quarta-feira, 27 de agosto de 2014

DROGADIÇÃO: evento reúne profissionais em Bento Gonçalves

Texto e imagens: Eliana Passarin
Profissionais da educação, saúde, assitência social, segurança e Ministério Público estiveram reunidos ontem(26), no II ENCONTRO SOBRE DEPENDÊNCIA QUÍMICA promovido pelo Conselho Municipal Antidrogas de Bento Gonçalves – COMAD, juntamente com o PSE- Programa Saúde na Escola, formado por diversas instituições entre elas a 16ª CRE, para formação e debate sogre a problemática da drogadição. 
O Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Cecagno destacou a importância do PSE, um programa do governo federal que articula ações de educação e saúde cumprindo assim o papel da educação integral, não apenas uma troca de conhecimentos. " "A questão da drogadição é um problema social e papel de todos, deve se articular um projeto que envolva todos, família, escolas, profissionais". "A escola não é uma instituição penal, ela deve orientar, formar e acompanhar situações como esta", destacou o Coordenador da 16ª CRE.
Coordenador da 16ª CRE abriu as falas do evento
 
A Secretária de Educação de Bento Gonçalves, Iraci Luchese Vasquez destacou que  a saúde e a educação devem andar juntas no mesmo ritmo e que o evento é um momento importante que acrescenta no fazer pedagógico.
O evento abriu com  a palestra da Delegada do DENARC_Departamento de Narcóticos, Sonia D'alligna que abordou aspectos legais e consequências do uso e do tráfico de entorpecentes.  A delegada frizou que é papel dos esducadores desmistificar a idéia midiática de que o consumo de drogas ilícitas "não da nada".Os educadores tem papel fundamental para alertar os alunos deste sentimento, que no imaginário dos jovens passa como algo normal, no entando, o mesmo gera antecedentes policiais dificultando sua vida profissional futura quando da disputa por vagas no mercado de trabalho. A delegada ainda comemorou a criação, através de recente decreto estadual do fundo estadual provindo de leilões paa ser aplicado em ações no combate a drogadição.
Também apresentou estudos que comprovam a lesão que as dorgas fazem nos seus usuários a nível físico e psicológico, isolando-os do convívio social e desestruturando as famílias. Também abordou o uso da drogas lícitas como o álcool e suas consequências como os acidentes de trânsito, exibindo um clipe de uma banda de rock que trata do tema.
Todos somos responsáveis pelos nosso atos, diz a delegada referindo-se que um simples ato de comprar um cigarro de maconha, não é tão simples assim, pois ele movimenta a indústria destruidora do tráfico, que envolve o tráfico humano, o de armas, a morte de milhares de jovens, famílias destruídas, enfim uma rede de situações de violência.

Delegada Sonia mostrou as vítimas que a droga faz de famosos e salientou os milhares de jovens anônimos que perdem diariamente suas vidas
 
A mesa foi divida com o Delegado Leônidas Reis que abordou o tema mostrando as características que podemos perceber nos jovens que estão consumindo drogas, citando como exemplo a diminuição do rendimento escolar e as mudanças no círculo de amizades. "O álcool que também é uma droga que causa muitos estragos muitas vezes é relevada e os pais acabam sendo complacentes. Quanto as drogas ilícitas, muitas vezes a família só descobre quando é chamada na delegacia quando os filhos foram abordados", diz o Delegado.

Delegado Leonidas diz que pais devem estar preparados para que a abordagem seja eficaz

 
A questão da drogadição não pode ser delegada exclusivamente à escola ela deve ser feita pela família,no entanto, os pais devem estar bem informados para tratar do assunto, caso contrário a desinformação tornará a abordagem ineficaz. Também abordou o polêmico tema da liberação do uso de maconha, trazendo inúmeros argumentos de entidades da área  médica dos efeitos nocivos do uso indedivo da mesma.
Foi reforçado o diske denúncia disponível para que a comunidade ajude no combate ao tráfico de drogas através do 0800518518.
O evento seguiu com falas do Ministério Público, através do Promotor Elcio Resmine de Menezes que fez uma historicidade sobre os trabalhos realizados na cidade sobre o tema da drogadição.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário