segunda-feira, 10 de junho de 2013

Ensino Médio

Coordenadora do MEC confirma ações

de qualificação do ensino médio

Foto da Notícia       
                 O Ministério da Educação (MEC) anuncia em 20 de junho, ao Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) a articulação de um conjunto de ações sistêmicas que têm por objetivo a qualificação do ensino médio brasileiro e a reversão de índices elevados de reprovação e abandono, que giram em torno de 22% no país. De acordo com a coordenadora de Ensino Médio na Secretaria de Educação Básica do MEC, Sandra Regina Oliveira Garcia, o Brasil tem pela frente grandes desafios. A proposta em elaboração no MEC traz para o país elementos das Diretrizes Curriculares Nacionais que já estão sendo colocados em prática pelo Estado do Rio Grande do Sul na reestruturação curricular do Ensino Médio desde 2012, iniciativa considerada “corajosa” pela coordenadora do MEC.
Entre as ações em estudo no Ministério e que devem ser pactuadas com os secretários de Educação estão a ampliação do Programa Ensino Médio Inovador (Pro EMI), que destina recursos para a materialização de ações pedagógicas de que qualifiquem a aprendizagem, o desenvolvimento de uma base nacional de currículo, criação do PAR Ensino Médio, com destinação de recursos para qualificação de espaços escolares e equipamentos, como laboratórios e novas estratégias voltadas à formação de professores, de gestores e de funcionários de escolas.
O assunto foi tema de reunião realizada nesta sexta-feira (7) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com a participação de técnicos e gestores de escolas e da Seduc, incluindo o secretário Jose Clovis de Azevedo e a secretária-adjunta Maria Eulalia Nascimento.

Base nacional de currículo
Sandra Garcia frisa que o Brasil precisa de uma unidade, o que não significa currículo único ou currículo mínimo a todo o país. De acordo com a coordenadora, em setembro o MEC lançará o Documento-base dos Direitos à Aprendizagem e ao Desenvolvimento dos alunos, que será a base nacional do currículo, ou seja, o que, de norte a sul do país, o aluno deve aprender. A partir deste documento, secretarias estaduais e escolas terão autonomia para definir suas matrizes curriculares. “O Brasil tem muitas diversidades, e o currículo é que precisa definir a formação de professores, a elaboração do material didático, o modo de avaliação”, explica a Doutora em Educação.
Dos 10,3 milhões de jovens entre 15 e 17 anos, 5,3 milhões estão no Ensino Médio, indicando que quase 50% dos jovens com idade de frequentar esta etapa da educação básica estão fora dela. Quase 30% ainda estão no Ensino Fundamental e o restante, fora da escola. No Rio Grande do Sul, cerca de 50 mil jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola.
 
Fonte:SEDUC
Mestre vai disputar Etapa Regional dos JERGS
Aconteceu hoje a etapa municipal dos JERGS Modalidade Basquetebol junto ao Ginásio Municipal de Esportes de Bento Gonçalves.A Escola  Mestre Santa Bárbara ficou em primeiro lugar vencendo  A Escola Dona Isabel por 14x10. Acompanharam os alunos os professores de Educação Física Valesca Tesser e Julio Audibert.
Amanhã serão realizados os jogos de FUTSAL junto ao Ginásio do SESI,de manhã categoria Juvenil feminino entre as Escolas Mestre, IFRS, Imaculada Conceição,Dona Isabel, Cecília Meireles e Bom Retiro. A tarde disputam feminino e masculino na Categoria Infantil das escolas, Bento, Imaculada Conceição,Mestre, Luiz Fornazier e Angelo Salton.
No próximo dia 17 na Escola Mestre acontecerão os Jogos de Voleibol e no dia 20 no Ginásio do SESI acontecem os Jogos de Futsal Juvenil Maculino.Os JERGS estão sendo organizados pelo Assessor Pedagógico da 16ª CRE Ivanês Zapazz.
Professor Julio e equipe do Mestre


  

Professora Valesca e quipe do Dona Isabel

sexta-feira, 7 de junho de 2013

 

Segue capacitação para o Censo Escolar 2013

Segue a  capacitação para o levantamento do Censo da Educação Básica 2013, ontem(6) foram as  Escolas Estaduais de Ensino Médio e hoje(7) a de Ensino Fundamental. A capacitação está sendo ministrada pela assessora Sandra Josende a qual destaca que mesmo quem realiza o Censo há bastante tempo deve se atualizar pois o sistema está sempre sendo renovado.
O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação.A coleta de dados irá até o dia 31 de julho através do endereço eletrônico:


Escolas Estaduais de Ensino Médio

Escoldas Estaduais de Ensino Fundamental

 

 
 
AGENDA:

Acontece hoje em Nova Prata a Etapa Intermunicipal da CONAE envolvendo os municípios de Protásio Alves, André da Rocha, Guabiju, São Jorge, Paraí,Nova Araça, Nova Bassano, Vista Alegre do Prata e Guaporé.
Amanhã a Conae intermunicipal será realizada em Serafina Correa envolvendo os municípios de Montauri,Dois Lajeados e São Valentin do Sul.
Os dois eventos serão acompanhados pelo Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno e assessores pedagógicos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

16ª CRE participa da Assembléias

do Orçamento Estadual

Ontem(06) a 16ª CRE esteve presente na Assembléia para Construção do Orçamento Estadual na cidade de Paraí. Durante a assembléia o Coordenador Administraivo Edson Stringuini fez a prestação de contas as Escolas Estaduais da Cidade quanto aos investimentos feitos em 2012.
 

Sistema Estadual de Participação conquista

1º lugar em Prêmio da ONU

Votação de Prioridades atingiu maior média de participação nos últimos dois anos, com mais de um milhão de votantes em cada edição .
O Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã, instituído pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em conjunto com a sociedade civil, foi premiado pela ONU, através do Prêmio das Nações Unidas ao Serviço Público. O Sistema obteve o primeiro lugar para a região da América Latina e o Caribe, na categoria 3, dirigida a "melhorar a participação cidadã nos processos de decisões públicas através de mecanismos inovadores".
A experiência do Sistema Estadual de Participação foi inscrita na premiação através de apresentação feita pela Secretaria Geral da Presidência da República, em dezembro de 2012. Um dos critérios do programa é que a inscrição deve ser feita por instituição distinta da que coordena o projeto, ou seja, não pode haver auto-nominação para o processo. Na segunda fase de avaliação, feita em fevereiro deste ano, foram apresentadas, por diferentes instituições, Cartas de Referência avalizando as iniciativas implementadas pelo Sistema no Estado. Todas as informações foram avaliadas pelo Comitê de Especialistas em Administração Pública das Nações Unidas.

O Prêmio Nações Unidas ao Serviço Público é o mais prestigiado reconhecimento internacional à excelência no serviço público. São premiadas as contribuições criativas de instituições do serviço público que promovem a melhoria e eficiência da administração pública nos países em todo o mundo. Através de um concurso anual, o Prêmio da ONU destaca o papel, o profissionalismo e dá visibilidade ao serviço público.

"Recebemos este prêmio como um reconhecimento a todos que se empenham, tanto no Governo quanto na sociedade civil, em construir o Sistema de Participação. Desde o início da gestão, trabalhamos em conjunto, concebendo nesta ideia uma proposta generosa, que atualiza e reúne em rede as inúmeras iniciativas participativas existentes no estado, tendo como foco a construção, a defesa e o aperfeiçoamento das políticas públicas", afirma o secretário do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã
O Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã começou a ser construído no início da atual gestão do Governo do Estado, com o objetivo de integrar e modernizar as iniciativas de aprofundamento da democracia nas decisões da administração pública. Formado por quatro instâncias: Decisões Orçamentárias, Controle Social, Diálogos Sociais e Participação Digital, integra as ações do governo junto à participação da sociedade civil, através dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e Conselhos Setoriais de Direitos (veja o detalhamento no organograma em anexo).

Todas as dimensões são perpassadas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), que constituem uma agenda social mundial de direitos humanos básicos estabelecida no ano de 2000 pela ONU, com prazo para serem contemplados através de metas e indicadores até 2015. A organização do Sistema e suas atribuições foram normatizadas através do decreto 49.765, assinado pelo governador Tarso Genro no final de 2012.

Entre as secretarias estaduais, estão reunidas no Sistema Estadual de Participação popular e Cidadã: o Gabinete do Governador e Secretaria Geral de Governo, com o Gabinete Digital, a Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com o Conselhão (CDES), O Gabinete do Vice-Governador, com o Programa de Combate às Desigualdades Regionais, o Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Casa Civil e a Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, com o PPA Participativo e o Ciclo do Orçamento, que integra Orçamento Participativo e deliberação direta através da Votação de Prioridades. Em 2011 e 2012, a Votação atingiu a maior média de participação desde que foi criada, sob a denominação de Consulta Popular, com mais de um milhão de votantes em cada ano, em todo o estado.

Em consonância com os ODMs, a ONU dedica-se a promover a troca de experiências, idéias e melhores práticas em matéria de inovações na governança e na administração pública, a fim de contribuir para o desenvolvimento social, crescimento econômico e proteção ambiental. A própria Assembleia Geral reiterou, em sua resolução 57/277, que deve ser dada ênfase especial à troca de experiências relacionadas com o papel da administração pública na implementação das metas acordadas internacionalmente, incluindo os contidos na Declaração do Milênio. Na resolução 50/225, também destacou a importância de reforçar a cooperação internacional no campo da administração pública.

Premiação - A cerimônia de premiação, promovida pelo Fórum das Nações Unidas para o Serviço Público, acontecerá nos dias 24 a 27 de junho em Manama, no Bahrein. O tema da cerimônia deste ano prioriza "Tranformação e Inovação Governamental: criando um futuro melhor para todos". O Fórum é organizado pelo Departamento das Nações Unidas de Assuntos Econômicos e Sociais (DESA), Divisão para Administração Pública e Gestão do Desenvolvimento (DPADM), em parceria com a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero eo Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Comissão Econômica e Social das Nações Unidas para a Ásia Ocidental (ONU ESCWA).

As informações completas e a relação de todos os premiados podem ser obtidas no site oficial do órgão da ONU: www.unpan.org/unpsa.
Fonte: SEPLAG
 16ª CRE entrega novo mobiliário para Educação Infantil

A Escola Estadual de Ensino Fundamental São Valentim recebeu ontem novo mobiliário para os alunos do jardim A e B. As classes e cadeiras tem mais ergonomia e tem modelo próprio para a estatura das crianças. A turma tem 12 alunos e são atendidos pela professora Gisele Gislaine Ribeiro de Oliveira.Mais escolas serão contempladas entre elas:
 



 

Mobiliário adequado agrada as crianças

Equipe da 16ª CRE Iria Daltoé e o Diretor Administrativo Edson Stringuini entregando simbolicamente o novo mobiliário com a professora Gisele
 
 

quarta-feira, 5 de junho de 2013

16ª CRE realiza encontro de capacitação

para o censo escolar 2013

Nesta semana a 16ª CRE realizou três encontros de capacitação para o levantamento do Censo da Educação Básica 2013. A capacitação foi ministrada pela assessora  Sandra Josende a qual destaca que mesmo quem realiza o Censo há bastante tempo deve se atualizar pois o sistema está sempre sendo renovado. 
O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação.A coleta  de dados irá até o dia 31 de julho através do endereço eletrônico http://educasenso.inep.gov.br.
 
Encontro de capacitação das Secretarias Municipais de Educação

 
 
Capacitação das Escolas Estaduais do Ensino Médio

Capacitação das Escolas Particulares

Calendário