segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Educação pública estadual é destaque no IDEB 2013

Imagem: Eliana Passarin
Depois de quase  quatro anos de trabalho é uma notícia muito positiva, diz o Coordenador da 16ª CRE sobre o salto dos índices do IDEB 2013, passando da 11ª colocação para a 2ª colocação entre as redes estaduais do país.
Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno
"Isto é um esforço coletivo que envolve o sistema como um todo, deve-se as políticas implementadas pela gestão atual, principalmente  pelos trabalho dos professores e das equipes diretivas, pelos altos investimentos na formação profissional, das novas tecnologias da educação e a nova proposta curricular que teve como foco maior a pesquisa", afirmou Ceccagno.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013 foi divulgado na  última sexta-feira (5) pelo Ministério da Educação (MEC) indicando melhoria da educação da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul nos três níveis avaliados. Ao serem analisados os dados referentes às redes estaduais brasileiras, nos Anos Iniciais, o Ideb passou de 5,1, em 2011, para 5,5 em 2013; nos Anos Finais, de 3,8 para 3,9; e no Ensino Médio, que passou de 3,4 para 3,7 em 2013. Este é o melhor IDEB da rede estadual desde a criação do Índice, em 2005. Com os resultados de 2013, o Ensino Médio da rede estadual saltou oito posições, passando do 10º para o 2º lugar entre as redes estaduais brasileiras. Na nota de Proficiência - provas de língua portuguesa e matemática – o desempenho dos estudantes estaduais conquistou o 1º lugar, com nota 4,72.Nos Anos Iniciais, a rede estadual do RS alcançou a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2015. Nos Anos Finais, ao analisar o indicador relacionado ao resultado da prova, atingimos o 2º lugar no país (Nota 5,07).Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, o secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou que a melhoria reflete o resultado da reestruturação curricular, pois foi obtido um significativo aumento na taxa de aprovação, passando de 66,3% em 2011 para 73,5% em 2013, com destaque para o 1º ano do Ensino Médio, que aumentou 9,5%. Azevedo ressalta que os resultados positivos também se devem  a investimentos crescentes na educação estadual como a  recuperação de espaços físicos de escolas, mais recursos para equipamentos e mobiliário, maior investimento na formação de professores e modernização tecnológica da rede. A reestruturação curricular na rede estadual também foi feita nos anos iniciais do Ensino Fundamental.Criado pelo Ministério da Educação, o IDEB é calculado bienalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com cálculo a partir da combinação de dois fatores: desempenho dos alunos e rendimento escolar.
 Grandes investimentos em formação continuada de professores contribuiu para elevação dos índices do IDEB
 
 
RX DA 16ª CRE
 
77 ESCOLAS
33 ESCOLAS COM ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO
MAIS DE 25 MIL ALUNOS
MAIS DE 1800 PROFESSORES
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário