terça-feira, 21 de maio de 2013

Escola Conceição recebe Projeto

Família e Educação "Valores para a Vida"

Texto e Imagens: Eliana Passarin
16ª CRE
 
Ontem foi a vez da Escola Estadual Imaculada Conceição receber a Palestra Show Resgatando Valores do Sociólogo e Músico Giovanni Mattiello. A palestra faz parte do Projeto Família e Educação "Valores para a Vida" direcionadas aos pais e alunos e têm como objetivo conscientizar sobre a importância da família na formação dos alunos e no cotidiano escolar, além de incentivar os jovens a pensarem criticamente.
O projeto é uma promoção do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves (RS), em parceria com a Associação Educare  e está sendo desenvolvido, em escolas públicas estaduais de Bento Gonçalves,Pinto Bandeira e Santa Tereza. O projeto foi criado pelo Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves, Rudolf Carlos Reitz.A 16ª CRE se fez presente através da professora e assessora Jurídica Elda Falcade membro da Educare que avaliou o encontro como produtivo e com muita participação por parte dos presentes.

Para a Presdiente da EDUCARE Renata Cimadon "a realização do projeto Família e Educação: Valores para a Vida", é uma proposta de fazer com que alunos, pais, escola e comunidade possam se unir a fim de pensar e repensar novas possibilidades para a vida em sociedade através de valores que nos tornam essencialmente mais humanos".
"É muito bom poder oportunizar o projeto a toda comunidade escolar. Os retornos estão sendo maravilhosos e isso nos motiva a pensar novas possibilidades de auxiliar as escolas" enfatizou a Presidente da entidade.

A Diretora da Escola Rose Mary Moreira  afirmou que a participação dos alunos,pais e professoes foi efetiva e além de participarem da palestra estão trabalhando o tema junto ao Seminário Integrado do Ensino Médio Politécnico.
 
 
Diretora da Rose Mary Moreira
 
O palestrante que mescla falas com músicas afirma que o trabalho é uma forma de aproximar a Escola das famílias, refletir sobre a sociedade de consumo e a verdadeira felicidade,evidenciando os valores humanos  entre eles a espiritualidade.
Palestra Show com Giovanni Matiello faz parte do Projeto
 
 
Para o aluno do 3º ano Iuri Costa de 16 anos " a palestra foi muito interessante,refleti muito, o afeto, as amizades, são valores que devemos respeitar e valorizar".
Aluno Iuri Costa
 
Adriana Azambuja que é mãe de aluno e também fequenta o EJA "a palestra foi maravilhosa pois amplia os horizontes e os jovens estão precisando muito disso.A aluna destaca que a escola tem sim o papel de ensinar mas educar é papel da família, esta deve ser o alicerce."A palestra me motivou mais ainda buscar meus sonhos, quero ser ourgulho para meus filhos, fui empregada doméstica e meu próximo passo será ser pedagoga".
Mãe e aluna Adriana Azambuja
 
Para as professoras Neusa Maria Ferrari e Fátima Maria Bianchi o Projeto é uma forma diferente de passar os conteúdos,"eles sairam daqui sensiblizados,recepticvos e mais felizes.
Professoras Neusa e Fátima
 
De acordo com o Juiz de Direito Rudolf Carlos Reitz  do Juizado da Infância e Juventude de Bento Gonçalves o Projeto tem por objetivo ressaltar a importância da educação como valor individual e social, e resgatar valores humanos, e visa também atrair os pais para acompanharem a vida escolar dos filhos e estarem mais presentes na escola, visando uma maior integração entre escola, família e comunidade.
Além disso destaca o Juíz,  "o Projeto está inserido em um plano de ação mais abrangente, que é de apoiar e fortalecer as escolas públicas, a fim de que elas sejam destinatárias de ações positivas, envolvendo a comunidade em geral e autoridades, para proporcionar melhores condições de aprendizado aos alunos e também de atuação dos professores".
"Como Juiz da Infância e Juventude, tenho muito claro que o Poder Judiciário deve se envolver com a educação, agindo em parceria com autoridades e com a comunidade, podendo assim dar sua contribuição para a melhoria do ambiente escolar, visando assegurar o direito à educação de qualidade",afirmou o Magistrado.



Juiz de Direito Rudolf Carlos Reitz

 
As próximas escolas a receberam a palestra são:
27 Maio-José Pansera
03 Junho-Landell de Moura
10 de junho-Luiz Fornazier
10,11,18 Junho-Mestre Santa Bárbara
24 de Junho-Maria Goretti
1º de Julho-Nossa Senhora da Salete
02 de Julho-Pedro Rosa
8 de Julho-Padre Vicente Rodrigues
 
 
 








 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário