segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Sisutec abre amahã

 
Ao lado do secretário de educação profissional e tecnológica, Marco Antônio de Oliveira, Mercadante destacou a importância do novo sistema de seleção: “Temos segurança de bons cursos porque a instituição já tem laboratório, sala de aula, biblioteca, corpo docente e todos os cursos estão planejados, programados, certificados” (foto: João Neto/MEC) À zero hora desta terça-feira, 6 de agosto, estarão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação. A oferta é de 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. O candidato deve fazer a inscrição até a próxima segunda-feira, 12. A seleção será feita com base na nota do estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012.
A abertura das inscrições do Sisutec foi anunciada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nesta segunda-feira, 5, em Brasília. Segundo ele, 85% das vagas serão destinadas prioritariamente a candidatos que cursaram o ensino médio completo na rede pública ou em instituições particulares na condição de bolsista integral. Os cursos terão de 800 a 1,2 mil horas. Alguns terão início já no próximo dia 22. “Temos segurança de bons cursos porque a instituição já tem laboratório, sala de aula, biblioteca, corpo docente”, afirmou Mercadante. “Todos os cursos estão planejados, programados, certificados.”
 
Participarão dessa primeira edição 586 instituições, dentre estabelecimentos de educação superior e escolas técnicas particulares; institutos federais de educação, ciência e tecnologia; escolas técnicas vinculadas a universidades federais; escolas estaduais e municipais e entidades do Sistema S. Participam do Sisutec instituições com indicadores positivos no Ministério da Educação.
 
Entre os principais cursos técnicos oferecidos estão os de técnico em informática, com 23.292 vagas; técnico em enfermagem, 14.263; técnico em logística, 13.616. O processo seletivo será aberto duas vezes por ano, como no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona estudantes para instituições públicas de educação superior.
O resultado da primeira das duas chamadas será divulgado no dia 14 próximo. A matrícula deve ser feita nos dias 15 e 16. O resultado da segunda convocação está previsto para o dia 19, com matrícula no dia seguinte.
 
O Sisutec foi instituído pela Portaria do MEC nº 671, de 31 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União do dia 1º último, seção 1, página 14 e 15. As inscrições devem ser feitas na página do Sisutec na internet
 
Fonte: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário