Acontece no próximo dia 20 o Recreio Interativo
no Colégio Landell de Moura onde os alunos terão a oportunidade de demonstrar suas
habilidades com instrumentos como bateria, baixo, teclado e violão. O fechamento
do projeto será no dia 25 de novembro às
19 horas no Ginásio Municipal de Esportes.
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Colégio Colbachini: Mais obras para qualificar a Educação Pública
Aconteceu ontem(06) a solenidade que deu a ordem de início
para a construção de três novas salas de aula no Colégio Colbachini de Nova Bassano. As obras fazem parte do Programa Brasil Profissionalizado e os
investimentos serão de R$258 765,00. Estiveram presentes no ato solene o Coordenador
da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno e o Coordenador Admnistrativo Edson Stringini. A diretora
Salete Teresinha Cestonaro Bongiovanni disse que a obra é fundamental para
ampliar a oferta do Ensino Profissionalizante e melhorar ainda mais a qualidade
da educação.
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SAIBA MAIS:
O programa Brasil Profissionalizado visa fortalecer as redes estaduais de educação profissional e tecnológica. A iniciativa repassa recursos do governo federal para que os estados invistam em suas escolas técnicas. Criado em 2007, o programa possibilita a modernização e a expansão das redes públicas de ensino médio integradas à educação profissional, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O objetivo é integrar o conhecimento do ensino médio à prática.
O Brasil Profissionalizado leva em consideração o desenvolvimento da educação básica na rede local de ensino e faz uma projeção dos resultados para a melhoria da aprendizagem. Um diagnóstico do ensino médio contém a descrição dos trabalhos político-pedagógicos, orçamento detalhado e cronograma das atividades. O incremento de matrículas e os indicadores sociais da região, como analfabetismo, escolaridade, desemprego, violência e criminalidade de jovens entre 18 e 29 anos também são analisados. MEC
Governo protocola projeto para regulamentar escolas de tempo integral
O Governo do Estado protocolou, nesta terça-feira (05), na Assembleia Legislativa, o projeto de lei que regulamenta as Escolas de Tempo Integral no ensino fundamental da rede pública estadual. A iniciativa tem origem na proposta da deputada estadual Juliana Brizola. Em ato no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro destacou a identidade do projeto desenvolvido pela atual gestão com os ideais defendidos por Leonel Brizola e pelo ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. "Este momento é de celebração e unidade política dessas inspirações. O projeto resgata uma ideia estratégica e coloca o Rio Grande na vanguarda. É uma decisão pioneira", afirmou. O secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo disse que a Secretaria da Educação (Seduc) já iniciou o processo de implantação do turno integral através do Programa Mais Educação em parceria com o governo federal. Das 2.574 escolas da rede estadual, 1.194 já aderiram ao programa. Também informou que o Estado tem estrutura física para atender esta demanda já que a tendência é de que aumente os espaços físicos ociosos em função da queda da natalidade. Além disso, destacou que o governo Tarso Genro segue as estratégias usadas por Leonel Brizola transformando ações e projetos em políticas públicas. “Este projeto tem propriedade e pertinência histórica e social para garantir a escola de tempo integral”, concluiu.
O projeto 69/2012
Regulamenta a oferta do horário integral aos alunos do Ensino Fundamental de forma progressiva, ou seja, em até dez anos, pelo menos 50% das matrículas serão em horário integral, com prioridade para as regiões de maior vulnerabilidade social. A jornada integral nas escolas gaúchas terá turnos de sete horas diárias, com quatro refeições. FONTE:SEDU
O projeto 69/2012
Regulamenta a oferta do horário integral aos alunos do Ensino Fundamental de forma progressiva, ou seja, em até dez anos, pelo menos 50% das matrículas serão em horário integral, com prioridade para as regiões de maior vulnerabilidade social. A jornada integral nas escolas gaúchas terá turnos de sete horas diárias, com quatro refeições. FONTE:SEDU
terça-feira, 5 de novembro de 2013
Provinha Brasil avalia cerca de 3 milhões de estudantes este mês
Os
3 milhões de estudantes matriculados no segundo ano do ensino
fundamental público podem fazer a Provinha Brasil este mês. O exame
avalia as competências de alfabetização, leitura e matemática alcançadas
pelas crianças. As redes e escolas têm autonomia para aplicar e avaliar
os resultados, mas o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), que elabora os testes, recomenda que as provas
sejam respondidas em dias diferentes. A provinha não é obrigatória.
O exame é composto por um conjunto de materiais — cadernos de leitura e de matemática para cada aluno; guia de orientação a escolas, coordenadores pedagógicos e professores sobre a aplicação, a correção e a interpretação dos resultados; matrizes de referência. Esse material foi postado nos Correios entre 7 e 25 de outubro. De acordo com a Coordenação-Geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep, caso as escolas ainda não tenham recebido os conjuntos, devem procurá-los nas secretarias de Educação dos municípios ou nas prefeituras. No caso das redes estaduais, nas secretarias de Educação ou nas regionais de ensino.
Referência — Para orientar escolas e educadores, o Inep elaborou uma matriz de referência para leitura e outra para matemática. Nelas estão descritas as habilidades que o estudante do segundo ano deve ter adquirido nessa etapa escolar.
No caso da avaliação de leitura, a matriz indica que a criança deve, por exemplo, ser capaz de reconhecer letras. No teste, que contém letras e outros sinais gráficos, o aluno deve apontar a diferença. A matriz sugere dez passos na avaliação. Entre os quais, reconhecer sílabas, palavras e frases e localizar uma informação em um texto.
A matriz de alfabetização matemática aborda habilidades do estudante ao associar, comparar, ordenar e identificar figuras geométricas planas e espaciais, comparar e ordenar dimensões. Cada item avalia um tipo de competência alcançada.
Pacto — Para atender ao artigo 9º da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Inep desenvolve um sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil. O artigo 9º diz também que a avaliação do desempenho dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental deve ser feita com aplicação da Provinha Brasil, pelas escolas participantes do pacto, no início e no fim de cada ano. O Inep, ainda de acordo com a portaria, prepara uma análise por amostra dos resultados da provinha ao fim do segundo ano e promove uma avaliação externa, universal, do nível de alfabetização ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
A Provinha Brasil de leitura e letramento, anual, começou a ser aplicada em 2008. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática. Desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo. A página da Provinha Brasil na internet contém as matrizes de referência de leitura e matemática e conta a trajetória do exame. Fonte: MEC
O exame é composto por um conjunto de materiais — cadernos de leitura e de matemática para cada aluno; guia de orientação a escolas, coordenadores pedagógicos e professores sobre a aplicação, a correção e a interpretação dos resultados; matrizes de referência. Esse material foi postado nos Correios entre 7 e 25 de outubro. De acordo com a Coordenação-Geral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do Inep, caso as escolas ainda não tenham recebido os conjuntos, devem procurá-los nas secretarias de Educação dos municípios ou nas prefeituras. No caso das redes estaduais, nas secretarias de Educação ou nas regionais de ensino.
Referência — Para orientar escolas e educadores, o Inep elaborou uma matriz de referência para leitura e outra para matemática. Nelas estão descritas as habilidades que o estudante do segundo ano deve ter adquirido nessa etapa escolar.
No caso da avaliação de leitura, a matriz indica que a criança deve, por exemplo, ser capaz de reconhecer letras. No teste, que contém letras e outros sinais gráficos, o aluno deve apontar a diferença. A matriz sugere dez passos na avaliação. Entre os quais, reconhecer sílabas, palavras e frases e localizar uma informação em um texto.
A matriz de alfabetização matemática aborda habilidades do estudante ao associar, comparar, ordenar e identificar figuras geométricas planas e espaciais, comparar e ordenar dimensões. Cada item avalia um tipo de competência alcançada.
Pacto — Para atender ao artigo 9º da Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, o Inep desenvolve um sistema informatizado para coleta e tratamento dos resultados da Provinha Brasil. O artigo 9º diz também que a avaliação do desempenho dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental deve ser feita com aplicação da Provinha Brasil, pelas escolas participantes do pacto, no início e no fim de cada ano. O Inep, ainda de acordo com a portaria, prepara uma análise por amostra dos resultados da provinha ao fim do segundo ano e promove uma avaliação externa, universal, do nível de alfabetização ao final do terceiro ano do ensino fundamental.
A Provinha Brasil de leitura e letramento, anual, começou a ser aplicada em 2008. Em 2011, o Inep criou a provinha de matemática. Desde 2012, as duas provas são aplicadas no início e no fim do ano letivo. A página da Provinha Brasil na internet contém as matrizes de referência de leitura e matemática e conta a trajetória do exame. Fonte: MEC
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
UERGS: alunos buscam apoio da 16ª CRE para ampliar infraestrutura
Na tarde de hoje(04) o Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno recebeu um grupo de alunos da UERGS Campi Bento Gonçalves com o objetivo de buscar apoio para ampliação dos espaços que hoje estão sendo utiliziados junto ao antigo prédio da Escola Estadual Bento Gonçalves da Silva no centro da cidade.
A aluna Taise Sutil representante dos alunos afirmou que o grupo reconhece a luta do Coordenador da 16ª CRE inclusive na vinda da UERGS para Bento quando da sua criação,por isso decidiram buscar novamente apoio para melhorar a infra-estrutura da mesma. O Coordenador informou que já está buscando através do diálogo com a direção da Universidade espaços maiores para a insitituição. Destacou que mesmo não sendo de responsabilidade da SEDUC mas da Secretaria de Ciência e Tecnologia fez questão de agendar audiência com Reitor Estadual da UERGS para tratar do assunto. O Coordenador informou aos alunos que já existe uma cessão de uso de uma área junto ao Colégio Landell de Moura para a construção de Labortaório de Pesquisas sendo que parte dos recursos já estão disponíveis através do FINEP. Os alunos solicitaram a possibilidade de poderem ocupar mais espaços no atual prédio para abrigar o atual curso de Engenharia de Bioprocessos e o futuro curso de Licenticiatira em Ciências Naturais já aprovado para funcionamento desde que apresente uma infraestrutura maior, exigência feita pelo próprio Conselho Estadual de Educação.
O Coordenador da 16ª CRE comprometeu-se em dialogar com a direção da Escola Bento para ver esta possibilidade reivindicada pelos alunos. "A UERGS é da sociedade, foi uma conquista importante na época para a cidade, portanto, as autoridades locais, devem engajarem-se para que ela permaneça aqui e com condições". "Parabenizo vocês pela luta e podem contar com nosso apoio",disse Ceccagno aos grupo de alunos.
O aluno Rodrigo Mendes Slava oriundo de São Paulo destacou que o Curso de Engenharia de Bio-Processos é uma referência positiva no país, e quem perde caso ela não continue é a cidade e o prórpio estado do Rio Grande do Sul. Os alunos sairam da 16ªCRE em direção à Prefeituira Municipal para levar a reivindicação e buscar apoio. Nos próximos dias estará sendo realizada reunião entre a 16ª CRE e a Direção da UERGS e Coordenação Regional.
Coordenador da 16ª CRE mostrou a Comissão dos Alunos Imagens que deram início a Vinda da UERGS em Bento |
RELEMBRANDO:
quinta-feira, 18 de julho de 2013
Agenda na capital
Ontem(17) á tarde o Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno esteve em agenda na capital com o Reitor da UERGS Fernando Guaragna Martins, com o objetivo de buscar alternativas para qualificar os espaços do Campi Bento Gonçalves e avaliar a situação atual da mesma. (Imagens Edson Stringhini)
Audiência na UERGS
MESTRE realiza Mostra das Regiões Brasileiras
Acontece no próximo dia 14 junto a Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, a "MOSTRA REGIÕES BRASILEIRAS", a mesma é um projeto realizado pelos alunos do 2º ano do ensino médio e visa aprofundar o conhecimento do clima, relevo e costumes das diversas regiões de nosso País. Para a apresentação das regiões serão montados standes no pátio da escola e haverá apresentação de danças típicas no ginásio da escola.
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