quarta-feira, 4 de junho de 2014

Seminário Internacional: Desafios da Escola Integral


  
No segundo dia do Seminário Internacional de Educação um dos temas debatidos foi o desafio do planejamento participativo e da educação integral na perspectiva da gestão democrática. O debate, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), ocorreu, em Porto Alegre e transmitidos para todos os pontos no estado. Os  professores da 16ª CRE em Bento Gonçalves e em Veranópolis acompanharam os debates mediados localmente pelas  professoras da UCS, Maria Cristina Filipon, Beranardete Schiavo Caprara, pelo Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno, pela Coordenadora Adjunta Ivete Maria Marson e pela Coordenadora pedagógica Luciane Dutra Ribeiro.
A Palestra destacou que  todos os sistemas educacionais que deram certo construíram uma escola de tempo integral, e apresentou pontos que devem ser atendidos para se ter uma escola integral. Entre eles, o Currículo de tempo continuo, docentes com dedicação exclusiva à escola, formação dos professores e infraestrutura. Outro aspecto central é a questão da democracia: “Só é possível uma escola de educação integral com uma gestão democrática”, disse Jaqueline Moll.
 
Bloco B na UCS em Bento Gonçalves
 
Pólo Veranópolis
Bloco J na UCS em Bento Gonçalves
Opinião:
A professora Iara Mari da Costa Strapazzon do 4º ano da Escola José Pansera, “ estes são momentos , muito ricos, não existem receitas prontas,  estes  espaços que se  aprende  no coletivo são fundamentais”. “Quem diz que já sabe tudo está  morto para a vida”, diz Iara que deseja  mais momentos como este do Seminário aconteçam, para melhorar nossa prática, o atendimento aos nossos alunos e a qualidade da educação.
Professora Iara 

Para o professor Velci Ferreira da Silva da Escola Armando Peterlongo o Seminário está sendo muito importante. “ Eu sempre gostei de participar de formação,  as vezes podemos até saber o assunto, mas é momento de repensar, ouvir” “Nas palestras podemos perceber que apesar das diversidades que temos em outros países os desafios e as soluções são comuns”, diz o professor.
Professor Velci

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