terça-feira, 18 de novembro de 2014

Escola São Valentin realiza Projeto na Semana da Consciência Negra

Imagens: Eliana Passarin
Estivemos na Escola Estadual São Valentin, na manhã de hoje(18) prestigiando a culminância do Projeto: Semana da Consciência Negra desenvolvido de forma interdisciplinar e transversal coordenado pela professora Solana Côrrea, com a palestra do Bailarino e Coreógrafo Moacir Côrrea, que abordou temas como cultura, religião, costumes e ainda á pedido dos alunos deu uma palinha da sua arte, que é a dança.
Professora Solana  emocionada ao falar do  do tio Moacir
O projeto teve como origem a Música Carta de Amor de Maria Bethania e Cézar Pinheiro, que trata das questões do sincretismo religioso. Dentro das atividades os alunos do 2º Ciclo, através do reagrupamento, "que é a união de todas as turmas puderam conhecer melhor a cultura afro", disse a professora Solana. A escola está toda decorada com os trabalhos feitos como máscaras, artesanatos e ainda no dia de amanhã estará sendo palco de uma oficina de dança com o Bailarino Daniel Côrrea e também de oficina de turbantes.
Os alunos afirmaram que a atividade é muito importante para que se conheça mais a cultura e se respeite as diferenças. A Diretora Terezinha L. Tureck elogiou o excelente  trabalho que está sendo desenvolvido nos ciclos e o engajamento de toda equipe.

Saiba mais:

O dia 20 de Novembro foi escolhido como uma homenagem a Zumbi dos Palmares, data na qual morreu, lutando pela liberdade do seu povo no Brasil, em 1695. Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi um personagem que dedicou a sua vida lutando contra a escravatura no período do Brasil Colonial, onde os escravos começaram a ser introduzidos por volta de 1594. Um quilombo tinha a função de lutar contra as doutrinas escravistas e também de conservar elementos da cultura africana no Brasil.

O Palestrante à pedido de uma palinha de sua arte

Professoras, Direção e palestrante Moacir Côrrea
Aluna Maria Cristina agradeceu o artista em nome dos colegas


Carta de Amor
http://www.youtube.com/watch?v=akAVLRkbjG4

Nenhum comentário:

Postar um comentário