sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Nove alunos da 16ª CRE têm obras publicadas no livro "Crianças e Jovens do Rio Grande escrevendo histórias

Texto e imagens: Eliana Passarin
A Praça de Eventos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esteve lotada na manhã de ontem (06), para a entrega dos prêmios aos 89 alunos-autores da 22ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias. Da 16ª CRE, nove alunos tiveram seus trabalhos publicados no livro:  três de Nova Prata, do Instituto Estadual Tiradentes e da Escola Estadual Reinaldo Cherubini, dois de Bento Gonçalves, das Escolas São Pedro e Anselmo Luigi Piccoli, dois da Escola Silvio Sanson de São Valentim do Sul e dois de Serafina Côrrea, das Escolas Geny Pinto Cadore e Pe. Marcos Rampi.

Alunos, professores, direções e  pais da 16ª CRE

Aluna Laura acompanhada pela professora e pela mãe
Alunos de Bento Gonçalves acompanhados pela professora, Diretora da Escola São Pedro e pelo pai de Gabriel
Alunos deram entrevistas para a TV Piratini
Comitiva da 16ª CRE chegando na SEDUC

 

Depoimentos:

 
Para João Lucas Vieria, de 7 anos, ter sido premiado foi muito emocionante , “desenhei um castelo onde virei um rei pela sabedoria”, diz o aluno do Cherubini. O aluno  Wlilian G. Raspiecviks, 14 anos, da mesma escola , diz que, para ele, o prêmio foi uma superação, “ pois nunca tinha me empenhado em algo como esta atividade e deu certo”.

Equipe da Escola Reinaldo Cherubini

 
A aluna do Tiradentes, Laura Castioni Paloschi, de 8 anos, diz que foi uma imensa alegria e faz questão de destacar que adora ler.”Sonho em ser escritora, e a viagem para Porto Alegre está servindo de inspiração para novas poesias”. A mãe de Laura, Alexandra Castioni, que acompanhou a premiação na SEDUC afirmou “ o orgulho em ver minha filha neste projeto não cabe em mim”. “Sou a prova concreta de que a teoria em incentiva nosso filhos desde quando estava grávida, dá certo, catava e contava histórias para Laura ainda no ventre”, diz a mãe estampando a felicidade no rosto.

O Coordenador da 16ª CRE, Ênio Eliseu Ceccagno, destaca o aumento do número de trabalhos da Coordenadoria classificados  no concurso, parabenizando os alunos, os professores orientadores e as escolas pelo trabalho que desenvolvem cotidianamente resultando em ações como esta.

Coincidência ou não, diz a responsável pelo projeto na 16ª CRE, Carme Michelin, os dois alunos classificados de Bento Gonçalves tem a mesma professora orientadora, Maria Ângela Fantin, que leciona Língua Portuguesa na Escola Estadual Anselmo Luigi Piccoli, para o aluno Gabriel dos Santos Silveira e na Escola Estadual São Pedro onde atua no Programa mais Educação  orientou a aluna Celine Parisotto Lerin.
 
A professora Maria Ângela diz que “”ter dois alunos vencedores do concurso é o reconhecimento de um investimento em sala de aula através da valorização da leitura e da escrita”. É a concretização dos objetivos dentro dos fundamentos da educação, é a valorização da capacidade criadora no uso da linguagem dos meus queridos alunos”, comenta emocionada.

Professora Maria Ângela com os alunos João e Celine
 
Para o pai do aluno Gabriel, José Roberto da Silveira que fez questão de acompanhá-lo a Porto Alegre, o momento foi de reconhecimento da expectativa que sempre teve com o filho. “É o resultado de uma trabalho com alinhamento e sintonia, da família ,da escola, da professora, do governo e do aluno. Este estímulo foi fundamental”, afirma José. O aluno Gabriel, de 11
Anos, diz que ama ler e se sentiu muito feliz. “Além de ter aprendido palavras novas, eu me dediquei ao máximo, poderia não ganhar mas eu fiz”.

 
Mais Educação em São Pedro

 
Fruto do Programa Mais Educação do Governo Federal e de sua oficinas, a Escola de São Pedro teve o trabalho da aluna Celine Parisotto Lerin, de 11 anos, publicado no Livro. “Adoro ler, para mim foi um sucesso, minha inspiração veio de mim mesma, dos meus medos. Tive muito incentivo de todos”. Celine, apesar de ser apaixonada pela escrita, diz que isto faz por prazer, mas que, como profissão, buscará outra área, possivelmente a agronomia.

Tietagem com os alunos premiados

Para a diretora Graziele Primon , ter uma aluna da escola premiada “é uma realização, em primeiro lugar como professora, é o reconhecimento pelo trabalho que desenvolvemos. “ Não me vejo fazendo algo diferente, pois o mundo passa dentro da escola”.


Dois da Escola Silvio Sanson


Orgulhoso, o diretor Arcelino Fardo, da Escola Silvio Sanson esteve acompanhando a professora e as duas alunas vencedoras durante toda programação em Porto Alegre. Para a aluna Carla Bessega, de 10 anos, o prêmio foi ter alcançado o objetivo que se propôs.”Gosto de ler porque sempre me imagino nas histórias”

A aluna do Ensino Médio, Alesandra W. de Moraes também estava muito emocionada em ver seu trabalho ser reconhecido em um livro.



Equipe da Escola Silvio Sanson
 

Duas escolas de Serafina Côrrea


Para a aluna Angélica Rosseto, da Escola Geny Pinto Cadore, a participação no projeto “foi algo a mais em minha vida”. A jovem de 12 anos falou em sua poesia sobre a superação dos preconceitos e a tolerância. A aluna Mariana Roso Gollo, de 8 anos, da Escola Pe. Marcos Rampi  falou em seu trabalho sobre o medo de cobra realidade comum no interior. Afirmou que “fiquei muito feliz e lembro que “a profe, o pai e mãe me incentivam a ler todos os dias”.


Mãe de Angélica acompanhou a solenidade
Aluna Mariana Roso Gollo com a professora Ivani 

Diretora Lucines Dalcurtivo orgulhosa com a aluna Angélica
 

Após a solenidade, que contou com a presença da Secretária Adjunta de Educação Maria Eulália Nascimento e do Patrono da Feira, José Ortiz, os alunos realizaram uma sessão de autógrafos no Espaço do Pensamento na Feira do Livro de Porto Alegre. A 22ª edição do Projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias recebeu 2.893 trabalhos de alunos de todas as regiões do Estado. Uma comissão de especialistas em Educação e Literatura selecionou os 89 textos e desenhos que compõem o livro. A publicação contempla trabalhos de alunos da Educação Infantil (desenhos) e textos e poemas de estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e das Escolas do Campo, que passaram a integrar o projeto a partir de 2014. A iniciativa faz parte das políticas públicas desenvolvidas pela SEDUC para a promoção da leitura, valorização das bibliotecas escolares, oportunizando aos alunos a criatividade e formação de professores.

Confira mais imagens:




Carme Michelin acompanhando os alunos escritores
 

 
 
Professoras e direções das escolas
 

 


 

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