segunda-feira, 18 de novembro de 2013

7 alunos da 16ª CRE são premiados no Projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias

Texto e fotos: Eliana Passarin
Em meio a muita emoção e alegria, a SEDUC realizou, na última semana, a solenidade de entrega dos Livros e láureas aos escritores das Escolas Públicas Estaduais. O Projeto Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias,  que está em sua 21ª Edição, homenageou 94 alunos-autores da rede pública estadual. A cerimônia de premiação da 21ª edição do livro Crianças e Jovens do Rio Grande Escrevendo Histórias destacou 94  trabalhos selecionados entre os 4.416, inscritos que estão publicados em um livro o qual foi autografado pelos alunos-autores em uma sessão de autógrafos junto à Feira do livro de Porto Alegre. Da 16ª CRE, sete alunos foram homenageados acompanhados de suas professoras , familiares  e da Coordenadora Adjunta Ivete Maria Marson e da Assessora Carme Michelin.
Alunos e professores com a  Coordenadora Adjunta da 16ªCRE Ivete Maria Marson e a Assessora Carme Michelin
O secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, entregou uma  placa de prata em homenagem aos alunos  escritores e enfatizou a importância do projeto que proporciona  um novo olhar sobre si mesmo. “As crianças sendo sujeitos, escreveram sua história e se transformaram em autores, demonstrando que é possível transformar a escola da repetição na escola da criatividade”, destacou após ler o trecho de um dos textos do livro.
Escolas Estaduais abriram solenidade com apresentações culturais
 

 
Autoridades educacionais interagiram no momento cultural
Secretário Estadual, Seretária Adjunta com os 94 alunos-autores


Secretário de Educação leu um dos textos homenageando os alunos escritores

 
Para Marta de Oliveira Pinto, mãe do aluno Jeferson Junior, de 8 anos, da Escola Reinaldo Cherubini, que mesmo estando no contrato de experiência do novo trabalho ter ido a Porto Alegre prestigiar o filho foi prioridade absoluta, “pois meu papel de mãe ninguém substitui”, disse ela ao referir-se ser fundamental o apoio da família na formação dos filhos em conjunto com a escola.” Está sendo uma experiência única, pois  tenho orgulho dele e de seu trabalho”.
Aluno Jeferson de 8 anos com a professora Fabiane Rampon e sua mãe Marta
Para o aluno Pedro Henrique, da  Escola Marcos Rampi de Serafina Côrrea o mesmo que diz que seu trabalho foi baseado na sua professora Roselene B. Balbinot contando histórias em sala de aula, ”fiquei muito feliz com a vitória e também porque conheci Porto Alegre”, disse Pedro Henrique de 7 anos.

Pedro Henrique de 7 anos com a professora Roselene e sua mãe
 
Para a professora Rejane Mendes  e a  Diretora Marinês Dalloglio da Escola 11 de Agosto de  Nova Prata, ter o trabalho de nosso aluno Eduardo Portella Shultz de 10 anos premiado neste Projeto foi um orgulho e um incentivo para escola,  que trabalha muito com a leitura e a produção textual. Isso da sentido ao nosso trabalho diário. “Autoria de pensamento e ação destaca a diretora. A mãe de Eduardo emocionada disse “é um privilégio, e incentivo para as crianças das escolas públicas um evento como este promovido pela SEDUC”.
 

Eduardo Portela com sua mãe, professora e Diretora da Escola 11 de Agosto
 
Para a professora  da Escola Fernando Luzatto de Nova Prata,  Elizabete Maria Zauza Farina, o texto de sua aluna  de 7 anos Suyan Furlanetto “ A Escola que Desejo” é o retrato da própria escola, pois é uma instituição pequena onde podemos atender a todos de forma muito especial, pois é uma escola VIP”.
Aluno Miguel com a professora Liana e sua mãe Claúdia
Paulo Henrique de Campos Silva com sua professora Daiana Bolzan Campana da Escola Reinaldo Cherubini
Gabriel Lazarotto com sua professora Claudia Bortolotto da Escola Vicente de Carvalho
Miguel Lunardi  de 6 anos ,aluno mais jovem da 16ª CRE da Escola  Reinaldo Cherubini

Suyan Furlanetto e sua professora Elizabete Farina da Escola Fernando Luzatto

 
 

Alunos-autores da 16ªCRE autografaram as obras na Feira do Livro de Porto Alegre
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário