terça-feira, 19 de novembro de 2013

Semana da Consciência Negra: Imaculada Conceição realiza Mostra e homenagens à pesonalidades Negras da Comunidade

Texto e fotos: Eliana Passarin
Coordenada pela professora de História e Sociologia Neusa Maria Ferrari está acontecendo durante todo dia de hoje (19)  e amanhã (20) na Escola Imaculada Conceição, em Bento Gonçalves,  a Mostra “Conhecendo a África para desmistificar o Preconceito” ,em homenagem a Semana da Consciência Negra. “ A consciência não tem cor, o que existe é a consciência humana, é por isso que estamos trabalhando a identidade de cada aluno através do conhecimento, da troca , da interação”.”
" Enquanto a escola não trabalhar o sentimento de pertença na comunidade o preconceito continuará presente”, destaca a professora Neusa.


Professoa Neusa entusiasmada om o trabalho dos alunos
A Mostra reúne inúmeras atividades, envolvendo várias áreas do conhecimento, matemática, geometria espacial, história, sociologia, língua portuguesa, artes e geografia. Os alunos iniciaram os trabalhos remontando a escravidão que teve origem junto ao Egito até os dias atuais.  Dentre os trabalhos estão releituras de obras que retrataram os negros, apresentações musicais, pesquisas sobre a influência da cultura dos negros na nossa alimentação, vestimentas e costumes, utilização do trabalho escravo no desenvolvimento econômico como a produção de café a cana-de açúcar, biografias de líderes como Nelson Mandela, e Martin Luter King, contação de histórias da literatura afro-brasileira, construção de maquetes e mapas entre outras atividades que envolveram mais de 300 alunos dos três turnos da escola.
Frases de Luter King e Mandela foram distribuídas pelos alunos


Escravidão desde o antigo Egito foi retratada em pesquisas, apresentações e  maquetes fazendo a transversalidade com as várias áreas do conhecimento
Contação de histórias da literatura brasileira
Os alunos avaliaram o projeto como um dos mais bem elaborados que já participaram na escola, aprender desta forma é mais divertido e entedemos melhor do que apenas abrir e decorar os livros. Para  a Supervisora Mirte Laura Pasqualli do Rosário este trabalho proporciona a todos nós, alunos e professores, a reflexão de  que “ninguém é melhor que o outro e uma forma de romper com  o preconceito”.
Utilização da mão-de-obra escrava e  produtos originados foi tema que gerou mais consciência

A culminância da Mostra se dará com a Homenagem de duas personalidades Negras da Comunidade o professor e Maestro Jeferson Trivelin e o Coreógrafo, Bailarino e Produtor Cultural Moacir Côrrea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário