quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Politécnico: Criatividade e interação com a comunidade marcam I Feira de Saúde do Imaculada Conceição

 
Em meio as manifestações de carinho pelo Dia do Diretor aconteceu ontem à noite na Escola Estadual Imaculada Conceição a I Feira de Saúde e Qualidade de Vida do Ensino Médio Politécnico coordenada pela professora de Biologia Aline Curtinaz da Rocha.

Diretora Rose com a professora de Biologia Aline responsável pela Feira
Saúde da mulher copartilhada entre mãe e filha
 

A idéia do projeto nasceu segundo a professora Aline da necessidade de resgatar o lado criativo dos alunos do noturno que frequentemente não se oportuniza em função de chegarem a escola sobrecarregados pelo dia de trabalho, “geralmente trabalhos como este são ofertados aos alunos do diurno por terem mais tempo para pesquisar e produzir”A experiência foi extremamente gratificante e superou as expectativas principalmente com o envolvimento com a comunidade que veio ver de perto as produções dos alunos e buscar informações para melhorar a qualidade de vida das famílias”.
 
Comunidade interagiu com os alunos
A feira que contou com quinze trabalhos científicos e mostra prática com jogos interativos para verificar a aprendizagem dos visitantes abordou temas da vivência cotidiana dos alunos e de suas famílias como: Tabagismo, distúrbios alimentares, problemas cardiovasculares, gravidez e métodos contraceptivos, diabetes e teste de glicose, DSTs, saúde da mulher, do  homem e do idoso, Cuidado com a visão entre outros.
O projeto que culminou com a Feira anteriormente contou com palestra de profissionais da saúde, pesquisas e visitação a entidades como IMAMA E Liga de Combate ao Câncer. Os visitantes da feira puderam votar nos melhores trabalhos que também foram  avaliados pelos demais professores do Politécnico.

 
Temas escolhidos foram os mais presentes na vida dos alunos

Para a mãe Gissele da Silva que esteve visitando a Feira “o trabalho especialmente de sua filha sobre o tabagismo foi uma reflexão sobre o que a própria família está vivendo com o acometimento de Câncer na garganta da própria vó que sempre foi fumante, ”muito show” disse Gissele, a escola está de parabéns”.
 

Família de Gissele da Silva
Iuri Costa de 17 anos, aluno do 3º ano do Politécnico , de forma muito entusiasmada apresentava com seus colegas a pesquisa sobre diabetes, ”é indescritível ,a gente se empenhou ao máximo e o resultado é isso, ultrapassa os limites da escola, muitos pais e mães tem diabetes em nossa comunidade e é um privilégio a gente poder repassar o que aprendemos e melhorar a qualidade de vida das pessoas”.


Métodos contraceptivos tema da pesquisa deste grupo
Criatividade marcou a Feira

 
Para o pai Paulo Pedro Alves a escola está de parabéns pelo excelente trabalho, “assim temos a certeza que nosso filhos estão buscando e aprendendo cada vez mais coisas para a vida”.  A Diretora da Instituição Rose Mari Moreira diz que atividades como esta são de extrema importância, a pesquisa compartilhada, “atingimos as famílias  com o empenho dos alunos e professores de várias disciplinas”. Para aluna Cristina Santana Camargo de 23 anos o trabalho “foi gratificante porque podemos transmitir e trocar conhecimentos com a comunidade.


Preocupação do grupo com o Diabetes na comunidade
Comissão avaliadora formada pelos professores do Politécnico
Preocupação com a alimentação foi tema da Feira
 

 
Durante a Feira os alunos e a comunidade puderam ter contato com a especialista em fitoterapia Mara Missagia que compartilhou chás da cultura popular e que hoje tem comprovação científica de sua eficácia.

Fitoterapia compartilhada pela especialsita Mara Missagia
 

2 comentários:

  1. Parabéns a E.E.E.M. Imaculada Conceição pelo excelente trabalho e pela iniciativa de inovar com a 1ª Feira de Saúde. Parabéns a equipe diretiva, professores, alunos e comunidade em geral. Trabalho muito bonito!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a toda comunidade que faz parte da E.E.E.M.Imaculada Conceição que nos gratifica e valoriza o conhecimento dos seus alunos compartilhando saberes e fazendo acontecer a "aprendizagem" de sua própria autoria.Politécnico é pesquisa,construção e protagonismo no conhecimento.Valeu!

    ResponderExcluir