segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Oficinas do PSE

Aconteceu na última semana,, junto a Escola Estadual Imaculada Conceição, a Culminância do Projeto Saúde na Escola, que reúne alunos da 16ª CRE  e das escolas municipais de Bento Gonçalves. Mais de 150 alunos estiveram participando de oficinas, sobre a importância do movimento, nutrição, odontologia, drogas e educação sexual. Da 16ª CRE as assessoras responsáveis pelo projeto são Rosane Machado e Anaci Salton.


SAIBA MAIS:
O Programa Saúde na Escola (PSE) por meio da Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação, 16ª Coordenadoria Regional de Educação e Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, realizou nos dias 29 de outubro, 03 e 05 de novembro o encerramento das ações 2014 do programa junto aos alunos. As atividades foram realizadas no Colégio Estadual Landell de Moura, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Borges Frota, Colégio Estadual de Ensino Médio Imaculada Conceição e contou com a participação de grupos de alunos das demais escolas que fazem parte do programa. As escolas sede, devido sua estrutura e a facilidade de acesso para as demais, disponibilizaram os espaços.
" Foram beneficiados aproximadamente 450 estudantes do ensino municipal e estadual com capacitações referentes aos temas abordados pelo PSE. As ações consistiram em salas temáticas, onde os alunos circulavam pelas mesmas por um tempo determinado, realizando dinâmicas de acordo com o assunto, conduzidas por profissionais das áreas afins", diz Sandra Sherer da Coordenação da Saúde da Criança e do Adolescente da SMS. 
Os tópicos desenvolvidos foram: Alimentação saudável, trabalhado pela equipe de nutricionistas da SMS; Saúde bucal, pelas odontólogas e auxiliar do Setor de Odontologia da SMS; Prevenção ao uso de drogas, tema trabalhado pela psicóloga no Centro de Apoio Psicossocial, (CAPS AD); questões relacionadas à sexualidade e prevenção as doenças sexualmente transmissíveis foram dirigidas pela enfermeira e psicóloga do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/ CTA) e atividade física através da dança realizada pelo educador físico da SMED.
A ação teve como objetivo agregar/contribuir com todas as temáticas abordadas pelos professores em sala de aula durante o ano letivo.
Em 2014 o Programa Saúde na Escola foi desenvolvido em 11 escolas municipais, 6 estaduais e 18 escolas infantis. Os estudantes realizaram avaliação auditiva, bucal, nutricional,  acuidade visual e da pressão arterial e receberam orientações de promoção da saúde e prevenção.
 
Confira imagens enviadas pela equipe do PSE





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário