quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Inicia em Bento Gonçalves Encontro Macrorregional de educação profissional integrada ao ensino médio


Texto e imagens: Eliana Passarin
 
Está acontecendo durante todo dia de hoje(20) e amanhã (21), no auditório da UCS em Bento Gonçalves, o Encontro Macrorregional-CurrículoIntegrado no Contexto da Reestruturação Curricular do Ensino Médio Integrado, reunindo profissionais da educação de sete CREs: 4ª,7ª,15ª, 16ª,23ª,25ª, 39ª.
A abertura do evento contou com a acolhida do aluno violinista, Thiago Guadagnin Radin , do Ensino Médio Integrado, do Colégio Pe. Colbachini de Nova Bassano. Seguindo o momento cultural ,os mais de 150 participantes do evento foram contemplados com a brilhante apresentação do grupo de Jazz da Escola Estadual Imaculada Conceição de Bento Gonçalves, coreografada  pelos alunos, irmãos, do Programa Escola Aberta, Fabiano e Fabrício.
 
O Coordenador da 16ª CRE, Enio Eliseu Cecagno, como anfitrião do evento, acolheu a todos e todas, fazendo uma retrospectiva das ações que a SEDUC implantou em sua gestão, fazendo uma reflexão sobre sua época de estudante, com políticas tradicionais por exemplo na produção agrícola, com a destruição do meio ambiente e colocando a saúde das pessoas em situação de vulnerabilidade, em detrimento da produção e do lucro. Ceccagno destacou que hoje a educação é pensada com novas práticas levando em conta a sutentabilidade e o ser humano. Falou ainda dos investimentos crescentes na educação no estado do Rio Grande do Sul, dando destaque a reestruturação curricular e ao Pronatec, que traz uma execelente modificação em sua matriz curricular permitindo que os cursos técnicos sejam ultizados nos cursos superiores da mesma área. "Estas mudanças introduzidas pela SEDUC, especialmente no ensino médio integrado, nos anima, nos da esperança para que tenhamos um novo patamar no Ensino Técnico no Rio Grande do Sul. Também destacou a importância de uma construção sólida e articulada no Plano Estadual de Educação que logo mais estará sendo construido pela sociedade.
Na sequências os representantes das demais CREs fizeram uso da palavra destacando outras ações implemantdas pela SEDUC como a a avaliação emancipatória   que enxerga o sujeito-aluno na sua totalidade.

Coordenador  Ênio Eliseu Ceccagno acolheu os participantes do evento
 
A representante da SEDUC- Iara Aragones, elogiou o formato do evento, onde possibilitou a fala de todas as CREs, assim podendo perceber  "o quanto estamos unificados com a proposta da Secretaria Estadual". " Todos tem espaço para construir o espaço para todos", disse Iara, ao referir-se  sobre a proposta pedagógica da SEDUC. " Nossa meta é construir  um sujeito na sua totalidade, que possa fazer sua escolha de forma consciente e crítica, não queremos uma educação fatiada, o currículo integrado é nossa essência", encerrou a representante da SEDUC.


Representante da SEDUC Iara Aragones falou da sintonia das CREs com a política de estado de educação

Grupo de Jazz do Imaculada Conceição
 
 
O evento segue durante todo dia com palestras, práticas e  trocas de experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário