terça-feira, 22 de outubro de 2013

Seminário das Boas Práticas Pedagógicas

INFORME:


Estão abertas as inscrições para o Seminário das Boas Práticas Pedagógicas, promovido pela Comissão de Educação, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que contará com os palestrantes Vítor Paro, da Faculdade de Educação da USP, e Elvira Souza Lima, pesquisadora em desenvolvimento humano.

O encontro também terá Ana Lucia Freitas, professora da PUCRS, que mediará à mesa de relatos das experiências visitadas este ano pelo projeto, que está em sua segunda edição.

O seminário ocorrerá de 31 de outubro e 01 de novembro (quinta e sexta-feira), no Plenário Otávio Rocha da Câmara de Vereadores – Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico.

As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas no site da Câmara - Acesse:
http://inscricoes.camarapoa.rs.gov.br/inscricoes/new.

Programação:

31 de outubro - Quinta-feira
19hAbertura do Seminário Boas Práticas Pedagógicas
19h30 – Palestra: “Educação como exercício de Poder
Palestrante: Vítor Paro - Professor na Faculdade de Educação da USP, onde exerce a docência e a pesquisa, e coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae). Foi pesquisador sênior na Fundação Carlos Chagas e professor na PUCSP. É autor de Gestão democrática da escola pública, Por dentro da escola pública, Qualidade do ensino: a contribuição dos pais, Reprovação escolar: renúncia à educação, Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação, entre tantos.

 
01 de novembro - Sexta-feira
9hMesa de relatos: Refletindo as práticas pedagógicas visitadas

- Escola Infantil Ananda Marga
- Escola Estadual de Ens. Fund. Vera Cruz
- Escola de Ensino Médio Politécnico
- EMEF Heitor Villa Lobos – Robótica
- Anglo Vestibulares: Aula 360°
- EMEF Pepita de Leão – Sala de Integração e
Recursos
Mediadora: Ana Lucia Freitas - Professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, Mestre e Dra em Educação pela PUC, coordenadora da área da Pedagogia do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) na PUCRS. Autora do livro Pedagogia da Conscientização: um legado de Paulo Freire à formação de professores, entre outros.

14h – Palestra: “Formação Cultural da Professora e do Professor
Palestrante: Elvira Souza Lima - Pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, psicologia, antropologia e música. Trabalha com pesquisa aplicada às áreas de educação, mídia e cultura.

Exposição de Boas Práticas Pedagógicas
As experiências das escolas participantes do projeto Caravana das Boas práticas Pedagógicas/2013 estarão em exposição no Hall de entrada do Plenário Otávio Rocha, do dia 28 de outubro a 01 de novembro.

Veja também:
Caravana das Boas Práticas Pedagógicas - Desvelando e socializando práticas curriculares emancipatórias
Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário