quarta-feira, 28 de maio de 2014

Casa Cheia no encontro do Comitê de Mobilização Social pela Educação



Texto e Imagens: Eliana Passarin
Com o auditóirio do CIC-Centro da Indústria e Comércio de Bento Gonçalves lotado, aconteceu na noite de hoje(28) um encontro ampliado do Comitê de Mobilização Social pela Educação, com o objetivo de divulgar as ações do mesmo, bem como a posssibilidade de adesão de mais entidades e atores da sociedade.
Representando o Comitê, o Juiz Rudof Reintz abriu os trabalhos explicando os objetivos do Movimento Todos Pela Educação, proposto pelo Ministério da Educação, evidenciando que a educação é um componete para melhorar todos os aspectos da sociedade e que é compromisso e “diz respeito a todos nós”. Rudolf ainda destacou as atividades e ações que já vem sendo desenvolvidas na cidade pelas instituições e entidades, como o trabalho do Pelotão Curumin do Exército, do MP através da Associação EDUCARE, e da Patrulha Escolar feita pela Brigada Militar. “Faço aqui um chamamento para um engajmento maior da sociedade na melhoria da educação como um todo”, disse Rudolf.

Juiz Rudolf   falou em nome do Comitê

O Comitê apresentou um vídeo institucional do MSPE, demonstrando o altos índices de reprovação e não aproveitamento por parte dos alunos nas escolas do país, preocupação da SEDUC-RS, que tem em um de seus pilares de gestão a avaliação emancipatória e a construção de um ensino voltado as reais necessidades dos alunos como estratégia de formar cidadãos conscientes e atuantes para a construção de uma sociedade melhor.
Ainda representando o Comitê, a Diretora da Escola Estadual Anselmo Luigi Piccoli, Tania Ducatti Sasso, falou sobre a escola pública, suas competências e atribuições, afirmando que a educação é compromisso de todos mas a efetiva aprendizagem é papel da escola.
“A escola deve ser um espaço acolhedor, deveria ser o lugar mais bonito de uma cidade, pois lá nossas crianças e jovens passam a maior parte de suas vidas e suas expectativas são muito grandes e diversificadas”. A diretora ainda salientou que é decisiva a forma como se faz o acolhimento e isso é compromisso de todos, através da segurança, da saúde e  da alimentação e  que se dá em toda a rede de atenção. “ A educação é um compromisso social”, disse Tania.
"A educação é um compromisso social ", disse a Diretora Tania

O evento ainda contou com a palestra da Assistente Social Tania Comim, que fez um balanço de como eram as famílias e a sociedade, com a conjuntura atual, e toda  sua gama de diversidades e desafios. As vulnerabilidades e as sobrecargas impostas pela sociedade de consumo e o papel fundamental que os pais tem no acompanhamento e formação dos filhos.
O Comitê que poderá ser ampliado com as entidades que participaram do encontro, estará cumprindo agenda nas escolas estaduais e municipais levando assuntos para o debate conforme as necessidade apontadas pela comunidade escolar.
Participaram do evento:
Judiciário, 16ª CRE, SMED, MP, Educare, Escolas Estaduais e Municipais, CEACRIS, Policias Civil e Militar, Pelotão Curumim, OAB, CIC, CPMS , Conselhos Escolares e Imprensa.
 
Comitê Municipal

SAIBA MAIS:

Uma sociedade se torna uma nação quando é capaz de responder aos desafios postos pela história. No caso da educação, uma das grandes tarefas da democracia é fazer desse serviço um bem público, entendendo-se que, somente quando for oferecida com a mesma qualidade em qualquer escola do País será possível dizer que nessa sociedade existe educação pública.
Quando a sociedade incorporar a educação como valor social e se mobilizar para que todos e cada um dos brasileiros tenham educação de qualidade será possível responder a esses desafios. Essa é a razão para o chamado feito pelo Ministério da Educação aos diversos segmentos sociais para que participem do esforço pela implementação do PDE em prol da melhoria da educação brasileira.

Foco da Mobilização

•  Famílias: pais, mães e responsáveis por alunos das escolas públicas da educação básica crianças
•  Conselhos Escolares
•  Escolas:diretores, professores, coordenadores, demais profissionais)

Prioridades para a mobilização
•  Comunidades no entorno de escolas com os mais baixos IDEB
• Municípios considerados prioritários pelos seu baixo IDEB e periferias das capitais e grandes cidades;

Lógica da Mobilização

•   Atividades: resultados da leitura das diretrizes do Plano de Metas do PDE
•   Atores-chave: lideranças dos diversos segmentos sociais e voluntários (mobilizadores)
•   Público a ser mobilizado:
-  famílias e comunidade
-  escolas e conselhos escolares
-  órgãos de controle e proteção à criança e ao   adolescente


Estratégia da Mobilização

•    Abertura de novas frentes
•    Capacitação de mobilizadores em oficinas e definição de Planos de Ação
•    Capacitação de Multiplicadores     para formação de novos mobilizadores locais
•    Lançamentos do Plano de Mobilização
•    Criação de Comitês de Mobilização
•    Monitoramento das ações planejadas
•    Divulgação e disseminação das ações realizadas
•    Formação da rede de mobilizadores

Instrumentos da Mobilização
•    Plano de Mobilização
•    Manual
•    Oficinas
•    Cartilhas, panfletos e cartazes
•    Indicadores de monitoramento das atividades


Fonte:MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário