quinta-feira, 27 de junho de 2013

Missão à Alemanha

Secretário apresenta novo Ensino Médio em Siegen

No roteiro para conhecer as diversas instâncias de execução do sistema dual de educação do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, o secretário Jose Clovis de Azevedo apresentou na tarde desta quarta-feira, 26, a reestruturação curricular do Ensino Médio da rede estadual gaúcha na maior Escola Técnica da região de Siegen. O Berufskolleg Technik tem 4,5 mil alunos e oferece uma variedade de cursos técnicos nas áreas profissionais de engenharia civil, tecnologia de mídia, engenharia elétrica, design de interiores cor, engenharia automotiva, tecnologia da madeira, tecnologia metal, entre outros. São 170 professores. A comitiva brasileira foi recebida no Berufskolleg pelos diretores Manfred Kämpfer e Armin Stöhr, das escolas de educação profissional técnica e de pedagogia social e saúde, respectivamente.
Antes, Azevedo, o assessor de Relações Internacionais do Gabinete do Governador Tarso Genro, Espártaco Dutra, e o anfitrião dos brasileiros na Alemanha, professor Dr. Bernd Fichtner, foram recebidos pelo gerente da Educação Profissional da Câmara da Indústria e Comércio de Siegen (IHK) Klaus Gräbener, que falou sobre o papel das câmaras de comércio e indústria no sistema educacional vocacional da Alemanha. À Câmara cabe o papel de certificar os estudantes que cursam a educação profissional, em integração com escolas, professores, sindicatos e empresas. Relacionando-se com cerca de 900 empresas de forma direta, a IHK tem orçamento anual de 800 mil euros, dos quais 30%provêm do setor público e 70% das empresas privadas.
A Câmara em Siegen mantém um centro de formação e qualificação profissional que atende 5,5 mil pessoas por ano. São jovens e pessoas que estão no mercado de trabalho, que buscam cursos de um dia ou com duração variada, de 40h a 1000h de duração.
Fonte: Assessoria Comunição Social-SEDUC




Nenhum comentário:

Postar um comentário