segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ensino Médio Politécnico

Seduc promove Seminário Internacional de Educação


 
Criar um espaço de reflexão e diálogo entre diferentes atores sociais e institucionais para ocorrer intercâmbio de políticas e questões práticas ligadas ao paradigma das mudanças educacionais, a partir da restruturação curricular do ensino médio implantada na rede estadual do Rio Grande do Sul, para desenvolver significados e materialidade. Este é o objetivo do Seminário Internacional “Travessias de concepções e sentidos do Ensino Médio” promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS/ Faced). Para o secretário de Estado da Educação, prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, a realização do Seminário representa uma retomada de um espaço de debate da Educação com a participação de pesquisadores internacionais. “O Rio Grande do Sul já ocupou um grande espaço no cenário internacional nos anos 90, puxado pela prefeitura de Porto Alegre, e agora estamos reconduzindo o Estado para o conhecimento de ponta em nível internacional”, disse.
Nos dias 18 e 19 de julho, aproximadamente 1.500 educadores poderão participar de palestras e videoconferências com expoentes da pesquisa acadêmica na área da Educação. O Seminário, que acontecerá no Salão de Atos da UFRGS, será transmitido via Procergs para as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), que disponibilizarão salas para 150 pessoas. Entre os convidados confirmados estão: Michael Apple (EUA), Ana Benavente (Portugal), Mônica Ribeiro (Brasil), Acácia Kuenzer (Brasil), entre outros. As inscrições serão realizadas através do site da Seduc com data a ser definida.

O evento é dirigido aos educadores da Educação Básica e Ensino Superior, aos estudantes dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior e do Ensino Médio da rede Estadual do Rio Grande do Sul. Os temas discutidos no Seminário serão: “Ecologia dos saberes: Práticas de conhecimentos que possibilitam ou impedem intervenções no mundo real”; “Avaliação: Rupturas, perspectivas e impactos da mudança no trabalho docente”; “Reestruturação do Ensino e processo social: Estratégias políticas, trabalho pedagógico e mudanças educacionais”; “Dilemas e sentidos atuais da prática docente e do trabalho pedagógico”.

Fonte:SEDUC

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