quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Instituições de Ensino Superior aderem ao Pacto Nacional do Ensino Médio

 

Em reunião realizada no gabinete do secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, na tarde desta quarta-feira (27), Instituições de Ensino Superior (IES) do Rio Grande do Sul formalizaram a adesão ao Pacto Nacional Pela Formação Continuada no Ensino Médio. Desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), tem como objetivo nacional promover a valorização do professor da rede pública estadual por meio da oferta de formação continuada.
No Rio Grande do Sul, que já iniciou um processo de reestruturação curricular do Ensino Médio, o programa visa qualificar o Ensino Médio Politécnico. Para Azevedo, o momento é de grande satisfação já que desde o início da sua gestão busca o trabalho conjunto com as Universidades para qualificar a Educação Básica. “Sempre buscamos trabalhar com pesquisa e não com quem vende serviços”, disse. O secretário também informou que a cerimônia de lançamento nacional do Pacto acontecerá no próximo dia 9, em Porto Alegre. “O MEC vai lançar o Pacto aqui no Estado também em função do reconhecimento pelo trabalho adiantado que estamos realizando”.
A coordenadora de Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional da Secretaria da Educação, Maria Guadalupe de Lima, explicou aos presentes o processo formativo do Pacto, e ressaltou que o Rio Grande do Sul trabalhará em outra perspectiva, tendo inclusive um caderno de formação a mais que os demais Estados. A expectativa do MEC é de adesão dos 26 estados com a participação de 495.697 professores e 40 universidades. No Estado, devem participar mais de 25 mil professores, todas as universidades públicas devem aderir. Os professores participantes receberão uma bolsa de estudos de R$ 200,00. A carga horária para formadores e orientadores é de 96 horas/ano, e outras 200h/ano a serem realizadas dentro das escolas.
Presentes no encontro o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carlos Alexandre Neto, a reitora da Universidade Federal de Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Dias, a reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Ulrika Arns, a chefe de gabinete da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Maria Alcione Munhoz, e o coordenador de Relações Institucionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Hemerson Luiz Pase e a chefe de gabinete da FURG, Maria Rosana Almeida. Todos manifestaram a importância do momento, que representa a convergência de temas e propostas pela qualificação da Educação Básica.
Também presentes no encontro a secretária-adjunta, Maria Eulalia Nascimento, a diretora do Departamento Pedagógico da Seduc, Vera Amaro e equipa de assessoramento técnico do setor.
Fonte: SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário