terça-feira, 14 de maio de 2013

Lançada oficialmente a edição 2013 dos

Jogos Escolares do Rio Grande do Sul

Fonte:SEDUC

Com a presença de ex-atletas consagrados como Daiane dos Santos, Diogo Rincón, Cassiá Carpes e João Derly, além de atletas estudantes da rede estadual e de escolas públicas da Capital e do interior, foi aberta pelo secretário da Educação do Estado, Jose Clovis de Azevedo, a edição 2013 dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (JERGS). O ato realizado no ginásio do Colégio Estadual Protásio Alves, em Porto Alegre, reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes, professores, equipes diretivas de escolas e de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de prefeituras municipais e autoridades municipais e estaduais.

O secretário Azevedo enfatizou que a função principal dos jogos é de contribuir com o desenvolvimento integral dos estudantes, construindo-se em um espaço educativo e numa oportunidade de qualificação da ação pedagógica, transcendendo à dimensão competitiva. Neste ano, a Seduc investirá aproximadamente R$ 5 milhões para a realização dos jogos, que são disputados em quatro fases (leia abaixo a estrutura). A atividade da tarde foi encerrada com um jogo de futsal entre as equipes do Colégio Estadual Protásio Alves, escola anfitriã do evento, e do Colégio Estadual Elpídio Ferreira Paes.

Ariane
Uma das atletas presentes ao ato de lançamento dos Jergs é Ariane Cabrera Correa. Aos 14 anos, a estudante da 8ª série da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, de Tapes (12ª CRE – Guaíba), Ariane é a única gaúcha a ser convocada para integrar a Seleção Brasileira de Futebol SUB-17, que disputará o mundial de futebol feminino da categoria em 2014. Interessada pelo futebol desde os quatro anos, quando começou a brincar com os irmãos, Ariane disputou os Jergs há dois anos, quando sua equipe obteve o 3º lugar na modalidade em disputa, e tem como ídolos os jogadores Lionel Messi, da seleção argentina, e a brasileira Marta.

Daiane dos Santos
Convidada a participar do lançamento dos Jogos Escolares, a ex-ginasta da seleção brasileira Daiane dos Santos exalta a importância dos Jogos para a vida esportiva de estudantes de redes públicas de Educação. “Os Jergs são a comprovação de que unir educação e esporte dá certo, eles abrem portas para alunos de escolas estaduais que não teriam como ser descobertos para o esporte”, enfatizou. Daiane dos Santos disputou os Jergs quando estudava na Escola Estadual de Ensino Fundamental Mané Garrincha – CIEP Esportivo, no período anterior à carreira exitosa na ginástica olímpica brasileira.

Vitor Mateus
Vencedor do ouro em arremesso de peso, no atletismo dos Jergs em 2012, Vitor Mateus Maier enfatizou aos presentes a importância dos Jogos para o seu desenvolvimento. “Os jogos são um bom começo para todos os atletas”, disse. Vitor participou dos Jergs, de duas competições brasileiras e, com seu rendimento, conquistou uma bolsa ao Ensino Superior, estando matriculado na Universidade de Santa Cruz (Unisc). Ele continua treinando e competindo.

Orientação
Ainda no lançamento foi feita uma demonstração da Orientação, que começa a ser disputada nos Jogos Escolares. De acordo com o professor Roberto Cunha, a nova modalidade estimula tanto a atividade física quanto o aspecto intelectual. Em 2014, o Mundial da modalidade será disputada no Rio Grande do Sul (em Porto Alegre, Gramado e São Francisco de Paula).


Os Jergs constituem o maior evento esportivo do Estado, mobilizando milhares de pessoas, nas quatro fases de competição (municipal, regional, inter-regional e final). Reunindo alunos das redes municipal, estadual e federal, as disputas começam em maio, no âmbito dos municípios, estendendo-se até a fase final, em novembro. Os Jogos são promovidos pela Seduc e executados CREs com apoio de prefeituras e das respectivas comunidades escolares. Os jogos são divididos em três categorias, mirim (nascidos em 2002 e 2003), infantil (nascidos em 1999, 2000 e 2001) e juvenil (nascidos em 1996, 1997, 1998), nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, xadrez, orientação (esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxílio de um mapa e de uma bússola). Na categoria mirim, também haverá atividades lúdicas e recreativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário