quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Em três anos, RS torna-se referência para mudanças do ensino no país

 

Pacto Nacional do Ensino Médio, uma reestruturação curricular nacional, tem como referência conceitos e diretrizes da proposta em curso do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul
 
Ao completar o terceiro ano da gestão 2011- 2014, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem avançado em seu trabalho comprometido com uma educação de qualidade para todos. O Pacto Nacional do Ensino Médio, uma reestruturação curricular nacional que tem como referência conceitos e diretrizes da proposta em curso do Ensino Médio Politécnico no Rio Grande do Sul, será lançado pelo Ministério da Educação (MEC). "Isso demostra que estamos no caminho certo. É um orgulho poder dizer que o Rio Grande do Sul está sendo precursor nessa jornada", disse o titular da Pasta, Jose Clovis de Azevedo.
Os primeiros resultados da reforma já apareceram no Censo 2013 com a melhoria da taxa de aprovação e diminuição da reprovação em 7,4 pontos percentuais no primeiro ano. Além disso, até setembro de 2013 já ocorreram mais de 327 mil participações em atividades de formação em serviço, incluindo a realização de um seminário internacional em julho.
Junto a este conjunto de ações que fazem parte do eixo de gestão "Reestruturação Curricular e Formação Continuada", alguns programas e ações foram potencializados: o Mais Educação que já faz parte do dia a dia de 1.194 escolas e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico que já ofertou 11.075 vagas em cursos técnicos para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio em parceria com o Sistema S.

Eixos
O Governo do Estado elencou quatro eixos de gestão e os avanços em cada um são significativos, sendo alguns históricos como o valor de 76,68% de reajuste para o magistério em quatro anos, representando um aumento real de aproximadamente 50%. Outro fato para entrar para a história é a promoção de 31.143 professores até novembro de 2014. A primeira publicação, de 9.606 professores aconteceu em setembro de 2011, e em 2013, outros 8.341.
As próximas promoções estão previstas para os meses de abril/14 - 9.752, e novembro/14, num total de 3.444 professores. Ainda no eixo "Valorização Profissional" destaca-se a realização de dois concursos públicos com a nomeação de 4,9 mil professores.

Democratização
Outro eixo de atuação é "Democratização do Sistema e Qualificação da Gestão" onde uma das principais ações foi a alteração no processo de eleição de diretores, através de escolha por chapa e necessidade de apresentação de um programa, destacando a gestão democrática da escola pública. Outro fator determinante é a implantação do Sistema Estadual de Avaliação Participativa (Seap) que possibilita às escolas, às Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e ao órgão central da Seduc realizar uma reflexão sobre as ações e condições sob as quais está sendo desenvolvido o processo de ensino-aprendizagem na rede estadual de ensino, este sistema terá analise quali/quantitativa de avaliadores externos.

Reestruturação
No eixo "Reestruturação física nas escolas e modernização tecnológica", foram aplicados mais de R$ 292 milhões na recuperação e ampliação de espaços escolares, somando 1.815 intervenções. Outro projeto ousado em andamento é o Plano de Necessidades de Obras (PNO) que vai redesenhar o conceito de espaço físico escolar, num projeto de Estado, que vai muito além de um governo. Inicialmente serão remodeladas 524 escolas contendo os 17 itens do protocolo do PNO, que inclui climatização e paisagismo, entre outros. Atualmente o PNO está em fase de elaboração dos projetos.
Já o programa Província de São de Pedro disponibiliza um computador por aluno e professor de escolas estaduais da região da fronteira com o Uruguai, para escolas localizadas nos Territórios da Paz e para instituições que já desenvolviam projetos semelhantes. A estimativa é de que, até 2014, o projeto vá até 35 municípios, beneficiando 105 escolas com a distribuição de 85 mil computadores com investimento total de R$ 68 milhões.
 
Fonte:SECOM


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