quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Colégio Divino Mestre será anfitrião da VI Olímpiada de Filosofia do Rio Grande do Sul


Nos próximos dias 13 e 14 de setembro acontece a VI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul no Colégio Estadual Divino Mestre de  Paraí  instituição de  abrangência da 16ª CRE.
Diretora do Colégio Divino Mestre Marilde Marchetti orgulhosa em ser anfitriã da Olimpíada
Eleito em reunião docente durante a edição de 2012, o Colégio Divino Mestre, será  instituição anfitriã e  coordenará as demandas locais do evento. As edições anteriores foram realizadas na PUCRS, em Porto Alegre RS (2008, 2009 e 2010), no Colégio Rosário, em Porto Alegre (2011) e no Colégio Americano, em Porto Alegre (2012).

A temática deste ano  é  “Que conhecimento é possível na era das incertezas?”
“ Essa temática é urgente e convoca todos a repensar a nossa postura diante do sentido, do valor e da finalidade do conhecimento, assim como dos critérios pelos quais orientamos as nossas escolhas diárias e relações interpessoais, bem como sobre as ideias que nos orientam em nossas vidas, dentre outros motivos. Essa temática, deliberada pela Comissão Científica Olímpica depois de um longo debate, pode contemplar inúmeras perspectivas e delimitações filosóficas a serem trabalhadas pelos docentes em suas aulas, fomentando produções significativas entre os jovens” destacam os organizadores do vento.
Com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas de Filosofia pretendem convocar estudantes para um exercício de investigação solidária, em um clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento. Cultivando o espírito olímpico de superação de si mesmo, em um movimento de cooperação que pretende favorecer o crescimento de todos, as Olimpíadas de Filosofia consistem em atividades de diálogo filosófico, apresentações artístico-filosóficas e produções textuais nas quais participam estudantes do Ensino Médio, incluindo Escolas Técnicas, sejam de instituições públicas ou privadas, assim como jovens não incluídos no sistema formal de educação.
Um dos objetivos da edição 2013 é atrair professores e estudantes de variados regiões do Estado, já que pela primeira vez o evento será realizado no interior do Rio Grande do Sul. Esta edição visa, também, dotar o encontro de maior potência reflexiva, já que ela se realizará em dois dias.

O encontro tem a seguinte estrutura básica: 

a) Apresentação de trabalhos selecionados produzidos nas atividades Pré-Olímpicas.
b) Oficinas de debates em grupos de, no máximo, 20 jovens.
c) Debates em plenário.
d) Reflexão a partir de referenciais teóricos selecionados pela Comissão Organizadora.
e) Produção de ensaios escritos individuais e/ou em pequenos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário