segunda-feira, 13 de maio de 2013


Coordenador da 16ª CRE palestra em

Curso de Pedagogia sobre Ensino Politécnico

Com o tema o Ensino Politécnico a 16ª CRE se fez presente no Seminário da Disciplina de Educação e Trabalho do Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação Campus Bento Gonçalves através da palestra do Coordenador Enio Eliseu Ceccagno.
O curso que faz parte do PARFOR-Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica,está trabalhando neste 7ª semestre com o mundo da educação e o trabalho,Ministrado pela professora Gisele Palma.
O Coordenador da 16ª CRE fez um relato sobre o lento avanço da modernização da educação,resultando em grande evasão escolar e reprovação, causando dois tipos de impacto o psicológico nos alunos e o financeiro nos entes governamentais,aproximandamente temos uma perda anual de 33%,em torno de 530 milhões ano entre as duas situaçãoes afirmou Ceccagno,"isso poderia resultar em um bom índice de reajuste salarial aos profissionais da educação".
Turma de Pedagogia debatendo as relações da Educação e o Mundo do Trabalho
 

SEDUC implanta Ensino Politécnico

 
Sobre o Ensino Politécnico, Programa que está sendo implementado nas Escolas da Rede Estadual desde 2012 está sendo  um importante desafio,"toda a mudança encontra obstáculos, resistências e é correta pois é o novo",disse Ceccagno referindo-se ao início do processo de implantação".
O ensino politécnico tem por objetivo "despertar no educando, que diante dos obstáculos ele encontre saídas e alternativas"isso tudo sendo articulado entre as várias áreas do conhecimento. Destacou os princípios baseado na Politecnia,Interdiciplinariedade,Seminário Integrado e Avaliação Emancipatória,"ele não profissionaliza  mas está enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais,promovendo a formação científico-tecnológica e sócio-histórica pelo protagonismo do aluno".
"O professor deve ser  um instigador e não um mero repasssador de conhecimento",primando pela qualidade e não pela quantidade",disse o Coordenador da 16ª CRE que também está participando da Caravana debatendo o Politécncio em todas as Escolas  da abrangência da Coordenadoria.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário