quarta-feira, 5 de junho de 2013

São Jorge sediará Etapa Regional do JERGS 2013


A 16ª CRE através do Assessor Pedagógico Ivanês Zappaz realizou ontem(04) uma reunião entre Secretaria de Educação e de Esportes de São  Jorge onde ficou definido que a Etapa Regional na Modalidade Futsal  dos JERGS 2013 sera realizada pela primeira vez na cidade.
Segundo Zappaz a receptividade,a motivação e a organização de São Jorge para receber a Etapa Regional demonstra a qualidade com que os Jogos serão realizados. Participaram da reunião a Secretário de Educação Ivanir Pallo Didoné e o Secretário de Esportes Joni Cunico  o professor de Educação Física Claiton Buffon e da Diretora da Escola Estadual Pedro Nunes da Silva Neusa Rigotti Galvan.
Os jogos serão realziados em 4 ginásios da cidade nos dias 14 e 16 de agosto e vai movimentar aproximadamente 400 alunos.
Professor Ivanêz Zappaz responsável pelos JERGS 2013
 

Mostra Cultural alemã foi sucesso no Mestre

Com uma grade participação dos alunos e da comunidade escolar aconteceu no último dia(24) a Mostra Cultural Alemã na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara fazendo parte das atividades do Ensino Médio Politécnico. Todos os professores estiveram envolvidos no processo disse a equipe da escola ."A Mostra Cultural Alemã  foi uma oportunidade para conhecer a cultura, as tradições, as qualidades ou atributos que são inerentes aos alemães. Em 2013 e 2014, comemoramos o ano da Alemanha no Brasil, por isso faz-se necessário e importante conhecer o papel deste povo na ocupação do país, bem como as tradições e os costumes deixados como legado para as gerações futuras, justificou o projeto.
Dentre os objetivos do projeto destaca-se:
Possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico;Ampliar a oportunidade de criação e maior espontaneidade, explorando a capacidade individual e nos grupos. Valorizar a cultura através das danças, músicas, comidas típicas e outras atividades;Desenvolver ritmo e compasso de (música, dança e outras atividades)Promover um evento que integre de forma saudável, alegre e harmoniosa comunidade e escola.

Atividades desenvolvidas e professores responsáveis:
* 11 e 12 N –Profes: Élida, Andréia, Silmara D. e Silmara A.(arquitetura, danças, culinária, arte, estrutura familiar e curiosidades)
* 21N e 21NE3 – Profes: Josiane, Janete e Rosemari (Colonização alemã no Brasil)
* Etapa 4 – Profes: Giovanni e Rosângela (A tecnologia alemã)
* Etapa 5 e 6 – Profes: Rita e Ailton (O processo histórico das migrações alemãs e sua influência nos grandes eventos mundiais)
Imagem cedida pela Escola
 

Justiça Restaurativa


Colégio Landell aplica dinâmica de Processo

Circular para mediar conflitos


Texto e fotos:Eliana Passarin
 
Após a qualificação de 40 profissisonais da área de educação, saúde, assistência social, Ministério Público, Judiciário, Brigada Militar, promovido pela Associação EDUCARE de Bento Gonçalves e Ministério Público/Promotoria da Infância e Juventude, os frutos começam a ser colhidos nas  Escolas da Rede Estadual.O curso preparou profissionais para atuarem como agentes da Justiça Restaurativa com duração  de 40 horas tendo sido ministrado pela especialista no assunto Monica Mumme.
"Trabalhar a resolução de conflitos na perspectiva da Justiça Restaurativa significa incluir a todos para participarem como sujeitos de direito, que podem e devem expressar suas opiniões nos temas que lhes afetam e, portanto, se responsabilizam por acordos que restaurem as relações rompidas. O processo ensina outras formas para a convivência e cria condições para que a Cultura da Paz seja norteadora das relações humanas"  diz Monica  Mumme .
O curso capacitou através da técnica do  Processo Circular o qual está sendo aplicado no Colégio Landell de Moura através dos professores Guardiões do Círculo Rodrigo Antônio Rigon e Jania Genher. A representante da 16ª CRE Elda Falcade que também realizou o curso avalia que a Justiça Restaurativa é uma medida facilitadora especialmente nas escolas para resolver conflitos,destaca a importância do Objeto da Palavra na dinâmica pois ela da vez e votos a todos de forma igualitária.
Para o Promotor da Infância e Juventude de Bento Gonçalves Dr.Élcio Resmini de Meneses as escolas têm o desafio e a necessidade de buscar alternativas para refletir sobre o que a sociedade lhes impõe diariamente."As práticas restaurativas, na proposta de processos circulares, onde todos têm a oportunidade de falar e ouvir, é o mecanismo possível de contribuir com o espaço social escolar, naquilo que trata das relações humanas e de seus necessários conflitos",diz o Promotor. 
Processo Circular
"Em apenas duas semanas da aplicação do método já estão sendo sentidos os resultados na turma e na escola afirmaram os responsáveis. "Saimos do diálogo apenas, para a ação",diz o Guardião Rodrigo.
O método faz com que os alunos encontrem as soluções dos conflitos na sala de aula,refletindo sobre seus atos, melhorando o coletivo. Para a professora da turma onde  foi aplicado o trabalho Rosalina Morbini a mesma afirma: "senti que não existe só o aluno pensante,mas um ser humano,eles também perceberam que não existe só um professor mas um ser humano,caem as máscaras,os clichês,aparecem as vulnerabilidades."Existem pessoas  nos dois lados,professor e aluno,aproximou as relações."Sugiro que se faça o círculo com toda a escola, professores, funcionários e alunos".
Professora Rosalina "método serve para que a gente se perceba como seres humanos".
O professor Rodrigo afirma "sabemos que as pessoas são indivíduos mas não os sentimos e este método nos proporciona isso".
Segundo relatos da  equipe a professora conselheira da turma Roberta Dal  Corso fez um levantamento de pontos positivos das atividades da escola e a realização do Círculo foi o mais apontado pelos alunos.
 
A diretora do Colégio  Vanise Lúcia Somensi Marconi diz acreditar na Justiça  Restaurativa, agradeceu a EDUCARE por proporcionar o Curso e a 16ª CRE pelo apoio aos projetos que estão  sendo desenvolvidos na Escola.
 
Guardião do Círculo professor Rodrigo e a Diretora Vanise

Alunos  entusiasmados com as mudanças

Para a aluna Tuany Andressa da Silva de 15 anos "o círculo foi muito legal,porque  mudou o respeito entre os alunos e professores,temos mais dedicação na sala de aula"





Respeito palavra destacada pela  aluna Tuany
 
"Diminuiram os conflitos pois meche com os sentimentos,estamos mais unidos disse  a aluna Jaqueline Santos de Matos de 15 anos.
 
União  disse Jaqueline
 
"Passamos a compreender mais os professores,fortalecemos as amizades e os trabalhos em grupo", disse o jovem Hudson Leal Fernandes de 16 anos.
 
Amizade reforçada disse Hudson

Educare

Para a Presidente da Educare Renata Rigon Cimadon o  "círculo é um processo estruturado para melhorar a comunicação entre as pessoas, a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e a resolução de conflitos de forma mais eficiente. Através dele criamos um espaço na busca do nosso melhor, de estar presente como um ser humano por inteiro, construindo um novo modo de estarmos juntos".
"Está sendo muito prazeroso para a Associação Educare poder proporcionar a formação em Justiça Restaurativa e a continuidade para o fortalecimento do grupo formado. Através da prática do círculos, podemos observar mudanças nos relacionamentos. Essa é a transformação que queremos e precisamos para este mundo: pessoas mais humanas, que possam construir relacionamentos saudáveis" diz a presidente.
Presidente da Educare Renata Rigon Cimadon
 
Segunda(3) aconteceu a reunião da diretoria  e da Rede EDUCARE para cumprir a seguinte pauta: Encaminhamento de projetos para a captação de recursos em benefício das escolas municipais e estaduais, Encontros Mensais sobre Justiça Restaurativa e o III Seminário Nacional Sobre Cultura da Paz, que será realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
A ONG  EDUCARE tem como missão estimular a Cultura da Paz, no ambiente da educação para crianças, adolescentes e educadores, favorecendo a comunicação de estratégias (reunindo pessoas, formando lideranças) e ferramentas (atitudes, palavras, pessoas) que garantam a melhoria da qualidade de vida das pessoas.



 
Reunião da diretoria e da Rede Educare

terça-feira, 4 de junho de 2013


Politécnico:
Gincana diária para
melhorar a Escola

O Colégio Estadual Landell de Moura está realizando uma atividade diferenciada para o Projeto do Seminário Integrado parte integrante do Ensino Médio Politécnico que está sendo implantado nas Escolas da Rede Estadual de Ensino. Uma Gincana fazendo parte do projeto “A Escola que eu Quero” envolvendo os três turnos e todas as turmas será a atividade do 2º Trimestre. A Gincana iniciou no dia 03 de junho e irá até o dia 10 agosto tendo diariamente as turmas que cumprirem tarefas que dizem respeito ao dia a dia da escola evidenciando os valores dentro do ambiente escolar. Os professores que fazem parte da comissão organizadora da Gincana afirmam que a atividade tem como objetivo resgatar valores na escola e através de pontuação diária vai se formando uma rede de auto organização e cobrança dos próprios colegas  em relação a itens como pontualidade,conservação do patrimônio,uniforme,limpeza das salas de aula,frequência entre outros itens.A Gincana que é diária,terá alguns pontos de maior culminância que será no dia 09  de julho com uma palestra junto ao Salão da Comunidade São José do Bairro Fenavinho e tem como tarefa levar o  maior número de pessoas da comunidade para participar do momento de reflexão. Dentre outras tarefas está a edição de um Jornal da Escola  e a confecção de uma Catapulta. Uma das tarefas que está movimentando a escola é o “Recreio Atrativo”,onde cada turma diariamente é responsável  por realizar atividades que envolvam os alunos de forma criativa e divertida no intervalo escolar.“Estamos utilizando o lúdico para que a Escola fique melhor”,destacaram os professores responsáveis pela Gincana. O Ensino politénico está sendo um desafio dizem os professores “estamos aprendendo junto com os alunos”.
Comissão Organizadora:Professores Rodrigo Antônio Rigon(Física),Roberta Dal Corso(Geografia),Marina Rampon(Matemática) e Celso Panno(Português)

 

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Boas práticas será tema de Encontro Regional


Acontece no próximo dia 27 o Encontro Regional para apresentação das Boas Práticas do Curso Normal. O evento que acontecerá no Instituto de Educação Cecília Meireles se dará através do Intercâmbio entre o Instituto de Bento e o Instituto Estadual Tiradentes de Nova Prata.

 

Rede estadual vai aderir ao

Projeto Aluno Integrado do MEC

Alunos de turmas do 1º ano do Ensino Médio Politécnico da rede estadual de educação poderão qualificar-se em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), por meio de parceria estabelecida entre os governos federal e estadual. O Projeto Aluno Integrado, do Ministério da Educação (MEC), oferecerá 1,6 mil vagas, a serem distribuídas pelas escolas de Ensino Médio das 30 Coordenadorias Regionais de Educação, em curso de Educação a Distância pela plataforma/ambiente educacional e-proinfo/MEC. Os critérios para ocupação das vagas incluem proporcionalidade em relação a matrículas e infraestrutura escolar. Edital com o regramento da iniciativa será lançado pela Seduc nas próximas semanas.
Os tutores presenciais serão assessores dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). No Rio Grande do Sul (RS), o curso será coordenado pela Universidade Federal de Santa Maria. Com quatro meses de duração, prevê aulas em quatro módulos: Introdução, Hardware, Sistemas Operacionais e Manutenção de Computadores.
O curso Aluno Integrado tem como tema central educação e tecnologia para um mundo melhor, buscando explorar diferentes perspectivas deste tema em todas as etapas da educação básica. O curso é parte do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado).
Fonte-SEDUC