segunda-feira, 11 de novembro de 2013

PARFOR: Licenciatura em Geografia gratuita

Aconteceu na manhã de hoje (08)   na 16ª CRE reunião com representantes da  UCS-Campus Bento Gonçalves para estabelecer parceria com a nova forma de oferta de Licenciatura em Geografia pelo PARFOR .
O Curso que será totalmente gratuito é para professores que já estão atuando há pelo menos três anos nas Escolas Públicas da Região. Inicialmente serão ofertadas 30 vagas para quem já possui alguma licenciatura. As inscrições iniciaram no dia 05 e irão até o dia 13 de janeiro de 2014 com duração de 4 anos pela Plataforma Paulo Freire. Da reunião ficou acordado que a decisão dos dias e horários das aulas que são todas presenciais será definido após uma consulta aos profissioanais de educação. O coordenador Enio Eliseu Ceccagno destaca o Programa do Governo Federal como fundamental para a qualificação dos professores e a qualidade da educação pública brasileira. As aulas iniciam em agosto do próximo ano na modalidade segunda licenciatura.
Maiores informações pelo mail:bscaprar@ucs.br
Bernardete Caprara Coordenadora do Curso de Geografia da UCS, Fernando Ben Diretor do CCSE com o Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Ceccagno
 
 
 
SAIBA MAIS:
 
O Parfor, na modalidade presencial é um Programa emergencial instituído para atender o disposto no artigo 11, inciso III do Decreto nº 6.755, de 29 de janeiro de 2009 e implantado em regime de colaboração entre a Capes, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior – IES.

O Programa fomenta a oferta de turmas especiais em cursos de:

I. Licenciatura – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras em exercício na rede pública da educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula;
II. Segunda licenciatura – para professores licenciados que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais licenciados que atuam como tradutor intérprete de Libras na rede pública de Educação Básica; e
III. Formação pedagógica – para docentes ou tradutores intérpretes de Libras graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência na rede pública da educação básica.

Objetivo:

Induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.

Como funciona?

Anualmente a Capes divulga o Calendário de Atividades do Programa. Nele estão definidos os prazos e as atividades a serem realizadas pelas secretarias de educação estaduais, Municipais e do DF, os Fóruns e as IES e o período das pré-inscrições.
Para concorrer à vaga nos cursos ofertados, os professores devem: a) realizar seu cadastro e pré- inscrição na Plataforma Freire; b) estar cadastrado no Educacenso na função Docente ou Tradutor Intérprete de Libras na rede pública de educação básica; e c) ter sua pré-inscrição validada pela Secretaria de educação ou órgão equivalente a que estiver vinculado.

Os resultados do Programa

Até 2012, o Parfor implantou 1920 turmas. Há 54.000 professores da educação básica frequentando os cursos em turmas especiais do Parfor, localizada em 397 municípios do País.
Fonte: CAPES

Um comentário:

  1. Adorei a ideia, quero a minha vaga. Estou lecionando geografia também e não tenho formação gostaria muito de cursar Geografia.

    Att.

    Alexandre Misturini

    ResponderExcluir