segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Inscrições abertas para o mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação, UFSC

 
Segundo edital do processo seletivo serão ofertadas sete vagas para técnicos, profissionais e pesquisadores ligados às secretarias estaduais de educação. Sendo requisito obrigatório, da seleção, a indicação do Consed.
Estão abertas, até o dia 20 de novembro, as inscrições para o processo seletivo do mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os interessados podem acessar o site - http://www.mga.ufsc.br/ - do programa de pós-graduação para ter acesso ao edital e ao formulário de inscrição online.
Os técnicos, profissionais e pesquisadores ligados às secretarias estaduais de educação concorrerão por sete vagas disponibilizadas, por meio da cooperação técnica UFSC/INEP/Consed. Essas bolsas serão disponibilizadas para os profissionais que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação, especialmente aos membros dos núcleos de avaliação das Secretarias Estaduais de Educação.
Indicação para o processo seletivo - Ainda segundo o edital, o candidato deverá solicitar à indicação, via gabinete do Secretário de Educação da secretaria a qual está vinculado, ao Consed. A solicitação de indicação deverá ser encaminhada por e-mail oficial da secretaria para o correio eletrônico - consed@consed.org.br ? com o título: MESTRADO- UFSC/INEP/Consed ? indicação/nome do candidato.
Na correspondência eletrônica deverão constar as seguintes informações do Candidato (Nome completo; CPF; e-mail; telefone; celular; departamento/setor; cargo/função) com assinatura do secretário de educação.
Após a homologação das inscrições, os candidatos terão acesso ao Ambiente de Educação a Distância do PPGMGA, para o Curso de nivelamento que acontecerá de 25 de novembro a 19 de dezembro de 2013, pré-requisito para ingresso no mestrado.
Habilitados nesta fase, os técnicos terão direito a participar da segunda fase da seleção - Prova Presencial (que será aplicada no dia 15 de janeiro, em Brasília e Florianópolis). A seleção dos candidatos classificados na prova presencial será realizada em quatro etapas: 1ª ETAPA: Análise do currículo Lattes do candidato; 2ª ETAPA: Entrevista com o candidato (facultativa ao possível orientador); 3ª ETAPA: Avaliação de proposta de pesquisa e, por fim, a 4ª ETAPA: Seleção por Estado: dos candidatos com indicação para participação do processo seletivo homologada pelo CONSED, será escolhido, no máximo, um por Estado.
O mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação - O Programa objetiva ultrapassar a questão da utilização de métodos. Pretende, também, trabalhar na esfera da administração pública e, consequentemente, social com a participação de qualidade do processo ensino-aprendizagem, transparência, controle, transferência e gestão de recursos, capital social e descentralização.
O mestrado possui duas linhas de pesquisa, sendo a primeira Gestão em Avaliação com foco na esfera da administração pública e, consequentemente, social com técnicos, profissionais e pesquisadores que se dedicam à temática dos processos de gestão da avaliação. E a segunda linha abordando os Métodos Quantitativos em Avaliação Educacional, por meio dos métodos estatísticos, especialmente na avaliação educacional de grande escala.
Parceria UFSC/INEP/Consed
O termo de cooperação foi tratado, em reunião no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 7/10, com participação da presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa, acompanhada da Secretária Executiva do Consed, Nilce da Costa, e também com o diretor de Avaliação da Educação Básica (DAEB), Alexandre André dos Santos e o Dr. Renato Cislaghi, coordenador do mestrado em Métodos e Gestão em Avaliação, do programa de pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
A professora Nilene Badeca da Costa, presidente do Consed e Secretária de Educação de Mato Grosso do Sul, considera uma oportunidade ímpar a capacitação de profissionais da educação, visando ao aprimoramento e facilitação da geração de conhecimento para a melhoria dos índices de desempenho na Educação. A presidente afirmou que essa parceria Inep/UFSC/Consed/Undime irá preencher uma necessidade crescente nas avaliações que é a qualificação de profissionais especializados em métodos quantitativos e de gerência em avaliação.
Segundo o professor Dr. Renato Cislaghi, o acordo beneficiará a gestão das avaliações nos órgãos de origem dos mestrandos que terão um enfoque nas pesquisas e desenvolvimento de metodologias em avaliação, com base em métodos quantitativos, visando ao aperfeiçoamento desses processos no que tange ao gerenciamento, tomada de decisão, planejamento e execução de pesquisa, aplicação de instrumentos e coleta e análise de dados.

Link do site do mestrado: http://www.mga.ufsc.br/
Link do formulário de inscrição: http://www.led.ufsc.br/mga/

Nenhum comentário:

Postar um comentário