quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ex-aluno do Imaculada Conceição é a Personalidade Negra homenageada pela instituição

Texto e fotos: Eliana Passarin
Dando sequência as atividades  da Mostra "Conhecendo a África para desmistificar o preconceito", Coordenada pela professora de História e Sociologia Neusa Maria Ferrari aconteceu na noite de ontem(19)  na Escola Imaculada Conceição, em Bento Gonçalves,  solenidade de homenagem as pesonalidades negras do Bairro. 
Os alunos e professores conheceram a história do bailarino, coreógrafo e produtor que foi aluno da instituição, Moacir Côrrea , que hoje já percorreu mais de 20 países levando sua arte. Moacir falou da superação dos preconceitos e das dificuldades financeiras, pela condição social familiar que passou, para chegar até onde chegou, mas destacou que tu valeu a pena, porque hoje se considera uma pessoa ainda mais feliz.
Os alunos confeccionaram uma mandala pesonalizada para o homenageado da noite que até deu uma palinha de sua arte ao som do pagode dos alunos do Imaculada Conceição.

O Bailarino e Coreógrafo Moacir Côrrea deu um palinha de sua arte ao som do Pagode dos alunos
 
Direção , professores e alunos confeccionaram uma mandala personalizada


A Mostra reúne inúmeras atividades, envolvendo várias áreas do conhecimento e os professores de matemática, geometria espacial, história, sociologia, língua portuguesa, artes e geografia. Os alunos iniciaram os trabalhos remontando a escravidão que teve origem junto ao Egito até os dias atuais. Dentre os trabalhos estão releituras de obras que retrataram os negros, apresentações musicais, pesquisas sobre a influência da cultura dos negros na nossa alimentação, vestimentas e costumes, utilização do trabalho escravo no desenvolvimento econômico como a produção de café a cana-de açúcar, biografias de líderes como Nelson Mandela, e Martin Luter King, contação de histórias da literatura afro-brasileira, construção de maquetes e mapas entre outras atividades que envolveram mais de 300 alunos dos três turnos da escola.

Um comentário:

  1. Olha, me cansa essa história de consciência humana ou aquela frase da foto do Morgan Freeman. É muito fácil os não escravizados falarem em consciência humana, é muito fácil falar em consciência humana quando o advogado da frente quilombola é preso no dia da consciência negra, quando jovens negros perdem vestibular por causa da abordagem policial, porque eles estavam correndo. Enquanto ainda houver crianças negras terem que esconder ou alisar seus cabelos afros por vergonha, enquanto houver racismo, precisamos sim de vários dias da consciência negra... E, viva Zumbi!!!

    ResponderExcluir