terça-feira, 25 de março de 2014

Escola Professor Jacintho Silva: " Energizando Forças Vitais, construindo sonhos"

Experiência do Politécncico
 
Os alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, de Cotiporã,estão desenvolvendo um Projeto chamado “Energizando Forças Vitais” com as seis turmas do Ensino Médio Politécnico, tendo a energia como base da vida. Tornar a escola um espaço educador sustentável rompendo com a lógica que orienta a dinâmica social atual faz parte do novo paradigma que estabelece elos entre o currículo, os envolvidos no processo de aprendizagem e o mundo atual, diz a direção da ecola. A energia é a base da vida no sentido literal e no sentido mais amplo se aplica a processos vitais como um todo.
O Projeto está organizado nas quatro grandes áreas do conhecimento, com enfoque direcionado à energia em várias dimensões e aspectos. Aliando à teoria à prática, as áreas da Matemática e das Ciências da Natureza, realizaram visitas à Usina 14 de Julho e a da Linha Emília, para compreender o funcionamento das mesmas, sua utilidade, impactos ambientais, necessidades de buscar novas fontes de energia visando a compreensão e conscientização do seu uso racional.
Também será realizada a Trilha das Lontras no Rio Vicente Rosa, com o objetivo de conhecer a mesma e sua biodiversidade, levando os participantes a posicionarem-se de forma crítica frente à possível construção de uma usina neste rio e prováveis impactos ambientais provocados pela mesma.
Na área das Linguagens o enfoque está direcionado à energia que vem da música, criando redes entre os conhecimentos a serem trabalhados. Já, as Ciências Humanas pretendem desenvolver práticas que levem os alunos a perceberem a realidade, enfatizando a necessidade de utilizar sustentavelmente as diversas formas de energia, conhecendo e aproveitando as alternativas e pontuando a Força Criadora do Universo.
A atividade inicial do Projeto realizada no Seminário Integrado por todas as turmas foi a construção da árvore dos Sonhos, fundamentada na energia que os sonhos carregam consigo. Para realizar algo de valor é preciso de um espaço para sonhar. A atividade coletiva nos faz lembrar  como dizia Raul Seixas, “Um sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. Portanto, se muitos estiverem sonhando o mesmo sonho, a chance de transformar a realidade aumenta destaca a direção da escola.


 

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário