantil e Leitura e Letramento.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas Secretarias de Educação Estaduais e Distrital, as escolas de Ensino Médio receberão apoio técnico e financeiro,através do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de seus projetos de reestruturação curricular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário