segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Mais de 300 alunos participam da VI Olimpíada de Filsosofia no Colégio Estadual Divino Mestre em Paraí

Texto e fotos: Eliana Passarin
Com a participação de mais de 300 alunos de diversas cidades do Rio Grande do Sul aconteceu na última sexta-feira(13)a abertura da VI Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul no Colégio Estadual Divino Mestre de Paraí instituição de abrangência da 16ª CRE.
Grupo Filosofando do Divino Mestre, organizadores do evento e Coordenador da 16ª CRE
 
Pela primeira vez uma escola do interior e pública sedia o evento destacou a professora Coordenadora Pricila Toscan Telles que agradeceu o apoio da direção e do Grupo Filosofando. O Colégio foi eleito em reunião docente durante a edição de 2012, para ser instituição anfitriã e coordenar as demandas locais do evento lembrou a professora. As edições anteriores foram realizadas na PUCRS, em Porto Alegre RS (2008, 2009 e 2010), no Colégio Rosário, em Porto Alegre (2011) e no Colégio Americano, em Porto Alegre (2012).

Alunos do Filosofando recepcionaram participantes da Olimpíada 
 

 Temática: “Que conhecimento é possível na era das incertezas?”

“Essa temática é urgente e convoca todos a repensar a nossa postura diante do sentido, do valor e da finalidade do conhecimento, assim como dos critérios pelos quais orientamos as nossas escolhas diárias e relações interpessoais, bem como sobre as ideias que nos orientam em nossas vidas, dentre outros motivos. Essa temática, deliberada pela Comissão Científica Olímpica depois de um longo debate, pode contemplar inúmeras perspectivas e delimitações filosóficas a serem trabalhadas pelos docentes em suas aulas, fomentando produções significativas entre os jovens” destacaram os organizadores do vento.
Com um espírito de acolhimento das diferenças, as Olimpíadas de Filosofia pretendem convocaram estudantes para um exercício de investigação solidária, em um clima que pretende ser não de competição, mas de colaboração e de estímulo para o pensamento.
O Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno representando a SEDUC elogiou a inciativa e demostrou contentamento quanto a escolha de uma Escola Pública para sediar o evento,”isso demonstra que as instituições públicas estão mudando, fazendo um comparativo com a implantação do Ensino Médio Politécnico que faz os alunos e professores refletiram sobre o ato de educar e aprender. Lembrou em sua fala que não teve filosofia no Ensino Médio e que só pode fazer este contato no ensino superior, e que ela é essencial para se compreender a dinâmica da sociedade, destacando que hoje até nas séries iniciais se trabalha filosofia e certamente isso ajudará a enfrentar os desafios que aparecerem ao longo da vida. Ceccagno desejou sucesso aos alunos e professores que estiverem participando  da etapa latino-americana.


Coodenador da 16ªCRE Enio Eliseu Ceccagno
 
A diretora da Escola anfitriã Marilde de Santi Marchetti destacou a importância do Grupo Filosofando formado por alunos da instituição que ajudaram na organização do evento e a aluna Josiane Comin que fez uma provocação propositiva para a criação do mesmo. ”As Olimpíadas nos deram a oportunidade de trabalhar o tema central com toda a escola, todos estivemos mobilizados”, disse a diretora. “Quem pensa conhece, quem conhece ama sejamos todos agentes transformadores de um mundo melhor” afirmou Marilde.


Diretora da Escola Anfitriã saudando os visitantes
 
O  Presidente da ALF-Associação de Licenciados em Filosofia, professor Andre Pares se mostrou emocionado ao ver tanta gente pensando junto pelo bem comum,” a emoção nos acompanha na filosofia assim a  gente se modifica”. Andre aproveitou seu pronunciamento e passou a palavra para dois alunos do Colégio Americano que deram seu testemunho sobre a importância da filosofia em suas vidas.

Professor Andre "a emoção nos acompanha na Filosofia".
O Presidente do Forum Sul de Filosofia professor Vanderlei Carbonara iniciou seu discurso afirmando que “filosofar é preciso”, falou das incertezas tema do evento e salientou que elas estão e estiveram presentes em todos os tempos. Citou Sócrates que queria ser como um mosquito na sociedade, desacomodando o pensamento ateniano, convidou os alunos a fazer como fazia Sócrates ir até a Praça da Cidade, no caso  em Paraí para filosofar, refletir sobre a sociedade e agir para que ela seja melhor. O presidente também lembrou dos Filósofos nascidos na cidade anfitriã do evento como o professor Darlei Dallagnol e sua contribuição para o mundo acadêmico e para a sociedade.


Professor Vanderlei convidou os alunos  para discutir Filosofia na Praça como fazia Sócrates.
Um fato histórico para a cidade afirmou o Prefeito Jeremias Trevisan dando as boas vindas ao alunos de outras cidades agradecendo toda a equipe do Colégio Divino Mestre pela organização.

Prefeito Jeremias Trevisan evento é fato histórico para a cidade
 
Após a abertura solene alunos do Divino Mestre apresentaram um vídeo de própria autoria fazendo reflexões sobre o tema deste ano, na sequência uma peça teatral com a turma de surdos que a instituição atende em toda a região e apresentações artísticas e culturais.
O evento seguiu durante todo o sábado com  apresentação de trabalhos selecionados produzidos nas atividades Pré-Olímpicas, oficinas de debates em grupos, debates em plenário entre outras atividades.



Aluna Josi foi lembrada pela diretora por instigar a fundar o grupo Filosofando
 
Professora Pricila  do Divo Mestre responsável pela VI Olímpíada com grupo Filosofando
Toda escola trabalhou para receber Olimpíada
Teatro com a turma de surdos da Colégio Divino Mestre fez reflexões sobre a vida
 

Apresentações artísticas marcaram início das atividades
 
Depoimentos:

 

Ana Bernardi e suas colegas avaliam o evento como uma grande oportunidade para ampliar os conhecimentos

Professora Fernanda e o o filho Marco Antônio sesnsibilidade através da arte junto com a turma de surdos
Cássia Ribeiro e Álan Pissaia dizem que a Olimpíada é uma forma de trocar idéias, diversificar o conhecimento, a filosofia é uma ótima ferramenta, além da relação com outras escolas e conviver com ideologias diferentes ,com  a professora de Filosofia do Colégio Estadual Colbacchini Noemia Bilibio.
 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário