quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Alunos de Escola Estadual produzem veleiro e viagem até Montevidéu

 

 
Partilhamos a boa experiência:
 
Nos últimos meses, alunos do Instituto Estadual Cecy Leite Costa, de Passo Fundo (7ª Coordenadoria Regional de Educação – CRE) trocaram a sala de aula por estudos e pelo contato direto com a água. O projeto Navegar Rio Passo Fundo, da nascente ao mar, propôs um diálogo com a fauna e a flora da região utilizando ações práticas como a construção de um veleiro. O professor Antônio Carlos Rodrigues, alunos e voluntários construíram um veleiro com material reciclável. A embarcação tem 5 metros de comprimento por 2 de largura e capacidade para 5 a 6 pessoas. O peso é estimado entre 150 kg e 180 kg. O casco da embarcação é revestido por taquaras e o fundo, preenchido com aproximadamente 1,2 mil garrafas pet. A vela foi confeccionada com tecido de guarda-chuva e sombrinhas.
O veleiro passou por sete etapas de testes nas águas do Rio Passo Fundo entre a sua nascente e a divisa com Santa Catarina, antes de iniciar um trajeto de 1,2 mil quilômetros até a capital uruguaia. Dentro do desenvolvimento do projeto algumas fases foram realizadas a pé, outras com barco a motor e balsa. O grupo saiu de Passo Fundo no dia 8, iniciando a viagem pelo rio Uruguai, em Iraí, extremo norte gaúcho, seguindo até Montevidéu, terminando no encontro com o Oceano Atlântico. A chegada do grupo em Montevidéu está prevista para a tarde do dia 17 de janeiro.
A equipe que navegará em duas embarcações é composta por oito pessoas. Em terra, um grupo de seis pessoas prestará apoio, com utilização de duas vans. Itens de segurança como barco de apoio, motores a gasolina e remos foram providenciados. A navegação será feita sempre de dia e, à noite, o grupo vai acampar na costa do rio Uruguai.
Um relatório, incluindo análises de água coletadas em diferentes trechos, situação da vegetação, fauna e flora, será elaborado e entregue ao Ministério Público, Prefeitura Municipal e ao Comitê de gerenciamento da bacia hidrográfica do rio Passo Fundo. O projeto é desenvolvido pelo Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas (Gesp), Instituto Estadual Cecy Leite Costa, Companhia de Policiamento Ambiental da Brigada Militar, Grupo Escoteiros Guarani e Corsan. Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário