quinta-feira, 13 de março de 2014

Visconde de Bom Retiro utilizando Webquest e QR Code nas aulas de Filosofia e Ciências Humanas.


Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escanerizado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.
Os professores Alexandre Misturini, Marilete Sartori e Rogério A. Rosa da disciplina de Filosofia da Área de Ciências Humanas, do Colégio Visconde de Bom Retiro, estão desenvolvendo um trabalho diferenciado em suas práticas pedagógicas. Os trabalhos que serão desenvolvidos neste 1º trimestre estão disponíveis em um blog na internet, proporcionando assim uma nova metodologia de ensino, onde o aluno passa a ter um novo papel no processo de ensino-aprendizagem, que é de um pesquisador autônomo e também de autor de textos onde fará reflexão sobre os temas propostos para a pesquisa. "O papel do professor também sofre alterações, pois passar a ser um orientador, estimulador, e um facilitador da aprendizagem de seus alunos, utilizando as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramentas para tornar a aprendizagem mais dinâmica e atualizada com os novos paradigmas do século XXI", destacam. A metodologia escolhida foi Webquest, que é uma pesquisa guiada via internet, que foi postada em um blog e divulgada no mural das Ciências Humanas na escola com os links e os QRCodes das mesmas.
Professores utilizando o que há  de mais moderno em tecnologia
 

 
Acesse o link

Um comentário:

  1. Quando você tem amigos, colegas competentes e um colégio com condições de trabalho o resultado aparece. Estou feliz com meus amigos, colegas, colégio e com o trabalho!

    ResponderExcluir