sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Coordenador da 16ª CRE palestra sobre o Politécnico da V Semana das Licenciaturas no IFRS

 
Ontem o Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Cecacgno esteve palestrando na V Semana Acadêmica das Licenciaturas do IFRS-Campus Bento Gonçalves, sobre a Reestruturação do Ensino Médio no Estado do Rio Grande do Sul.
O professor organizador do evento Paulo Rebek abriu os trabalhos afirmando aos estudantes das licenciaturas, que o professor deve aplicar o conhecimento de forma reflexiva na sua ação educativa."Ser professor é assumir uma das profissões de maior resposabilidade social", diz Paulo.
Professor Paulo Rebek
 
O Coordenador da 16ª CRE  Enio Eliseu Cecagno fez uma análise partindo da normatização nacional através das sucessivas legislações  desde 1931  com o Decreto 18.890 que criou o Ensino Médio Profissional e Comercial,até os dias de hoje,destacando que a LDB, que neste mês completa 17 anos ainda tem pontos que não foram aplicados. Após apresentou um diagnóstico da realidade do estado do Rio Grande do Sul feita de 2005 a 2011 que mostra uma  grande evasão escolar e reprovação, causando dois tipos de impacto o psicológico nos alunos e o financeiro nos entes governamentais. " Aproximandamente temos uma perda anual de 33%,em torno de 530 milhões ano entre as duas situaçãoes afirmou Ceccagno,"isso poderia resultar em um bom índice de reajuste salarial aos profissionais da educação por exemplo. Estes e outros dados que o atual governo conseguiu formatar e diagnosticar reforçavam a necessidade de priorizar o trabalho pedagógico no Ensino Médio, não podíamos continuar achando que isto era normal.

Coordenador da 16ª CRE Enio Eliseu Cecagno

SEDUC implanta Ensino Politécnico

Sobre o Ensino Politécnico, Programa que está sendo implementado nas Escolas da Rede Estadual desde 2012 está sendo um importante desafio,"toda a mudança encontra obstáculos, resistências, é um processo ,disse Ceccagno referindo-se  de implantação do Politécnico.
O ensino politécnico tem por objetivo "despertar no educando, que diante dos obstáculos ele encontre saídas e alternativas "isso tudo sendo articulado entre as várias áreas do conhecimento. Destacou os princípios baseado na Politecnia, Interdiciplinariedade, Seminário Integrado e Avaliação Emancipatória,"ele não profissionaliza mas está enraizado no mundo do trabalho e das relações sociais,promovendo a formação científico-tecnológica e sócio-histórica pelo protagonismo do aluno".
"O professor deve ser um instigador e não um mero repasssador de conhecimento",primando pela qualidade e não pela quantidade",disse o Coordenador da 16ª CRE.
Amanhã(30) a Coordenadora Pedagógica da 16ª CRE Luciane Dutra Ribeiro estará  realizando o  mini-curso "Desvendando o lúdico: algumas de suas interfaces para os acadêmicos do IFRS.

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