quarta-feira, 10 de setembro de 2014

IDEB 16ª CRE: : escolas da região com 100% dos índices acima das metas projetadas

Imagens: Eliana Passarin
O Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno reuniu na tarde de ontem(09), toda equipe da Coordenadoria que atende vinte e cinco municípios e setenta e sete escolas, para falar de vários assuntos entre eles deu destaque para on índices positivos do IDEB-2013. Ceccagno destacou a crescente evolução dos índices resultado de políticas públicas como O PNAIC-Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa,  o empenho das equipes diretivas e professores e  os altos invetimentos em qualificação e infraestrutura.
Os índices saltaram de 4,2 em 2005 para 5,3 em 2013, estes resultados são muito positivos o que demonstra que estamos no caminho certo, "quero no entanto destacar, que este é apenas um dado e não queremos reduzir  apenas a um simples resultado, mas enaltecer todo processo, disse o Coordenador, que também lembrou das escolas que mesmo abaixo da meta, conseguiram subir seus índices significativamente, o que muitas vezes é mais importante do que as escolas que estão acima da meta mantendo seus índices. "Destaco muito o trabalho diário dos professores, das direções, sua dedicação para que a escola estadual tenha dado este salto de qualidade".
 

Coodenador apresentou resultados positivos fruto do trabalho coletivo
 
O Ensino Médio também foi tema da reunião, com comemoração  dos resultados de 2013, que  saltou oito posições, passando do 10º para o 2º lugar entre as redes estaduais brasileiras. Na nota de Proficiência - provas de língua portuguesa e matemática – o desempenho dos estudantes estaduais conquistou o 1º lugar, com nota 4,72, informou o Cordenador.
A 16ª CRE parabeniza todas suas escolas, professores, direções, alunos pelo desempenho e agradece o empenho de todos para que estes resultados se tornassem realidade. Preliminarmente um dos maiores índices( 4º/5º ano) do estado, estão em Bento Gonçalves na Escola Estadual Cavalheiro José Farina com índice 7.3, quando a meta era de 4.9, e em Nova Prata no Instituto Estadual Tiradentes o que é comemorado pela escola e pela 16ª CRE.
 



 





SAIBA MAIS:
 
O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, destacou que a melhoria reflete o resultado da reestruturação curricular, pois foi obtido um significativo aumento na taxa de aprovação, passando de 66,3% em 2011 para 73,5% em 2013, com destaque para o 1º ano do Ensino Médio, que aumentou 9,5%. Além disso, Azevedo ressalta que os resultados positivos também se devem à introdução da pesquisa no currículo escolar, a investimentos crescentes na educação estadual – recuperação de espaços físicos de escolas, mais recursos para equipamentos e mobiliário, maior investimento na formação de professores e modernização tecnológica da rede. A reestruturação curricular na rede estadual também foi feita nos anos iniciais do Ensino Fundamental
 
FATORES:
 
Os fatores que elevaram o desempenho do Ensino Médio do Rio Grande do Sul no Ideb:
— Reforma no currículo, com o acréscimo de 600 horas, o que aumentou o tempo de permanência em sala de aula— Incentivo à pesquisa, o que entusiasmou os alunos e, por extensão, os professores— Investimento na formação e no aperfeiçoamento dos professores e trabalhadores das escolas— Maior atendimento à educação infantil, o que deve ter influenciado no desempenho do Ensino Fundamental e do Ensino Médio— O simples fato de dar atenção ao Ensino Médio, reconhecendo que era precário, motivou professores e alterou a situação— Redução de 1,7 pontos nos índices de evasão dos alunos— Programa Província de São Pedro, que distribuiu tablets e netbooks para alunos e professores
 
IDEB
Criado pelo Ministério da Educação, o IDEB é calculado bienalmente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com cálculo a partir da combinação de dois fatores: desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e rendimento escolar (taxa de aprovação). Fazem prova para composição do IDEB dos anos iniciais todos os estudantes do 5ºano e, dos anos finais, do 9º ano. As provas do Ensino Médio são realizadas por amostragem, por escolha aleatória feita pelo Inep.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário