terça-feira, 23 de julho de 2013

Secretário Azevedo avalia Seminário Internacional

 

O secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, fez na manhã desta segunda-feira (22) uma avaliação do Seminário Internacional de Educação – Concepções e Sentidos da Educação, que aconteceu na quinta e sexta-feira (18 e 19) na Capital e no interior do Estado através de videoconferência. Para Azevedo, três pontos importantes devem ser destacados: o uso das novas tecnologias, o número de participantes e a consolidação do debate sobre a reestruturação curricular do Ensino Médio. Segundo ele, a inovação da transmissão online com plena qualidade possibilitou uma nova perspectiva de envolvimento e de um número cada vez maior da participação dos educadores, que neste evento chegou a aproximadamente 12 mil, sendo 1.500 presenciais no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e 11.500 distribuídos nos 54 pontos descentralizados de transmissão.
Com relação ao debate da reestruturação do Ensino Médio, Azevedo ressaltou que o Seminário proporcionou o debate em outro patamar, não mais em cima das dúvidas sobre a necessidade da reestruturação, mas sobre a discussão de como aprofundar e de como garantir o sucesso das mudanças em benefício dos educadores com a melhoria da qualidade de Ensino tanto no Ensino Médio Politécnico quanto na Educação Profissional Integrada. “Em relação às questões específicas debatidas, ficou bastante evidente a pertinência da aplicação dos conceitos de politecnia, interdisciplinaridade e avaliação emancipatória. Praticamente todos os palestrantes abordaram os temas no contexto de suas falas, ficando também evidente que os próximos passos do Ministério da Educação serão a implantação das mudanças no Ensino Médio em todo o país com as mesmas referências teórico-práticas da reestruturação na rede pública estadual do Rio Grande do Sul”, avaliou. O secretário também informou que em 30 dias estará disponível no novo site da Secretaria, a gravação de todo o evento. Além disso, a gravação será disponibilizada em DVD para as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que poderão repassar para as escolas e professores interessados.
A apresentação dos painéis ocorridos durante o seminário, já estão disponíveis para download no link abaixo.
Certificação
Para os participantes que não retiraram o certificado, o mesmo estará disponível ainda esta semana, mediante apresentação do crachá com os registros de 75% de presença. Para os participantes da Capital, o certificado deverá ser retirado na sede da Secretaria no Departamento de Logística (DLS), também com o crachá. Os educadores do interior deverão procurar suas respectivas Coordenadorias
.
 
Apresentações Seminário Internacional

Fonte:SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário