sexta-feira, 21 de junho de 2013

BOAS PRÁTICAS:

Escola  Estadual Elisa Tramontina coleciona prêmios

em feiras de Produção Científica


Mostraseg
O entusiasmo está presente na Escola Estadual Elisa Tramontina de Carlos Barbosa, que tem em seus alunos  equipe diretiva e professores uma vontade de buscar novos horizontes. A escola acumula vários títulos conquistados pelos alunos nos últimos tempos. Tudo iniciou com o Clube de Ciências da Escola e a vontade dos alunos em conhecer  e criar disse a professora Sandra Seleri de Química." Buscar mais conhecimento foi o que motivou os alunos e a Escola a participar de eventos de produção científica, como a Febrace a Mostratec  a  Mostraseg as Olimpíadas de Física e os Rallys Científicos.


Rally Científico
 
Aluno Diego Oliveira Deitos 3º lugar Olímpidas Brasileiras de Física , Reitor  da UFSM Felipe Müller,  Diretora Ariane Baldasso e Professora Mariana Pain Gonçalves
 
A Mostratec por exemplo reuniu projetos de 22 países e a Escola ElisaTramontina apresentou o seu, através dos alunos do Ensino Médio Gerson Dalcin,Augusto Bock e Leomar Matheus Radke com o trabalho “Tênis trazendo saúde e gerando energia” o qual ficou em primeiro lugar dos 60 concorrentes tendo sido avaliado por mestres e doutores na área das engenharias.
 
Para a professora Sandra Seleri este tipo de experiência abre  novos horizontes, “nunca mais os alunos viram a escola da mesma forma ,passam a compreender a importância de tudo que é ensinado, pois nestas feiras e eventos eles percebem a importância da oralidade, simpatia, comunicação e " também saber dizer eu não sei o que motiva a buscar mais".
A diretora Ariane Baldasso que é uma entusiasta e acredita na educação pública de qualidade não mede esforços para que os alunos participem destes eventos,”eles abrem caminhos e novas oportunidades para a Escola”.
Clube de Ciências é a semente para as feiras
 
Diretora Ariane Baldasso, Diego aluno medalhista e a professora Sandra Seleri

Rumo ao Exterior

Depois de ter passado por todas as etapas e ter sido selecionada por uma comissão governamental da Costa Rica durante a Feira realizada em São Paulo a nova meta da Escola será a  participação na EXPO Ingenieria 2013. No Brasil apenas 3 trabalhos foram selecionados e o desenvolvido na Escola Estadual Elisa Tramontina  é um deles. É um trabalho de investigação denominado” Uma  nova visão sobre piezoletriicdade incorporação de cristais em calçados convencionais para geração de energia elétrica. O evento é uma promoção do Ministério de Ciência e Tecnologia de Educação Pública e será realizada em San José –Costa Rica em outubro próximo.A direção está empenhada em conseguir recursos para levar os alunos a abrirem mais fronteiras para a instituição.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário